quinta-feira, agosto 14, 2025

SIM, EU ME IMPORTO




- Marli Soares Borges -

Seu direito começa onde termina o meu. Ouço essa cantilena desde que me conheço por gente e hoje em dia, vendo tantos disparates acontecerem em nome do Direito e da Justiça, fico pensando nessa burrice incremental que atinge as pessoas. Para viver em paz precisamos reconhecer e respeitar os limites de cada um. Puxa vida, qual é o problema? Por quê, sempre que o direito se encontra com o dever acontece um conflito? 

Ah, não acredita? Que me diz dessa gente que fuma em local público num ostensivo abuso ao direito alheio de respirar um ar livre de fumaça de cigarro? e esse povo que fala no celular, aos berros, sem se importar com os que estão ao redor? e os que não esperam sua vez de falar e se metem nas conversas dos outros na maior cara dura? e o lixo descartado indevidamente? E por aí vai.

Nos tempos bíblicos Jesus Cristo, pressentindo o caos social, tratou de dar a letra: "não faças ao outro o que não queres que se faça a ti". Sábio, o Mestre sempre foi um notável defensor da empatia. Mas ninguém ligou e o caldo entornou. 

Empatia é colocar-se no lugar do outro para saber como agir em determinada situação. Sentir o que a outra pessoa sentiria, caso você estivesse na situação vivenciada por ela e tentar compreender experiências e visões de mundo diferentes das suas. A empatia ajuda nos relacionamentos pessoais, sociais e amorosos: família, amigos e colegas de trabalho, entre outros.

Empatia é um sentimento próprio do ser humano, mas algumas pessoas possuem grande dificuldade de desenvolvê-la, ou porque têm muitos preconceitos ou simplesmente porque não estão dispostas a ouvir as aflições do outro. 

Só a empatia nos fará entender que não basta EU ter vontade de falar, é preciso que o OUTRO esteja com vontade de ouvir, pois se é certo que EU tenho o direito de falar, também é certo que o OUTRO tem o direito de não querer me ouvir. 

Precisamos nos importar com o outro. Ouvir o que o outro tem a dizer, sem pré-julgamentos... apenas ouvir. 

Sim, eu me importo.

💜💜💜

2 comentários:

  1. Certíssima, Marli.
    Eu também me importo.
    Empatia existe no dicionário, e não no colete das pessoas. E não esperança de que mude alguma coisa.
    Um grande abraço,
    José Carlos

    ResponderExcluir
  2. Fiquei feliz por encontrar um blog interessante e atualizado! :)

    ResponderExcluir

Bom ver você por aqui! Pretendo responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Um abraço, Marli.