sábado, junho 25, 2011

SITUAÇÃO

Olá todo mundo!
Recebi alguns emails pedindo-me para escrever algo sobre o Direito na internet, numa abordagem dirigida aos blogueiros(as). Vou escrever, prometo. Em breve um post sobre o assunto. Hoje vai só uma palhinha, pra situar.

Quando pequena eu tinha um certo talento para a ingenuidade factual. Acreditava que se fosse obediente e estudiosa seria recompensada: ganharia as coisas que eu gostava. Acreditei durante muito tempo que o bem-te-vi era meu amiguinho particular, que ele cantava dizendo "bem-te-vi", apenas para avisar minha avó que eu estava me comportando bem, que estava pronta para receber os presentes. Foi um choque quando a ficha caiu, quando eu soube que as tais recompensas não funcionavam bem assim, que conduta ilibada é dever de cada um de nós. E que os bem-te-vis sempre cantavam daquela forma, porque era aquele o seu canto. Talvez eu ainda descubra outros equívocos desse tipo na minha vida, sei lá. (É possível, mas improvável, creio eu). No final das contas guardo comigo a lição básica que tirei de tudo isso: na vida sempre há algo para se aprender. Se estamos vivos, aprendemos. Que tal então abandonar de vez a ingenuidade e aprender que na internet ninguém, absolutamente ninguém é anônimo e que portanto você não pode fazer o que quiser, e que se abusar de seu direito de expressão e sair ofendendo os outros e violando os direitos autorais, pode sofrer punições legais e jurídicas? Saiba que no mundo virtual, como no real, ninguém pode simplesmente mandar às favas qualquer resquício de ética que já tenha tido. Pense nisso e não marque bobeira.

Beijos a todos.

26 comentários:

  1. Olá Marli
    Sábio conselho, mas o que mais falta na net, é ética. As pessoas ingenuamente acreditam que nada pode lhes acontecer violando e difamando as pessoas. Grande engano.
    Bjux

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Marli, adorei sua "palhinha", mal posso esperar o texto que virá. Sabe, o ano passado eu tinha um blog que sumiu, não sei o que aconteceu, mas perdi todas as informações, mas o que me deixou mais chateada na época foi a publicação de uma fotografia da escola onde trabalho em um outro blog que eu não conhecia, apontando a imagem como sendo deles, como era nova por aqui, fiquei sem saber o que fazer... aliás, ainda sou, acabei de criar o novo blog em abril, mas estou mais "antenada" e cuidadosa, não coloco nenhuma imagem dos rostinhos das crianças para não correr esse risco novamente. Não quis expor as crianças, mas ingenuamente acabei fazendo isso... ainda bem que sumiu de lá também e do google depois de um tempo...
    Um beijo e ótimo sábado pra ti.
    Su.

    ResponderExcluir
  3. OI, Marli!
    Exatamente, ninguém pode se esconder na internet, embora muita gente pensa que possa e se esconde atrás de falsas imagens ou dando pitacos anonimamente.
    Temos um primo da PF que diz poder descobrir IPs em casos de se algum dia eu precisar, mas graças a Deus nunca me amolaram, pelo contrário, sempre tive ótimas pessoas que se aproximaram de meu blog e fiz até bons amigos pessoalmente.
    Gostaria imensamente de ver um post de alguém, com seu conhecimento, falando sobre este tema. Vou ficar esperando então.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  4. Que legal,Marli! Esse post será muito interessante e sempre oportuno!

    um beijo e como estão as coisas aí? Marido melhor? E esse nosso feriadão, frio, úmido,né? beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. Ah, as coisas que passam pela neta causando estragos, exatamente porque alguns imaginam que podem ficar impunes!...
    Aguardo ansiosa pelo seu post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Marli,

    Ótimo post!
    Imagino o que será a explicação completa, para mim este já foi de bom tamanho e mandou muito bem o seu recado.
    Eu tenho um segundo blog de ajuda dirigido a um grupo de pessoas que fizeram cirurgia bariátrica, nele explico timtim por timtim do que a família deve fazer para ajudar seu operado. Acreditas que ainda esta semana alguém me disse que minhas idéias estão sendo usadas comercialmente por uma certa pessoa!
    Agora coloco lá que as idéias intelectuais são minhas, não tirarei o blog do ar porque tenho ajudado muita gente e este é meu objetivo, mas fiquei p... da vida!

    Beijinhossssssss

    p.s.: Guria! Não sabia que eras de Porto Alegre, fiquei sabendo pela Chica nos comentários! Que legal! Poderíamos, nós três, marcar um chá em uma cafeteria qualquer hora destas.....

    ResponderExcluir
  7. Muito bem ,amiga.
    Qdo criança todos nós cremos num mundo irreal de fadas e duendes,porém,já crescidinhos,quando tiramos a máscara das ilusões,percebemos que lisura de caráter n/ é para ser recompensada; é nosso dever.
    Na Net,como em tudo,o repeito pelos outros deve ser fundamental,cláusula pétrea.
    Como vai o maridão? bjs

    ResponderExcluir
  8. Perfeito Marli.
    Aprendo sempre mais com sua sabedoria.
    Um xerão!
    Bom domingo

    ResponderExcluir
  9. É bem verdade o que disse Marli. Em outras palavras, prudência é bom em todos os sentidos.

    Em meu trabalho falo sempre para meus 470 colaboradores: não tenham medo de expressar suas opiniões e críticas, porém critiquem os processos e não as pessoas. Isso trará melhoras e não constrangerá ninguém.

    Se bem que ainda ontem critiquei em meu blog uma pessoa na condição de representante de uma classe, pois acreditei que prejudicou, e muito, com sua postura (http://nanoberger.blogspot.com/2011/06/padre-ridiculariza-religiao-no-programa.html).

    Forte abraço!
    Adriano

    ResponderExcluir
  10. Marli, tem gente que passa pela vida, anonimamente. O que é uma pena.

    ResponderExcluir
  11. Oi Marli, boa noite
    Excelente texto, e é só uma palhinha, imagino o que virá por aqui.
    Doce ilusão achar que podemos nos esconder atrás desta tela.
    Obrigada pelo carinho lá no bloguito, já estou bem melhor, com a graça de Deus.
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Simples e direto, só não vai entender quem não quiser.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Até eu que sou um semi analfa em cibernética já descobri um jeito de captar o IP de quem me visita. Mas eu acho, Marli, que , na verdade, a sensação de impunidade que paira no nosso ar é que estimula a delinquência internética. Acredito, no entanto, que chegaremos a um patamar tolerável de convívio virtual. Abraços e ótima semana. paz e bem.

    ResponderExcluir
  14. Que cantinho mais aconchegante! Gostei muito do blog! Deixo aqui meu espaço: http://blogcognicao.blogspot.com/

    Uma linda semana!

    ResponderExcluir
  15. Oi minha querida...vivendo e aprendendo...sempre, não é mesmo?
    Muito oportuno este tema Marli, realmente ninguém fica anônimo na net; vai ser muito bom voce falar um pouco mais sobre este tema, pois a maioria das pessoas não sabem ao certo como funcionam os Direitos Autorais.
    Quando comecei como Blogueira tinha muito receio neste sentido e tento ser o mais cuidadosa que posso.
    Aguardarei seu post...
    Boa semana...beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  16. Ótimo assunto - pois por vezes nos achamos "acima-de-qualquer-suspeita" qto ao uso da internet....
    Mas, tenho que rir de uma coisa: eu sempre acreditava que o bem-te-vi cantava para avisar minha vó de que nós, os seus ricos netinhos, estávamos a fazer alguma travessura... até cheguei a considerar o bem=te-vi um dedo-duro!!!!! hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi, Marli!

    Adorei a prévia. É importante que todos saibam, como você bem disse, respeitar a opinião do outro, observar os limites, e que devemos nos posicionar com ética, respeitando a liberdade de expressão de cada um.

    Um abração
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  18. marli
    Internet é como se fosse a nossa cidade. Se a gente trata as pessoas bem, recebe atenção e carinho. De outra forma recebe criticas e desrespeito.
    Eu tenho tido sorte graças a Deus. Tenho grandes amigos e amigas por aqui.
    Mas ter cuidado é sempre bom.
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  19. Falta é educaçáo no ser humano...obrigada beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  20. texto perfeito e necessa´rio,sua abordagem foi incrivel,pois no fundo não acreditamos que passarinhos inofensivos possam nos "morder"
    beijão

    ResponderExcluir
  21. Te encontrei lá na Yasmine e vim te conhecer. Adorei isso! Já te seguindo e te linkei nos meus favoritos, com muita honra! Abrçs, Milla

    ResponderExcluir
  22. Muito bom texto, amiga.
    Parabéns!

    Fico aguardando o outro, que, com toda certeza, vai ser espetacular ;-)

    Tudo de ótimo pra você e seu marido.

    Saúde & Paz!

    Beijos,

    Cid@

    ResponderExcluir
  23. Marli
    Num texto tão curto, falou tudo.
    Como sempre, você é ótima.
    Vou aguardar ansiosa o outro post.
    Mas sabe que às vezes fico abestalhada com certas pessoas. Acham que podem fazer tudo só porque estão na internet? Fala sério!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  24. Vim conhecer este espaço e gostei muito do que li,belo texto,convido para conhecer o meu blog,beijo

    ResponderExcluir
  25. Concordo, Marli. É preciso diferenciar liberdade de expressão de esculhambação. Democracia é acima de tudo respeitar o outro, a gente até pode e deve ter opinião própria, mas fazer críticas dentro da moralidade e respeito. Beijos.

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli