domingo, junho 06, 2010

VOCÊ CONHECE O TSURU?

Olá pessoal.

Tem alguém aí? Todo mundo dormindo, queria o quê. Estou escrevendo, agora, porque prometi essa postagem ao meu querido amigo Hamilton do Blog "Profundo Pensar". Prometi, há algum tempo e, morro de vergonha, esqueci!! Também é tanta coisa...

Vocês sabem, gosto muito, muito mesmo de origami, já disse isso. Esse que vou mostrar tem tudo a ver com uma postagem que o Hamilton fez e que eu, no decorrer da leitura, lembrei direto. Explico. Ele contou uma história muito comovente e eu lembrei de outra que igualmente me comoveu. Ambas ligadas ao tsuru.

Leiam meu post e visitem em seguida o "Profundo Pensar" para conferir aquela  postagem do Hamilton. Mas leiam também as outras, tem cada coisa mais linda, que só vendo e, garanto, aquele é um blog bem mais animado que o meu. Estou sempre por lá. Certeza, vale a visita!!!

VOCÊ CONHECE O TSURU?

saúde


Tsuru (grou) é o origami mais perfeito que existe. Suas dobraduras iniciais são básicas e permitem que qualquer outra forma seja feita. É uma das criações mais importantes do origami. As crianças japonesas aprendem a dobrá-lo desde pequenas.

Tsuru - a garça - é a mais antiga ave na Terra. Tem longas pernas, longo bico, longas asas, longo pescoço e longa vida. Por isso, transformou-se no símbolo da imortalidade, longevidade e renascimento cíclico, portanto: felicidade. É costume dobrar tsurus e enviar a pessoas doentes. A pessoa doente e seus familiares saberão que você realmente rezou. Segundo uma lenda japonesa, se você dobrar mil tsurus, com fé e concentração, seu pedido se realizará... no milésimo origami! Yes! Tem que dobrar mil tsurus!

Então, se as pessoas se combinarem e cada uma dobrar alguns e mandar para o doente, é possivel chegar-se ao número necessário. União, esforço e fé. A propósito, acho tão interessante esse pensamento oriental que condiciona o pedido primeiro ao trabalho. Bem diferente de nós por aqui.

Hoje em dia o tsuru de papel transformou-se em símbolo de paz e reconciliação e tanto no Japão como no ocidente, milhares de crianças e adultos fazem uma "dobragem coletiva" de mil tsurus para enviar ao Parque da Paz em Hiroshima como prova de solidariedade e defesa da Paz no Mundo. No monumento está inscrito o desejo das crianças:

saúde, prosperidade

Este é o nosso Grito
Esta é a nossa Prece
Paz no Mundo.

Pois é gente. E agora a história que o post do Hamilton me fez lembrar. Vou fazer um resumo bem apertado.

S a d a k o     S a s a k i

Quando lançaram a bomba atômica em Hiroshima, Sadako Sasaki estava para completar dois anos. Aparentemente ilesa, escapou com a mãe e o irmão mais velho. Até os doze anos, aparentava ser uma menina saudável. Certa manhã, sentiu-se mal. E, no hospital veio o diagnóstico: leucemia, câncer no sangue, a "doença da bomba atômica".

Outras crianças de Hiroshima começaram a ter os mesmos sintomas e quase todas morriam.

Sadako não queria morrer. Sua melhor amiga contou-lhe a lenda dos mil tsurus. Sadako resolveu encarar. Ia lentamente dobrando e dizendo: "Eu escreverei paz em suas asas e você voará o mundo inteiro”. Enfraquecida, ela não teve forças para dobrar os mil pássaros, e em 25 de outubro de 1955, rodeada por sua família, dobrou seu último tsuru. Seus colegas de classe dobraram os que faltavam para que fossem enterrados com ela.

Sua determinação e paciência é um referencial mundialmente reconhecido. E, em sua memória e de todas as crianças feridas ou mortas pelo efeito da bomba, foi construido em Hiroshima o monumento da Paz. Nesse monunemto há vários conjuntos de mil tsurus vindos de todas as partes do Japão. São feitos por alunos de escolas, associações, enfim por grupos de pessoas que se uniram para pedir uma coisa: paz.


É verdade, para dobrar mil tsurus é preciso união, esforço e fé de muitas pessoas, formando-se assim uma corrente de pensamento positivo.  Nessa foto aí, a menina Sadako estava com 12 anos de idade.

Pronto, foi esse acontecimento que lembrei quando li a postagem do Hamilton.
Agora, vamos dobrar tsurus?


Espero que gostem.
Beijos e bom domingo.

15 comentários:

  1. Ahhh Marli, que exagero sobre "Profundo Pensar" rsrs...
    Adorei a história, confesso que quando escrevia história de Aya, não lembrava da história de Sadako Sasaki.
    Que igualmente é uma história de luta, fé e determinação.
    Muitas vezes, desistimos de frente ao desafio, que em sua maioria são bem menores se comparado ao que muitos já passaram.
    São histórias que sem sombra de dúvida nos servem de exemplos de vida, de fé e sem egoísmo...
    Adorei como sempre a postagem, que agradeço profundamente.
    O Tsuru que faz é diferente do Tsusu que aprendi a fazer, esse me parece aquele que permite a movimentação das asas estou certo?
    Adorei, aliás amei a postagem, muitíssimo obrigado Marli.

    Beijos em seu lindo coração!

    ResponderExcluir
  2. A história de Sadaki e a simbologia dos 1000 origami cranes é muito bonita... já postei sobre ela no Banzai, um modesto cantinho duma apaixonada pelo Japão que gostava muito de ouvir a sua voz um dia destes por lá...
    Ternuras
    PS Gostou do verso que lhe deixei?

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha saber um pouco mais sobre tsuru. Muito interessante e bonito. O blog do Hamilton, de fato, é tudo de bom!! Não sabia da história da menina Sadako. Mas, com certeza, é tão linda e comovente quanto a da Aya. Lindos ensinamentos. Um bom domingo, Marli. Beijos ;)

    ResponderExcluir
  4. Uma história linda e comovente. Muito triste uma criança morrer devida a arrogância e a violência humana e tantas morreram e ainda morrem.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Muitas "coisas" lindas ganhei hoje, Marli, nesta tão agradável visita - pena que tenho sido pouco assíduo! São muitos os amigos - agora vou ter mais um para visitar, sim, o "Profundo Pensar", claro, que está a ser uma óptima descoberta que a si devo - e só isso justifica que não venha cá mais vezes.
    Neste espaço, respira-se ternura e aprende-se, sempre, alguma coisa.
    Obrigado. Um beijinho e boa semana para si!

    ResponderExcluir
  6. Agora posso traduzir em palavras porque gosto de estar sempre por aqui: Ternura e sabedoria. Isto que o comentarista acima disse é o que eu tb sinto. Você é sabia e terna. aqui se aprende sempre com ternura.
    Bela história de persistência. pena não ter conseguido sobreviver. Mas deixou uma lida lição.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Marli que história linda. Como a união pode ser benéfica. Cada um se doa um pouco em prol dos demais.
    Muito bom.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  8. Linda história Marli.

    A união e a fé fazem milagres. Pena que no caso da menina, que foi vítima da falta de amor de muitos, não tenha dado tempo.

    Acredito muito na persistência, na união em favor da paz no mundo e principalmente na força das crianças.

    Parabéns pelo post.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  9. Que história fantástica, Marli! Eu conheço várias sobre os efeitos de Hiroshima., mas esta é nova e muito bela. E também adorei a explicação sobre o tsuru. Abração. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  10. UNIÃO, ESFORÇO E FÉ, não são esses exatamente, os sentimentos que mais unem os seres humanos, uns dos outros? que linda mensagem. Vamos de dobradura que é aprendendo que se vive. boa semana.

    ResponderExcluir
  11. Que coisa mais linda!!!!!!! União. Fé. Assim deveria caminhar a humanidade...

    ResponderExcluir
  12. Que post mais lindo, Marli!! Ganhei a semana com essa linda mensagem de paz e união. Vou dar mais valor sempre que ver um tsuru, e lembrar desse lindo momento de reflexão.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  13. Já tentei fazer essa linda dobradurinha mas nunca ficou perfeito! Acho lindo demais.


    bjs
    cintia

    ResponderExcluir
  14. Lindo demais... comovente! Aliás, as lendas, os costumes orientais costumam ser encantadores... sabedoria pura!

    Estive em São Paulo recentemente e pela primeira vez fui ao bairro da Liberdade... me encantei com tantos artigos delicados e com tantos significados maravilhosos!

    Parabéns pelo post.
    Jr.

    ResponderExcluir
  15. Esta história encantou-me, sei muito pouco de Origami mas fiquei com muita vontade de saber mais.
    Obrigada

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli