quinta-feira, novembro 18, 2021

AINDA RESTA-ME O SONHO


Também tenho minhas utopias.
A luz ficou lá fora.


- Marli Soares Borges



Dia desses eu estava meio down e o poeta me disse ao pé do ouvido: "Se as coisas são inatingíveis… ora! não é motivo para não querê-las… que tristes os caminhos, se não fora a presença distante das estrelas!"  Gosto taaaanto do Quintana.  


Não sou mais quem eu era. Noutros tempos eu vivia no país do futuro e queria mudar o mundo; achava que podia, afinal eu tinha as ferramentas: juventude, força e garra. E para mim isso era o bastante. Durante anos de minha vida estive ocupada nesse propósito. Hasteei a bandeira dos valores perenes: amor, gentileza, trabalho, responsabilidade, empatia, honra e justiça. 

E eis que o futuro chegou e as novas gerações estão por aí fervilhando, no meio de outras mais novas ainda, transbordantes de tecnologias para suprir necessidades em todos os campos do conhecimento. Pelo menos é o que se diz à boca pequena. Mas acho que essa lógica não deu muito certo; alguma coisa se perdeu pelo caminho. 

Os arautos do rei mumificaram-se nos poderes constituídos e não há saída para que as pessoas comuns que trabalham e ganham seu próprio dinheiro, façam, pacificamente, a lei valer a seu favor. A porta bateu com a chave do outro lado e a luz ficou lá fora. Do lado de cá, restou um imenso teatro onde vive-se de encenações. A simpatia aparece como protagonista, sempre usada para aliciar, incitar e subornar. O que não falta é gente sorridente e simpática. E a falsidade grassa acobertada pela simpatia. As virtudes jazem num canto, abandonadas como coisa sem valor.

Então eu olho no buraco da fechadura e vejo a luz do outro lado. Volto para mim e vejo como o tempo passou! meu corpo envelheceu tanto... já não tenho força física pra meter o pé e abrir a porta. O tempo e a vida gastaram o meu corpo. Mas, que fazer? c'est la vie. Por sorte, o tempo nada pôde contra meu espírito acostumado a suportar adversidades. 

Ainda resta-me o sonho. 

E no meu sonho há luz. E há pessoas honestas e conscientes de suas responsabilidades planetárias; há justiça funcionando; há governo governando; há direitos e deveres garantidos e há pluralidade assegurada. Também tenho minhas utopias. Continuo sonhando com um mundo melhor, com pessoas melhores, solidárias e fraternas. 
 
Ainda resta-me a palavra, minha ferramenta de todas as horas. E irei usá-la enquanto puder: jogarei ao vento palavras polinizadoras de serenidade e empatia: "não faças aos outros o que não queres que se faça a ti". 

E até a última sílaba do registro dos tempos, pretendo usar a palavra para manter viva a fé, a esperança e a coragem; clarear as mentes e tocar os corações. O mundo ainda pode ser um lugar melhor para se viver. 

Falo de possibilidades. E acredito nisso.

* * * * * * * * * *

62 comentários:

  1. Querida Marli, como vai?

    Para além da fantástica citação de Quintana, do qual também muito gosto, há o seu texto, onde se dizem muitas verdades. Li o que escreveu duas vezes para interiorizar a essência do mesmo.
    Sim, por vezes, o mundo não presta, mas tenhamos esperança que dias e pessoas melhores virão. E a luz e as palavras disso se encarregarão. Parabéns pelo seu escrito.

    Beijos e dias com luz e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Céu.
      Sim, vamos manter vivas a fé, a esperança e a coragem.
      Obrigada pelo comentário.
      bjs

      Excluir
  2. Que lindo,Marli! Cada um de nós mudou,envelheceu, perdeu forças...Porém ,que não percamos a capacidade de sonhar e ver a luz,acreditar em dias melhores,apesar de Tudo! Bjs,tudo de bom, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Chica!
      Com certeza, envelhecemos, mas estamos vivas e somos agentes da fé, esperança e coragem.
      Bjs

      Excluir
  3. Querida Marli, ler você é *Quintanear* pois também sou dos que soube o ler e entender. A vida passa e com ela nós vamos nos modificando naturalmente, mas vamos contabilizando experiências e saberes, que nos coloca num pedestal. O mais importante de tudo é saber que ainda em nós mora e vive uma coisinha chamada esperança, consciência de nosso papel neste grande emaranhado, que nos colocamos pós parto. Sim eu creio num mundo que pode ser melhor e creio que dei muito de mim com atos e exposições e sei que ainda saberemos desta virada do bem imperar amiga. Lindo seu texto com todas as reflexões.
    Beijo e feliz fim de semana.
    Cuide-se bem e vamos que vamos como diz a Chica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Toninho, obrigada por tão grande elogio.
      É bom crermos num mundo melhor, isso nos ajuda a "trabalhar" o inconsciente coletivo com palavras que evoquem imagens de beleza e bondade.
      bjs

      Excluir
  4. E o que resta-nos é o que é bonito Marli ,os sonhos.
    E parafraseando o poeta digo_ 'conte-nos seus sonhos para que sonhemos juntos' e virei sempre ouvi-la,através das suas crônicas leves, sinceras e doces com o toque amargo que a vida nos deu.
    E juntas vamos nos fortalecendo e suprindo o que falta nessa realidade crua desse nosso tempo.
    Com abraços , amiga


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por aí, Lis. Acho que o caminho é esse, nos fortalecer juntas e ir suprindo a crueza da realidade.
      Obrigada pelo comentário e pelas palavras tão lindas que acabei de ler.
      Bjs

      Excluir
  5. Texto fascinante de ler. Todos nós já um dia, em jovens, pensámos que íamos mudar o mundo. Triste ilusão. Resta-nos sonhar que, por um golpe de magia, que imagino nunca irá acontecer, o mundo um dia melhore.
    .
    Cordiais saudações … feliz fim-de-semana
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia é um dia, Ricardo. Pessoas melhores haverão de nascer e povoar esse mundo de boas energias e vontade firme e focada de fazer alguma coisa de valor. É preciso ter esperança e muita fé. E eu tenho. Talvez não seja para meus olhos verem, mas para outros.
      Obrigada por comentar.
      Bjs

      Excluir
  6. Lindas e lucidas, suas palavras, Marli! Concordo totalmente com você!
    Por certo, o tempo passou e nós vamos envelhecendo, mas não podemos nos abater, precisamos continuar a sonhar e crer que é possível um mundo melhor, pessoas melhores, podemos ser influencia no mundo, em nossas palavras, no nosso modo de ser, agir, pensar. Disse agora a pouco no Blog do Ricardo, que serei uma velhinha revolucionária rsrsrs, precisamos nos "bancar" ainda que mais velhas, jogando sementes aqui e ali, do que para nós parece sonho, simmmm...traz em si a possibilidade de germinar algo bom ,em algum tempo futuro. Façamos o que podemos, mesmo que pouco, pois ainda assim , esse pouco, deixa marcas, não desistamos de fazer algo por nós e pelo mundo.
    Bom final de semana amiga, beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Valéria, como eu disse agorinha mesmo para o Ricardo, é preciso ter esperança e muita fé, e eu tenho. Talvez o mundo bom, não seja para meus olhos verem, mas para outros. Por enquanto vamos polinizando o mundo com nossas palavras de boas energias.
      Obrigada por comentar.
      bjs

      Excluir
  7. Estimada Marli, há muito tempo que não leio um texto que me agrade tanto, não só pela grandeza da mensagem, como pela lucidez e excelência do modo como nos transmite as suas ideias.
    Concordo inteiramente consigo, mas destaco a seguinte passagem por ser um mal que também grassa na 'blogosfera' -- «A simpatia aparece como protagonista, sempre usada para aliciar, incitar e subornar. O que não falta é gente sorridente e simpática. E a falsidade grassa acobertada pela simpatia. As virtudes jazem num canto, abandonadas como coisa sem valor.»
    Acompanho-a no seu sonho e, felizmente, há muitos que sonham como nós, em todas as faixas etárias.
    Agradeço a sua participação no meu 'post' sobre ópera...
    Um bom fim de semana. Beijos
    ~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que você gostou do meu texto, Majo! Infelizmente a blogosfera também está recheada de "simpatias" que não param de falar em empatia. Empatia da boca pra fora, isso sim! Mas, vamos que vamos, sonhando e polinizando o mundo com palavras de energia e coragem para que as gerações futuras saim da superficialidade, entendam e promovam a mudança necessária que o mundo requer.
      Foi um prazer participar de seu post sobre ópera.
      Bjs

      Excluir
  8. Quantas verdades contidas no seu fabuloso texto, Marli
    Envelhecemos mas não podemos deixar de sonhar com um mundo melhor.
    Enquanto há vida existe esperança.
    Tenha uma abençoado fim de semana.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Verena, as verdades me saltam aos olhos e tenho que colocar para fora. Às vezes acho que sou meio dura, mas, que fazer, a realidade não passa a mão na nossa cabeça.
      Você disse o que eu penso: "Envelhecemos mas não podemos deixar de sonhar com um mundo melhor".
      Agradeço o comentário.
      Bjs

      Excluir
  9. Boa noite, Marli!
    Felicito-a pelo excelente texto que aqui postou.
    Lúcido, contundente, e sem meias palavras.
    De facto, vivemos num mundo de faz de conta, onde se diz tudo e nada ao mesmo tempo. Onde a hipocrisia e a falsidade, são o dia a dia. Onde tudo se elogia e critica ao mesmo tempo. Num exercício de sublime hipocrisia.

    Parabéns, pela lucidez e frontalidade.

    Votos de um excelente fim de semana!
    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Mário, nosso mundo não está para brincadeiras, está mesmo é para falsidades travestidas de verdades.
      Obrigada pelo comentário e pelos elogios que me engrandecem vindos de você, um poeta que muito admiro.
      Bjs

      Excluir
  10. E que lindo é o seu sonho, nunca podemos deixar de sonhar.
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maria, vamos sonhar e convidar mais gente para sonhar conosco e plantarmos imagens de mundos melhores que podem se tornar reais, dependendo das pessoas.
      Bjs

      Excluir
  11. Parabéns pela assertiva leitura desta nossa realidade de agora, tão distorcida, em tantas vertentes, na qual muito me revi!
    Algo se perdeu de facto... a era da informação, culminou em desinformação, alheamento do real, e enfatização do fake... fake news, fake values, fake lifes, até as selfies... são para lá de fakes com tantos filtros, que não mais mostram realidades e pessoas como elas são. De facto a encenação, ganhou contornos de nova realidade... e a imbecilidade e a falta total de valores, escalam entre as gerações mais novas, que cresceram com ecrãs nas mãos, perdendo o dom de socializar, de pensar, de reflectir... e a capacidade de distinguir o real, do virtual...
    Sonhamos todos em mudar o mundo... mas a meio da nossa viagem, começamos a sonhar e a pedir aos deuses, que o mundo não nos mude na nossa essência... com tantas mudanças... e no entanto em matéria de problemas e questões essenciais... o mundo, está no mesmo lugar de sempre, senão um pouco pior... enquanto nós somos o ratinho correndo na roda, ao sabor de forças que nos ultrapassam... responder a estímulos... económicos, sociais, políticos...
    Resta-nos a palavra e a nossa consciência... e que bom dar-nos conta, de que isso ainda nos pertence... e que podemos usá-la de forma construtiva, e positiva, para nós e os outros.
    Sonhemos pois... com o dia, em que tais possibilidade... passem por efectivas vontades... de se tornar o mundo num lugar tão mais respirável e saudável, a todos os níveis!...
    Um texto formidável... que como se costuma dizer por estes lados... daria tanto pano para mangas... fazendo-nos reflectir sobre tanta coisa...
    Um beijinho grande! Feliz fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, Ana,
      Obrigada pelo comentário. Suas palavras complementaram meu post com brilhantismo. Só me resta dizer com você: "Sonhemos pois... com o dia, em que tais possibilidade... passem por efectivas vontades... de se tornar o mundo num lugar tão mais respirável e saudável, a todos os níveis!... "
      Bjs

      Excluir
  12. Outro belíssimo texto!
    Lembro da minha época de criança, de adolescente, que o mundo me parecia melhor, mas não foi, tivemos Guerras horrorosas, holocausto e outras inúmeras misérias, com a diferença que pela idade, estamos muito mais ligadas nas coisas. Então, na verdade, o ser humano não mudou, embruteceu de maneira diferente.
    A violência aumentou no trato simples do dia a dia, os crimes ficaram mais violentos, não haviam assaltos e nem esse barbarismo nas ruas como hoje.
    As redes sociais, facilitaram a interação de todos e sobre tudo, onde vemos agressões gratuitas.
    Te confesso que no ponto de vista político, parei de sonhar, amiga, nosso país é lindo, rico e muito mal governado há anos. O povo parece estar sempre feliz, o que não é verdade, estampar um sorriso é fácil, e nosso país leva para fora essa imagem da alegria no carnaval, da música, do futebol. Mas, na verdade, quando termina essas festanças de felicidade, cada alma daquelas carrega um dilema, uma dúvida, uma miséria. Embora não leve mais fé, torço para que nosso povo e nosso país melhorem.
    Feliz fim de semana, querida.
    Beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Taís,
      vamos sonhar, falar, escrever, polinizar o mundo com palavras energéticas, evocar imagens de beleza e abundância. Talvez possamos afastar esses serem limitantes que com suas "simpatias" e encenações, insistem em nos colocar para baixo.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjs

      Excluir
  13. Lindo texto. Parabéns
    Beijinhos

    E um bom fim de semana

    ResponderExcluir
  14. Que mal há em sonhar?

    Eu sonho, com certeza,

    Deus não me faz esquecer...

    Coração alado...

    Para sonhar tão alto!

    Boa noite de sábado, querida amiga Marli!
    Com versinhos simples, venho lhe cumprimentar por mais um post muito bem escrito onde vemos que sonhar faz toda diferença, uma pessoa sem sonho já morrreu em vida.
    Independente de não recebermos retribuição do quer que seja, nossa essência não nos permite sermos grosseiras nem deixarmos de sonhar.
    Sei que você é assim também, ao longo dos anos não vi você ser indelicada com ninguém, que maravilha!
    Ao menos em sonho, podemos ser felizes e fazer também.
    Se Deus é por nós, quem será contra nós?
    Que você seja ricamente abençoada bem como sua família!
    Beijinhos carinhosos de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosélia,
      Obrigada por comentar.
      Você tem toda a razão, "sonhar faz toda diferença, uma pessoa sem sonho já morreu em vida". O sonhos nos mantém vivas e nos dá ferramentas para agir. E concordo com você: se Deus é por nós, quem será contra nós?
      Bjs

      Excluir
  15. Sim Marli, com certeza, o mundo ainda pode ser, e é sem dúvida um otimo lugar para se viver.

    Tenha um ótimo domingo.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  16. Muito bom este texto. Continue a sonhar porque como dizia o poeta "pelo sonho é que vamos, comovidos e mudos". Também gosto muito de Mário Quintana.
    Muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  17. O Mundo de hoje está impregnado de pessoas más que até distorcem nossos sonhos. Não mais há mais tempo para sonhar, pois o Mundo é uma competição de valores éticos.
    Queria voltar só um dia a minha linda infância, mas como é impossível, deito um pouco durante durante o dia para sonhar duas vezes.
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, querida Lua,
      Você faz muito bem, aproveite o dia para sonhar!
      Bjs

      Excluir
  18. Um texto que nos faz pensar, refletir e desejar mudanças. Há possibilidades sim, creio, e, quando sonhamos havendo luz, certamente brotam esperanças de dias melhores. Já não somos os mesmos! Que nossas palavras tenham asas libertadoras...
    Boa terça-feira. Meu abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anete!
      Pois é. "Liberdade abre as asas sobre nós!" É um sonho e tanto, não é?
      Obrigada por comentar.
      Bjs

      Excluir
  19. Querida Marli,
    Assim como você eu também tenho esperança de um mundo melhor, pode ser utopia, devaneios, mas sou um otimista! Temos que acreditar nos nossos sonhos, é isso o que nos mantêm vivos! Adorei o seu texto e também o blog, voltarei outras vezes aqui. Aproveito para agradecer o seu gentil comentário, já estou te seguindo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazer em ter você por aqui, Alécio!
      Que bom que você gostou do texto e do blog. A recíproca é verdadeira. Vamos continuar interagindo.
      Obrigada por comentar.
      Bjs

      Excluir
  20. Marli, acredito que vemos e sentimos o corpo imaginariamente, mais envelhecido do que realmente possa estar. Tem um pouco de medo, um pouco de susto embutido ai. Se não isso, me parece que você tem em mãos as mais poderosas ferramentas: a capacidade de desejar coisa melhor, e a palavra. O mundo se fez com o verbo. E com ele também pode ser modificado. Espero que você tenha muitos e muitos anos de entusiasmo para "fazer a cabeça" de quem anda bobando, via internet ou qualquer outra via. Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito teu comentário, Camille!
      Também penso assim, "... no início era o Verbo..." as palavras criam e modificam coisas e situações. Susto e medo? Yesss, yess, quem nunca? Também espero que Deus continue me ajudando para que eu continue com o verbo na ponta da língua, rs.
      Obrigada por comentar.
      Bjs

      Excluir
  21. "O sonho nunca será uma esperança projetada no futuro. Situa-se antes num universo ideal, fora de toda possibilidade, alheio às contingências do real, do humano; dai a distinção subtil que o poeta estabelece entre ilusão e sonho. Vivemos apenas do sonho, que é a ilusão de quem não pode ter ilusões"
    Aplausos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar, Nidja!
      Dizeres lindos e significativos, que adorei ler, embora eu discorde da ideia central. Para mim, o sonho é sim uma esperança projetada e tem grandes possibilidades de se concretizar. Ao contrário da ilusão que situa-se noutra esfera mental, fora das realidades e possibilidades. Mas nada disso invalida as lindas e poéticas palavras que compõem citação.
      Obrigada pelo comentário
      bjs

      Excluir
  22. Boa noite, minha querida Marli!
    Ainda bem que o sonho ainda faz parte das nossas vivências!
    E que ainda existe esperança para a voltar a sorrir!
    Um beijinho recheado de gratidão!
    Megy Maia🌺💙🌺

    ResponderExcluir
  23. Para além da palavra declarativa, teu manifesto fotografa as gerações: a tua, a minha, as atuais, com uma clareza transbordante, com uma ênfase que demonstra nossas melhores aspirações.
    Sim, Marli, vc tem a bravura do espírito íntegro, a esperança do sonho navegado nos valores e princípios que enaltecem a pessoa humana em suas realizações.

    Sonho contigo! A boa palavra ainda vai mudar o mundo.
    Aplausos por mais esse texto memorável!
    Bjsss,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que Deus nos ouça, Calu!
      Vamos sonhar e soltar o verbo!
      Obrigada por comentar.
      Bjs

      Excluir
  24. A vida nunca é fácil, para nós, humanos, ou para qualquer outro ser vivo na Terra. Mas há uma "pequena" diferença a nosso favor: podemos sonhar, e devemos, porque é o sonho que comanda a vida.
    Excelente texto, gostei muito.
    Continuação de boa semana, amiga Marli.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Jaime!
      Que seria de nós sem o sonho? E vou repetir suas palavras porque são absolutamente verdadeiras: "é o sonho que comanda a vida".
      Bjs

      Excluir
  25. Amo desde de sempre o seu blog, amiga me identifico na realidade das suas palavras.
    "Se as coisas são inatingíveis… ora! não é motivo para não querê-las… que tristes os caminhos, se não fora a presença distante das estrelas!" As palavras do poeta pode mudar o dia de alguém!
    Assim são suas palavras. Amo ler!
    Beijinhos e bom dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida Fátima!
      Bom saber que você se identifica com meus escritos. Tão bom a gente saber que alguém gosta de nossos textos.
      Bjs

      Excluir
  26. Primera vez que llego a tu espacio
    y me resulta muy interesante lo que escribes.
    Marli, creo que cuando vamos avanzando en edad , la experiencia de vida nos va dando la posibilidad de ver
    cosas que antes no percibiamos.
    Eso no tiene porque quitar de ninguna manera nuestra posibilidad de soñar, aunque sin dudas, los tiempos cambiaron y hay cosas que no podemos modificar...
    Pero sigue existiendo gente buena y maravillosa, sigue existiendo el amor, y miles de cosas que nos rodean que estan llenas de esta vida maravillosa que tenemos que transitar con determinacion y tambien con alegria. Un dia por vez, y cada dia es un desafio!! Besosssssss y gracias por tu texto reflexivo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Eli. O avançar da idade clareia muitas coisas na nossa mente e no nosso coração. Viver um dia de cada vez é nosso grande desafio.
      Obrigada por comentar.
      Bjs

      Excluir
  27. Magnífico texto, Marli!
    Não podemos perder a esperança em melhores dias.
    Não podemos deixar de acreditar no ser humano.
    A vida é bela e curta. Há que vivê-la intensamente.
    Quanto aos sonhos, como diz o poema: «o sonho comanda a vida».
    Beijo, muita saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Teresa, a vida é bela e curta. Temos que vivê-la intensamente.
      Quanto aos sonhos, você disse tudo: "o sonho comanda a vida".
      Obrigada por comentar.

      Excluir
  28. Resta-nos a palavra e a nossa consciência para nós e para os outros.
    E devemos manter a esperança de dias melhores.
    Boa noite Marli, ótima sexta-feira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manter a esperança é outro desafio para nós que vivemos nesse mundo tão cheio de desencontros.
      Obrigada por comentar.
      Bjs

      Excluir
  29. Bastante interessante.

    Beijinhos

    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  30. Também quero acreditar!!! 👏👏👏... Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gracinha!
      Para acreditar, o "querer" é ingrediente fundamental. Você quer? Então acredite!
      Bjs
      Marli

      Excluir
  31. Gostei muito. A nossa trajetória nos mostrou as mudanças drásticas do mundo e do cotiadiano, de forma objetiva no modo de fazer, mas também moral. Os valores mudaram. Sonhos precisamos ter. Também quero poder usar a palavra escrita e falada como instrumento da crença que poderemos ter um mundo menos violento e corrupto. Esperançar .... Bom final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vamos que vamos, Norma!
      O mundo pode ser melhor, as pessoas podem ser melhores.
      Obrigada por comentar.
      Bjs

      Excluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli