quinta-feira, março 03, 2016

O DIABO QUE SE DANE




Que mania irritante as pessoas pegaram de achar que a gente tem sempre que andar de cara alegre; que tem de mandar às favas o sofrimento, expulsar a raiva e se livrar logo da tristeza, que são sentimentos errados. Se você está triste, ops, algo está errado com você, procure ajuda profissional. 

Ora, acho isso uma piada. Acontece uma desgraça e tenho que estar sorrindo? Pois sim! A propósito, entre escolher a alegria na vida e viver sempre alegre e sorridente há uma diferença abissal e eu não estou mais aguentando essa turma da alegria eterna. 

Explico. 

Meu caso: escolhi a alegria na vida. Sofrer por sofrer me dá nos nervos e detesto vitimismo, mas isso não quer dizer que estou imune à tristeza, à raiva e à indignação. Imagine só, alguém me faz uma estupidez, acontece um acidente com um animalzinho querido e não posso sentir tristeza nem raiva? Ora bolas, me deixe em paz, estou triste, estou com raiva e daí? 

Daí que assino embaixo com você. O lance é mesmo amargar a tristeza, entrar no buraco, fazer o luto. Não tem saída. Na sequência, a gente vai, dentro do possível, tentando melhorar o astral. E nem pense em fugir, pois quanto maior o medo de sofrer, maior é o sofrimento. Caiu no inferno, abrace o diabo. Mas, alto lá, não o alimente. 

Assim que der, pegue carona na consciência e dê o fora. Como assim? Encarando o problema, oras. 

É simples. Tá bom, retiro o simples, mas então tome nota: no momento crucial, quando os sentimentos de tristeza e raiva aflorarem, antes que bata o desespero, procure recuperar a consciência. Busque o fortalecimento que só a consciência é capaz de dar e, - acredite -, você já encontrou forças para ir abrindo os caminhos da alegria. 

Não se trata de "expulsar" a raiva ou a tristeza, mas de se conscientizar, de saber e aceitar, que esses sentimentos são ruins apenas porque nos incomodam, mas não são errados, eles atuam porque são parte da nossa condição humana e componentes do nosso crescimento espiritual. Não quero dizer com isso que você deva permitir que se expandam e se instalem em tempo integral no seu coração. Negativo. Nada de alimentar o diabo, ele que se dane. 

É impressionante o poder que emana da consciência. É um poder capaz de neutralizar os sentimentos que nos incomodam e de quebra, dar uma repaginada no nosso astral. A propósito, no post "Doce sofrimento" ensino um truque para ajudar na alegria. 

- Marli Soares Borges © 2013 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli