sábado, abril 01, 2023

O PACOTE COMPLETO

 

DO PACOTE COMPLETO
O pacote completo

            - Marli Soares Borges


De uns tempos para cá, eu tenho andado muito saudosa. Me bate uma saudade daqueles tempos, daquela certeza perfeita e nítida que conduzia meus passos de menina. Saudade dos adultos que me amparavam, minha gente, meus referenciais de vida. 

Saudade dos castelos de areia que eu construía no quintal quando a chuva passava. Ah! os meus castelos de areia... fecho os olhos e aqui estão eles, tão reais que quase consigo tocá-los. Saudade dos meus sonhos coloridos, das minhas crenças infantis. Eu acreditava com todas as forças que, na minha família, ninguém nunca iria envelhecer... e muito menos morrer(!). Seríamos eternos e intactos, -- como nas fotografias. Eu cresceria e todos os meus afetos permaneceriam para sempre comigo, exatamente assim como eu os estava vendo, joviais, saudáveis e fortes, heróis e heroínas da minha vida, meus alicerces, meu porto (sempre) seguro.

Mas deu tudo errado. Saiu tudo ao contrário. 

Não deu certo o sonho do "para sempre" : meus avós maternos (que me criaram desde que nasci), ficaram bem velhinhos e foram os primeiros a fazerem, cada um, a travessia solitária do rio. Tempos depois foi a vez dos meus pais completarem seu limite existencial. Meus poucos tios mais chegados, também já partiram. Não sobrou ninguém daqueles tempos ditosos. E eu, que sempre fui amante da vida, estou aqui agora, perplexa diante da velhice. Impossível conter a passagem do tempo sobre o corpo, os riscos e as perdas, da saúde, principalmente, e me parece que a doença adora se mancomunar com a velhice para, juntas, enfiarem a gente numa enrascada: enquanto a velhice "anda" e mete a colher nas minhas coisas, a doença se encarrega de fazer o meu tempo encurtar.  

E sinto saudade de tudo o que já vivi e, acredite(!), até do que ainda estou vivendo: de tudo o que gosto e do que não gosto, de tudo o que me cerca, do pacote completo, de todos os meus amores: marido, filhos, netos e o meu gatinho gordinho, meu "Donguinho", querido e mimoso do meu coração! Sei que o adoecimento do meu corpo já foi inscrito no horizonte da temporalidade e está, aos poucos, me remetendo às fronteiras da vida. Mas, se por um lado, os prognósticos podem me causar inquietude, por outro, podem ressignificar minha existência. Hora de repensar a vida, ver prioridades, rever atitudes, dar importância ao que realmente tem, olhar e ver o que realmente importa. Acredito que o redimensionamento de perspectivas além de ajudar-me nas vicissitudes é capaz de expandir as manifestações do espírito criativo que habita em mim.

E eis que me bate outro tipo de saudade: saudade do futuro. Do futuro? Como assim? Tá bom, saudade não seria bem o termo, sei lá, mas às vezes penso nos dias futuros com uma certa mágoa... talvez uma pontinha de inveja de uma história que ainda não foi e nem sei como será. Inveja dos dias que não poderei ver nem sequer em sonhos; situações que jamais conhecerei, aventuras que jamais experimentarei, bebês que jamais abraçarei. 

Nossa! que desatino. Tomara que passe logo essa nuvem de opacidade, sei que vai passar. Pronto! Passou. Passou. Voltei. Eu sempre volto quando a nuvem passa 🙌 – até que venha a próxima. Não me olhe assim, eu sou normal, rs, de vez em quando, eu também surto. 😳

55 comentários:

  1. Boa tarde de sábado, querida amiga Marli!
    Bom sabermos que somos humanas e normais... em todos os sentidos. Darmo-nos o direito de surtarmos vez por outra ainda que seja num minutinho de uma crônica, rs...
    Pensar que somos super homens ou super mulheres é orgulho e prepotência imensa.
    Ainda abem que nosso raciocínio é bem posto de pé no chão.

    "Se por um lado, os prognósticos podem me causar inquietude, por outro, podem ressignificar minha existência."

    Não devemos mesmo esperar muito dos demais e sim, ressignificar nossa existência contando com Deus, em primeiro lugar, e com nossa resiliência que a maturidade nos doa.
    Gostei muito do que escreveu e estamos no mesmo patamar, tenho ainda meu padrinho com quase 90, mas eu penso já que sou a da próxima geração...
    Que eu deixe saudade nos filhos e netos e nos amigos de quem também sentirei saudade!
    Tenha um abençoado final de semana!
    Gostei de lhe rever por aqui.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Rosélia. Gosto muito de tuas reflexões.

      Excluir
  2. Marli,adorei teu desabafo reflexivo. A vida é bem assim...Temos saudades das pessoas queridas que nos fizeram nascer e crescer, dos filhos pequenos, de tudo que fez parte da nossa vida. E ainda temos "saudades" só de pensar que daqui a pouco, não poderemos mais tantas coisas fazer e viver. Por isso, enquanto der, temos que bem viver( do melhor modo que der!) mas VIVER, tentar não vegetar... Mas há dias que as saudades do que já perdemos são enormes. beijos, feliz abril! chica

    ResponderExcluir
  3. Olá Marli
    Eu também tenho saudades do tempo em que a família estava toda reunida.
    Agora, infelizmente, dois dos filhos estão longe.
    Fiquei imensamente contente com a sua gentil visitinha.
    Volte Sempre.
    Lindo fim de semana.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Verena. Com certeza voltarei com as visitas.
      Bjsssss

      Excluir
  4. Olá, Marli, foi um prazer voltar a lê-la...
    (Espero bem que não seja uma brincadeirinha do 1º de Abril!)
    E porque me revejo no que escreveu, fiquei presa à leitura...
    Também pelo humor...
    Quer o meu conselho? Nãooo?!!... Mas eu dou. Relacione-se com os amigos... Escreva e crie... Pode crer que sentir-se-á melhor.
    Passe pelo meu Convívio dos Poetas...
    Arrume as saudades numa gaveta, passeie muito e tenha um Abril muito feliz. Abraços gostosos.
    ~~~~



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Majo. As saudades estão sempre engavetadas, mas às vezes eu abro a gaveta e aí... só Deus sabe!
      Bjsssss

      Excluir
  5. The accumulation of age that allows us to be wise in the face of imperfections is the same thing that wears down our health and ends our lives.
    I liked your text so lucid.
    I'm already among your friends.
    A hug.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Que bom que gostou do meu texto. Volte sempre.
      Bjsssss

      Excluir
  6. Oi, Marli, que crônica linda, amiga!!! Você já pensou quantas pessoas vai ajudar com uma crônica tão sincera, tão verdadeira, tão real e tão bem escrita?
    Infelizmente a vida é assim, vamos ficando sozinhos na medida em que o tempo anda e arrasta tudo! Esse assunto acredito que todos pensam, mas ninguém quer abrir muito seu coração, a razão disso não sei certo. Mas amiga, pegue a Marli, leve-a para passear, diga a ela para escrever e preencher seu tempo com coisas que gosta.
    Aplaudo você por tão maravilhoso texto!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Taís. É isso que faço, preencho meu tempo com meu trabalho e com meus lazeres preferidos. Tomara que eu consiga ajudar alguém com minha escrita.
      Bjsssss

      Excluir
  7. Oi Marli
    Muito bom reencontrá-la_ você costuma dizer tudo que agente também sente e as vezes escreve e guarda porque não é capaz de achar que ficou bom (risos) e encontra tudo tão lindo aqui que não precisa mesmo escrever nada _só vai colhendo as belezas que encontra na escrita dos amigos. Adorei te-la , de nvovo.
    Um abraço forte e boa semana e vamos surtar porque faz bem e desestressa. Boa noite,Marli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lis. Que bom que você gostou da leitura. Sou assim, de vez em quando, dou uma surtada!
      Bssssss

      Excluir
  8. Adorei a sua reflexão...vamos sempre sentir saudade dos q se foram, até qfo chegar a nossa vez....

    ResponderExcluir
  9. Sim, você é normal!!! Quando chegamos a "melhor idade", piada, o filme passa exatamente como descreve e há momentos das saudades, e, como diz muito bem, até do futuro. Muitas vezes, fico a pensar o quanto não presenciarei, das mirabulantes descobertas e de como o mundo poderá se transformar. Mas vamos vivendo e colhendo o melhor que a vida possa nos oferecer.
    Bom tê-la blogando, com textos sempre instigantes. Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Norma. E vamos vivendo e colhendo o melhor que a a gente consegue.
      Bjsssss

      Excluir
  10. É a vida a seguir a viagem que nos preparou. E vamos ficando sem as pessoas que amamos e sabemos que o tempo se estreita. Por isso há que viver cada dia como se fosse o único. Texto muito reflexivo, minha Amiga.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  11. Interessante reflexão sobre a vida e a sua evolução. A vida é mesmo assim. Vamos envelhecimento com o decorrer do tempo. O essencial, é termos qualidade de vida.
    Gostei desta crónica.
    Grato, pela visita e gentil comentário no meu cantinho.
    Deixo os meus votos de uma excelente semana!
    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mário. Fico feliz que você tenha gostado do texto. Tem uma hora que não dá para mascarar a vida.
      Bjsssss

      Excluir
  12. Olá, amiga Marli,
    li com muita atenção esta sua bela crônica, na qual
    falas sobre a tua vida numa infância rodeada de parentes,
    que hoje não mais estão contigo.
    Uma conta para ser relida.
    Meus parabéns!
    Uma ótima semana.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Pedro. Às vezes a gente abre a gaveta do passado e lá estão eles a nos abraçar.
      Bjssssss

      Excluir
  13. Amiga Marli,
    A solidão é uma espécie de covardia da vida, que nos aparta das pessoas que amamos e, também do descaso de algumas pessoas, que não percebem de modo involuntário ou não, o solitário.
    Estamos nos acostumando com os “moradores de rua”, por exemplo, sendo algo natural... Pessoas que se tornaram invisíveis diante da sociedade.
    Vou te indicar esta leitura do ®DOUG BLOG.

    https://blog-dougblog.blogspot.com/2020/10/dona-gertrudes.html

    Beijos e tenha uma semana suave!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Marli
    Este seu texto toca-nos profundamente porque é o retrato
    mental de muitas de nós. Saudades do que já foi e do que
    virá. Idade e doença mancomunadas para nos atrapalharem
    a vida. A ausência dos nossos entes queridos que faziam
    do nosso mundo um lugar seguro.
    Já tinha saudades de a ler. E adorei senti-la aqui de novo.
    Tenha uma boa semana.
    Feliz Páscoa.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  15. Adorei, adorei, adorei ler! Tem uma escrita mesmo agradável de se ler!

    É normal ter saudades. E custa quando se percebe que o tempo vai passando por nós de uma forma que não acharíamos que alguma vez fosse passar!

    E, bem... na ótica do leitor... espero que surte mais vezes! 😅
    Porque é mesmo fantástico ler o que a sua mente desenrola nesses momentos!

    Cumprimentos,
    Cantinho dos Poemas de Criança 👦.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Olavo.
      Que bom que você gostou. Volte mais vezes.
      Bjssssss

      Excluir
  16. Eita que essa postagem foi na veia! Maravilhosa! Embora eu acredite na vida após a morte, poeticamente gosto de pensar nas minhas cinzas num canteirinho humilde de flores de parque, com crianças sorridentes sorrindo e brincando, indiferentes. É o que restará de nós no final. Uma presença querida nos descendentes e a vida segue, e isso é maravilhoso! Adorei estar por aqui, também andei me reinventando no blog, adoraria te receber por lá. Beijos https://enfimsetenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Ola nobre amiga, boa tarde.
    Amei tudo que li. Os nossos próprios sentidos nos alertam sobre a transitoriedade do tempo, que o rio não volta, e que os bons momentos, ficam na estante, nas gavetas, nos baús, no coração !

    Parabéns,
    Abraços
    Dan
    http://gagopoetico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. E quem não surta, Marli? Somos humanos, lá no topo da cadeia alimentar, predadores poderosos e com capacidade de engenharia, mas somos falíveis, cheios de sentimentos, esperanças, amores e desamores, crenças, fianças e intolerâncias. Tão fácil explicar algo que que nem se enxerga, mas o tal humano... ah! esse não tem como mensurar. Enfim, somos assim, sempre sonhando. E quer saber? Isso é o que nos move.
    No meu último "surto", fiquei cinco anos afastado das letras, quase como em um "luto", em período sabático, mas bateu a saudade. Saudade de estar aqui e ali, de escrever, de ler e interagir. E esse luto, por pouco, não me toma o todo. E bateu uma nostalgia daquilo que eu ainda sequer havia vivido. É como você bem disse, saudades do futuro. Te entendo muito bem.
    Grande abraço e uma ótima semana pra ti, Marli.

    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Márcio.
      Também me afasto, às vezes. Fico fazendo outras coisas, navegando em outros mares. Mas sempre retorno pra esse cantinho de escrever. Que bom encontrar alguém que entenda o que a gente escreve. Obrigada, de novo.
      Bjsssss

      Excluir
  19. Que texto show. Bom quando a autora consegue captar essas questões que rondam a todos e poder dizer dizer sobre elas, abre caminhos. A finitude é talvez a nossa maior questão com a vida. E o que fazemos a respeito, ou a despeito dela. Paralisamos? Seguimos em frente? Ainda bem que o pacote do vivente jamais está completo, nos faz continuar desejando, buscando. Por falar em em buscar, fiquei animada em ver aqui tantos comentários, sera que essas pessoas tem blogs? Vou dar uma olhada no que dizem e entrar nesses- talvez blogs- em algum momento. Bom saber que ainda tem pessoas que escrevem nesse canal. E.. ate o proximo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar, Camile.
      Meus comentaristas são fantásticos. Quando para de blogar, sinto saudades deles, de suas interações sempre tão oportunas e adequadas. Agora estou voltando.
      bjsssss

      Excluir
  20. Querida Marli, é tão importante ter acesso a uma mente lúcida e sem subterfúgios como a sua! Gosto demais de sua escrita, seu ponto de vista afiado e cheio de autenticidade. Não deixe de escrever, espero ansiosa sua próxima postagem.
    A impermanência é das poucas certezas da vida, vamos dar qualidade ao tempo que temos ainda por viver!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que saudades de você Helena!
      Voltei a blogar. Volte por aqui.
      bjsssss

      Excluir
  21. Querida Marli,
    O seu belo texto reflete algo que tenho pensado muito ultimamente, inclusive a minha nova postagem fala exatamente sobre tempos que não voltam mais! Faz algum tempo que venho sentindo saudades do passado, das brincadeiras de criança, da casa cheia, dos meus pais ao nosso lado, de como a vida era muito mais simples e não havia aquela preocupação com o futuro. Hoje vivemos sem saber o dia de amanhã, sem saber como será o nosso futuro e isso me apavora bastante, o passado ficou lá atrás e não podemos mais viver aquilo, temos que viver o presente da melhor maneira possível. Eu coloquei na minha cabeça que desejo aproveitar cada minuto da minha vida intensamente e pretendo me divertir mais, viajar mais, dar mais risadas, levar a vida o mais leve possível. A vida é uma passagem rápida e temos que vivê-la com alegria.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Alécio.
      Vamos viver e viver. O resto é o resto.
      Bjsssss

      Excluir
  22. Passando a deixar um beijinho e votos de continuação de um óptimo Maio!
    Deixei aqui um comentário daqueles de meio metro há tempos... :-)) terá ido para Spam, certamente!
    Tudo de bom! Até breve!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      Voltei hoje a blogar. Vou aparecer por lá para o reencontro.
      bjssss

      Excluir
  23. Querida Marli,
    Estou visitando o blog dos amigos pra acompanhar as atualizações e deixar os meus comentários. Quando puder venha me visitar, adoro os seus comentários no blog.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  24. Bom dia, Marli
    Postagem reflexiva, a saudade é onde o nosso coração gostaria de está. A boa notícia é que essa vida passa, mas Deus preparou uma vida eterna para aqueles que recebem Jesus como Salvador e essa esperança nos ajuda a viver melhor, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Lucinalva.
      Nossa esperança está em Deus.
      Bjssss

      Excluir
  25. A vida é uma só e temos que aproveitá-la ao máximo,
    Lindo o seu texto com o qual me identifiquei.
    Continuação de uma excelente semana.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  26. Olá, querida amiga Marli!
    Hoje venho lhe trazer um convite e quem sabe possa aderir a nos enriquecer:
    https://www.idade-espiritual.com.br/2023/08/xiv-interacao-fraterna-meu-lado.html
    Fará a diferença...
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosélia!
      Dessa vez, cheguei atrasada. Fica para outra, ok?
      bjssss

      Excluir
  27. Passando a deixar um beijinho, estimando que tudo esteja bem, aí desse lado...
    Ana

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli