sábado, janeiro 08, 2022

CRONÓPIOS E FAMAS


Será que vou pegar a mania de classificar todas as pessoas que conheço?
Histórias de Cronópios e Famas

Marli Soares Borges


Eu tinha cinquenta e poucos anos quando li esse livro pela primeira vez, (alguns anos depois, li de novo) e comecei a tentar descobrir se sou mais Cronópio ou mais Fama. Ainda lembro de alguém, um dia, ter me falado pra eu relaxar um pouco, ser um pouco mais cronópio, rs. O fato é que passei um bom tempo da minha vida me questionando se as decisões e atitudes que eu tomava eram coisa dos cronópios destrambelhados ou dos famas organizados e chatos, sem imaginação.  

E por que estou falando nisso agora? Porque ando com vontade de ler novamente Júlio Cortázar e sempre que penso nele, eu penso nesse livro, e se alguém me perguntasse que livro eu gostaria de ter escrito, responderia sem pestanejar: "Histórias de cronópios e de famas". Que livro sensacional, leitura leve e divertida, recheada de reflexão e (muito) humor nonsense.  

Faz um tempão que li e não lembro mais dos detalhes, (e também não quero pesquisar na internet; quero mais é exercitar minha memória antiguinha, rs). Lembro que eram histórias curtas e que uma delas dava título ao livro. 

A impressão que ficou em mim é que esse livro é muito doido. Na época, ele simplesmente virou meu mundo de cabeça para baixo. Imagina alguém te ensinar coisas banais como subir e descer escadas e até mesmo como chorar. Pois é, isso você encontra no livro. É nítido o desafio às nossas noções de normalidade. Sem falar no amontoado de situações engraçadas onde o absurdo nos ajuda a perceber que a normalidade não passa de uma construção social. Quer ver? pense na conduta que usualmente temos nos velórios. Não precisa falar, todos sabemos como é. Agora imagine uma família cuja principal ocupação consiste em invadir velórios de desconhecidos e conquistar todos os papéis de destaque reservados para os familiares e íntimos do falecido. Tudo muuuito normal, rs. 

E por aí vai.

E tem mais, muito mais; tem uma coleção de absurdos narrados com tanta naturalidade, que parecem coisas absolutamente reais e normais. Cortázar faz uma crítica escancarada e dura ao mundo em que vivemos, à burocracia, ao absurdo de nossas vidas diárias... tem até uma historieta (não sei o nome) onde ele narra um apocalipse causado por escritores que não param de escrever(!) e soterram o mundo com papel! Pode? Lol. (anos, noventa, gastava-se muuuuito papel...).  

E finalmente o conto que dá título e fecha o livro com honra e circunstância: "Histórias de cronópios e famas".  

Cronópios e Famas, junto com as Esperanças formam os três tipos de seres sociais. Em última análise, somos todos nós. Cronópios são os loucos, os sonhadores, sinceros, alegres, desatentos e inocentes que se divertem na simplicidade. Os Famas são burocráticos, racionais, calmos, organizados e metódicos, centralizadores da ordem. E as Esperanças apenas esperam, esperam e esperam o mundo girar trazendo respostas, que nem sempre virão. No geral, são apáticas e inertes, apenas deixam-se levar pelas ocasiões e pelas pessoas. 

Na época, achei - e continuo achando -, que "Histórias de cronópios e de famas" era um livro surrealista, mas que não poderia ser classificado como realismo mágico, pois o realismo mágico estava - e está -  muito bem representado por Garcia Márquez, em que pese a escrita de Cortázar mostrar-se bem mais agressiva na transgressão da realidade. Mas isso não vem ao caso, é apenas minha opinião pessoal e eu não sou especialista no assunto. 

Resumo da ópera: (o que penso agora, sobre o que li outrora, rs) as pequenas narrativas que compõem o livro, são ao mesmo tempo engraçadas e tocantes. Lembro que minha percepção da realidade ia se alterando à medida que eu avançava na leitura, ou seja, eu pensava uma coisa e era outra. Tudo muito bizarro, rs. Enfim, como eu já disse, adorei o livro, tanto que estou afim de ler novamente; mas, pensando bem... e não é que comecei a encasquetar com uma bobagem? será que vou gostar do livro agora? Será que vale a pena ler de novo? tanto tempo passou, tanta coisa mudou, eu própria mudei tanto. Será que nesse amanhecer de 2022, aos 72 anos, vou ler o livro e pegar de novo a mania de classificar todas as pessoas que conheço? Sei lá, é ler de novo para ver.


* * * * * * * * * *

26 comentários:

  1. Muito bem. Um texto bastante curioso e interessante! :))
    -
    O Pôr do sol na mais pura sedução
    -
    Beijos. Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Acredito que seja um livro muito interessante de ler.
    .
    Cumprimentos. Bom fim de semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Tente reler, talvez você tenha uma nova visão, a gente sempre muda, vamos amadurecendo e o que era já não é mais, e o que nunca foi, agora já é! Vi que gostou muito do livro, fiquei curiosa, talvez quando voltar a frequentar os shoppings, não procure o "Histórias de cronópios e de famas?? O autor é excelente.
    Beijinhos, um Ano muito feliz!!!
    Saúde!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Marli,
    Gostei da sua explanação do livro de uma leitura difícil, mas muito interessante.
    Volte sempre
    Abraços
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  5. Gracia spor la reseña. Adoro a Cortaza. Te mando un beso Enamorada de las letras

    ResponderExcluir
  6. Não conheço o autor... e o livro deve ser muito interessante... e se o reler, a percepção das histórias pode ser diferente... Acho que sou uma mistura de Cronópio e Esperança...e é muito bom!
    Bom Ano 2022...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderExcluir
  7. Olá Marli!
    Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.
    Não conheço este autor. Mas, pela descrição que fazes deste romance, deve ser um excelente escritor.
    Grato, pela partilha.

    Votos de um Feliz domingo, e feliz 2022!

    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu li bem?
    72 anos? Uaauuu, não parece!
    Eu estou cheia de curiosidade e quero ler, vou pesquizar para saber onde posso encontrar!
    Se calhar vou comprrender melhor a mim mrsma, não tenho dúvida que sou cronópia! Trabalhei 9 anos como assistente administrativa, sentada numa secretaria com um computador e tantos ofícios e contabilidade para tratar não é a minha onde, pedi demissão.
    Ainda não sei bem o que gostava mesmo de fazer, gosto de tanta coisa, tenho tantos intetesses!
    Ainda por cima o livro tem várias histórias que devem fazer mesmo o meu estilo!
    Obrigada e beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. Bastante interessante
    Beijinhos e um excelente domingo

    ResponderExcluir
  10. Depois de uma breve pausa, volto ao convívio dos amigos...
    Gostei bastante da resenha, até porque sou um bom exemplo de Cornucópia, organizada pela força das circunstâncias. Srrssss...
    Tenho a certeza que vai gostar de voltar a ler, eu fiquei com muita vontade de o fazer.
    Quanto ao papel, de fato fazem-se menos rascunhos, mas nunca se publicou tanto!...
    E viva a literatura!
    Dias de verão bons e animados. Beijos
    ~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andas ''sumida''... Desejo que te encontres bem.
      Abraço, Marli.
      ~~~

      Excluir
  11. Ainda não li um livro desse autor, apenas citações,
    _ele dizia que 'escrever era uma luta contínua com a palavra ,um combate e uma aliança secreta' o que concordo _ amo as palavras que nos deslocam para outros lugares e outras pessoas.
    Gostei do spoiler e nem imagino mais um livro, no momento ,quando ainda tenho outros iniciados sem tempo para levar a termo rsrs
    um abraço grande, amiga e que a semana seja feliz .

    ResponderExcluir
  12. Gosto de ler e tempos depois reler, em cada vez tiro novas conclusões.
    Seu texto é muito bom, Marli, gostei de ler.
    Obrigada pela partilha.

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderExcluir
  13. Reler livros já lidos é aquilo que agora gosto de fazer. E sempre me surpreendem muitas coisas que na primeira leitura me tinham escapado. Gostei da sua reflexão.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  14. Marli,
    Bom dia.
    Saudade de vir aqui.
    Vou conferir o
    livro citado.
    Bjins de uma nova semana
    com Alegria e Esperança.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Marli

    Que mundo interessante descreve tendo como
    base esse livro de Julio Cortázar.
    Desconhecia completamente esses termos,
    que nos falam de "criaturas" inventadas mas
    que mesmo assim poderão fazer parte do nosso
    íntimo sem o sabermos.

    Bj
    Olinda

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde. Quando relemos um livro, muitas vezes nos surpreendemos pois temos um novo olhar; é como a água do rio que não passa duas vezes pelo mesmo lugar. Gostei do texto. Bão sei se recebeu o e-mail do novo link do meu blog. bjsss

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, Marli
    Gostei imenso do seu texto.
    Creio fazer parte dos Cronópios...rs.
    Fiquei com vontade de ler o livro.
    Te desejo um Ano Novo repleto de realizações.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  18. Em cada leitura que se faz encontramos novas formas de interpretação. Esse non sense é um desafio e um estímulo para a descoberta de novas vertentes de leitura.
    Interessante, sem dúvida
    Beijinho

    ResponderExcluir
  19. Amiga, Marli!
    Deve ser um livro muito interessante não o conheço.

    Beijinhos e boa noite!

    ResponderExcluir
  20. O que nós sentimos, imaginamos ou somos, é um mistério que pode ser explorado do melhor modo. Julio Cortázar é magnífico na sua reflexão bem humorada, quase crítica de costumes.
    Bela a tua reflexão. Parabéns.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  21. Olá, Marli!
    Nunca li Julio Cortázar mas depois de ler o seu texto fiquei com uma enorme vontade de sair para comprar este livro. Leitura leve e divertida é tudo o que preciso.
    Beijo, boa semana, muita saúde.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia o livro... e sobre o qual fiquei curiosa, perante esta sua publicação, Marli!
    Definitivamente... sou uma Cronópia!... :-)
    Estimo que se encontre bem, Marli! Já não passava por aqui, há algum tempo... mas o tempo... continua sendo o meu problema permanente... o cansaço, fez-se sentir sobremaneira em Dezembro... e tendo recuperado um pouco este mês... fiquei de novo arrumada mais uma semana, em Janeiro, por conta do efeito da vacina... a terceira dose, apanhou-me de jeito... e fez-se sentir e bem... enfim... voltando ao mundo dos vivos, por estes dias... devagarinho...
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  23. Marli,
    diverti-me imenso com este seu texto, e fiquei curiosa em relação ao livro que admito, nunca ouvi falar.
    Não sei bem em qual dessas categorias me encaixar, pois tenho um bocadinho dos três (risos).
    Acho que sou sonhadora, sincera, já fui mais alegres e desatenta, mas também sou organizada e metódica, além de ser esperançosa e esperar, esperar e esperar que o mundo melhore. (risos)
    Obrigada por esta dica, acredite que o vou procurar.

    Um beijinho e feliz semana!

    ResponderExcluir
  24. Eu quero alguém aqui sofrendo de qualquer doença para se curar da minha história após a doença do HIV nos últimos 3 anos e ter dificuldade para comer e tosse são pesadelos, especialmente no primeiro ano. Nesta fase, o sistema imunológico está muito enfraquecido e o risco de contrair infecções oportunistas é muito maior. No entanto, nem todas as pessoas com HIV desenvolverão AIDS. Quanto mais cedo você receber tratamento, melhor será seu resultado. Comecei a tomar ARV para evitar a morte precoce, mas tinha fé em Deus que um dia seria curado. Como paciente com HIV, somos aconselhados a fazer tratamentos antirretrovirais para reduzir nossas chances de transmitir o vírus para outras pessoas, algumas semanas atrás, procurei na internet se poderia obter alguma informação sobre o tratamento do HIV com ervas medicinais, em minha pesquisa, vi o testemunho de alguém que foi curado do HIV, o nome dela era Achima Abelard e outro paciente do vírus do herpes, Tasha Moore, também dando testemunho sobre esse mesmo homem, chamado Dr. Itua Herbal treatment. Fiquei comovido com o testemunho e entrei em contato com ele por e-mail. Conversamos e ele me mandou um frasco de fitoterápico que bebi conforme ele me instruiu. Comprimidos. Sou eternamente grato a ele, Dr. Itua Herbal Treatment.. Ele me garantiu que pode curar a seguinte doença.. HIV, Câncer, Vírus Herpes, Hpv, Pilha, Ereção Fraca, Doença de Lyme, Epilepsia, Glaucoma., Tumor Cerebral ,psoríase, catarata,degeneração macular,doença cardiovascular,diarréia crônica,doença pulmonar.aumento da próstata,osteoporose.doença de alzheimer
    , Diabetes, Mioma.

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli