quinta-feira, dezembro 09, 2021

NATAL, LUCIDEZ E DELÍRIO


Que os pedidos feitos às estrelas sejam todos atendidos.
Feliz Natal!


Marli Soares Borges -



Já vou avisando: pode pular fora desse post, ele está muito chato. Escrevi sobre o Natal, mas minha cabeça estava dando voltas. 

Ceia, festas, troca de presentes, cartões, música, decoração, árvore de natal, luzes, guirlandas, presépio e Papai Noel. As imagens bonitas na telinha me fazem lembrar os natais passados e as caras felizes dos meus filhos e mais tarde dos netos, abrindo os presentes. E num relance começo a pensar nas crianças pobres. E penso no dinheiro que a corrupção rouba do povo. E penso no Natal. E penso nos abraços. E penso na pandemia. Tudo ao mesmo tempo. E - porque sonhar não custa nada -, sonho com pessoas melhores. Sonho com gente que não rouba e que aplica o dinheiro público no fim a que se destina. Sonho com saúde e dignidade para milhões de crianças que vivem em situação de miséria extrema.

Crianças que neste momento estão querendo comer e não têm nada. Algumas até escrevem ao Papai Noel pedindo um pedaço de bolo de presente. Sonham com uma boneca, uma bola. Uma barra de chocolate, a primeira de suas vidas. Pedem um sabonete, um colchão, um travesseiro. Um copo de leite. E, qualquer uma dessas coisas é verdadeira extravagância diante da miséria em que vivem. 

Fizemos muito pelas crianças pobres em geral, muitas leis, muitos direitos. Mas penso que não podemos nos orgulhar de nada, porque ainda não lhes fizemos justiça. E daí? Elas que esperem. A Justiça está ocupada defendendo criminosos, a maioria podres de rico. Crianças pobres, miseráveis? crianças que perderam os pais na pandemia? crianças sem Natal? ora, deixa pra lá.

Mas elas têm sonhos de criança e isso me aperta o coração; elas não são personagens, elas existem de verdade. Essas crianças fazem parte do mundo, são viajantes do mesmo tempo que eu e, embora a fome lhes tire a dignidade, suas vidas carecem de respeito. Parece que quanto mais elevada a cátedra dos juízes, mais difícil é o entendimento de que, na trajetória da vida estamos todos irmanados. 

Parcialidade é o mantra da Justiça no Brasil. Se uma criança com fome, furta um pedaço de pão, seu destino será traçado com mãos de ferro. Já os VIPs da política, por exemplo, muitos deles condenados em processo regular, continuam rindo na nossa cara, mentindo e até concorrendo à eleições para altos cargos no país. E ostentam sua riqueza nojenta, roubada de nós. Pagamos impostos abusivos e não recebemos nada em troca. Eles roubam descaradamente nosso dinheiro suado. (Aqui um parênteses, porque meu coração de velha está dolorido e não suporta mais tanta injustiça e desfaçatez. Quero banimento, guilhotina, abdução, sei lá o quê. Rigor para essa gente imunda que enriqueceu à custa do nosso trabalho, da miséria do povo e da dor das nossas crianças).

Já pensou se esses ladrões do colarinho branco fossem obrigados a devolver o dinheiro que roubaram? e se esse dinheiro voltasse agora no Natal e alimentasse as crianças? Menos, madame! chega de falar besteira, ninguém quer saber dessas coisas agora. 

Tá bom, stop.

Hora de começar meus preparativos, tanta coisa a fazer, a árvore pra montar, a casa pra arrumar, a decoração, a música, as comidas, as bebidas, os doces... e as arrumações de última hora.  

E os presentes? Não tem. Faz tempo que não trocamos presentes no Natal. Meus netos cresceram e estão noutra vibe. Bom seria se no Natal as pessoas, em vez de só abrirem presentes, pudessem também abrir seus corações e falarem umas com as outras, sem constrangimentos. Com simplicidade e clareza, tudo na santa paz, (tá bom, esquece...).  

A pandemia mexeu muito comigo e deu uma esfriada nos projetos de Natal, reconheço. Mas dezembro é um mês mágico e o espírito natalino sempre toma conta do meu coração. Apesar desse contexto desalentador que envolve o mundo, sinto que o Natal não perdeu o significado para mim e sigo querendo minha árvore enfeitada. Ela continua sendo um referencial de alegria para o Ano Novo que vai chegar. Como somos-todos-papai-noel-aqui-em-casa e estamos devidamente vacinados, vai ter uma singela comemoração familiar de agradecimento e prazer pela vida, pois em meio a tantas mortes nessa pandemia, nós estamos aqui. Obrigada, Senhor, obrigada pelas nossas vidas! E um brinde ao esforço de quem fez as vacinas chegarem até nós. 

Na "Noite Feliz", meu marido e eu olharemos nossa árvore e silenciosamente faremos nossa oração natalina. Agradeceremos nosso tempo e pediremos um pouquinho mais. E ficaremos encantados com nossas vidas e brilharemos feito luzinhas, como acontece há mais de meio século. Tem gente que diz que isso é bobagem. Pode ser. Mas essas bobagens me fazem vibrar, me dão força e entusiasmo. Meu lado criança desperta de olhos bem arregalados. E minha visão se expande e vejo as cores da alegria.

Ô gente, desculpem meus delírios, sou do século passado, já devo estar batendo o pino.


Feliz Natal! 
Que os pedidos feitos às estrelas sejam todos atendidos.


E que Deus guarde esses políticos canalhas no espaço sideral; que entrem em ebulição e congelamento absoluto no vácuo. Por toda a eternidade, amém.

* * * * * * * * * *

62 comentários:

  1. Marli, nesse pós(e ainda denteo da pandemia) estamos todos com as cabeças parece mais antenadas e mais sensíveis.
    Não é uma bela propaganda que vai nos enganar.
    Sabemos, já que a toda hora recebemos pedidos de ajuda de pessoas , que a situação não está nada boa.
    Ontem mesmo vimos o menininho pedindo ao P.Noel carne para um churrasco pois não comia desde o início pandemia. Tristeza.
    Esse foi ajudado e os outros tantos ?
    Na noite de Natal, tantos estarão sem nada!

    Mas mesmo assim, festejaremos o Natal, no seu maior sentido...

    Aqui estaremos com filhos esse ano, e ainda com o que chega de Dubai...
    Corações felizes, animados, mas sempre atentos ao que tudo acontece perto de nós...

    beijos, FELIZ NATAL! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Chica. Aproveite o Natal com os filhos. Alegre-se, afinal não temos poder para salvar o mundo, infelizmente.
      Bjs

      Excluir
  2. O seu texto em forma de desabafo não é nada mais, nada menos que uma revolta... Mas uma revolta com muito sentido, sim. Existe milhares de pessoas e crianças que não têm nada para comer diariamente quanto mais no natal.
    Fazem-se exageros, estraga-se. Iluminam-se as cidades, tudo lindo... Mas os sem abrigo apenas se contentam a olhar os enfeites e, dormir sob eles.

    Esses de colarinhos brancos são os maiores corruptos, roubam milhões e estão sempre bem....O Pobrezinho se roubar um pão para comer já está à pega.
    .
    Não sou nada de exageros. Desembrulham-se lembranças, os netos. Os grandes não precisam. O que importa é uma boa e animada conversa em volta da mesa. O Natal é a magia das crianças.

    Parabéns pelo seu texto!
    *
    Quantas vezes subo os degraus da minha alma
    *
    Votos de uma boa noite:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Cidália.
      Às vezes tenho mesmo que abrir a boca, e dizer umas e outras, rs.
      bjs

      Excluir
  3. Que desabafo Marli, esse é nosso mundo e principalmente o nosso país, não precisamos viajar para nos deparar com tanta pobreza, em todas as cidades é o que mais tem.
    Vejo isso em pessoas próximas a mim. se fazemos por um, proporcionamos uma ceia melhor para uma família, está bem no dia de Natal eles tem algo melhor e para os outros dias,o que fazer?
    Isso me deixa muito triste.

    Com fé em Deus vou passar em casa com minha família, meus 2 filhos moram aqui perto e estão vacinados, meu neto vai passar com a avó materna que mora na praia.

    E para todos nós e a humanidade meus votos de paz, saúde e muitas benção.
    Que se renove a magia e o encanto do Natal en cada coração e princilamente seja um feliz Natal para as crianças.
    Paz para todos nós! Boa noite amiga.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fatyma.
      Passou, passou. Infelizmente não posso fazer justiça nem curar os problemas do mundo. No máximo posso falar. Pois já falei. Agora é deixar o espírito do Natal tomar conta e aproveitar o agora.
      Obrigada por comentar.
      bjs

      Excluir
  4. Amiga Marli,
    Sentimento à flor da pele neste texto natalino. Mas, não é para menos, estamos finalizando um ano virótico e entrando em mais outro ano de distopia, neste nosso Mundo ainda muito pandêmico. Citar clichês de dias melhores é preciso, porém, só dizer, não tornará nada possível e salubre para a humanidade outra vez.
    Em (Lucas 2:14), encontramos este versículo bíblico:

    “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade...”

    Porém, onde estão os homens lúcidos e de boa vontade do Mundo?

    Beijos e cuide-se!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, Douglas. Mas tem muita gente de boa vontade no mundo. Sei que tem. Acontece que esses bons não têm poder, não têm armas para lutar e fazer as mudanças necessárias. Estão à mercê dos maus e das maldades.
      Emfim, vamos indo.
      Obrigada pelo comentário.
      bjs

      Excluir
  5. Boa crônica Marli.
    Um grito que bem poderia ser ouvido pelos que se locupletam e fomentam uma miséria que assola os povos mais pobres do mundo, principalmente aqui nesta terra sem memória, que renega sua historia. Eu tinha comigo, que Natal é uma festa injusta, porque perdera seu sentido em nome de abastança enquanto em muitos lares reinava a miséria total. Um Natal sem sobras mas com pão em todos os lares, principalmente aqueles jogados nos morros.
    Natal trás este sentimento de justiça que tanto clamamos.
    Um abração amiga e que possamos ver a solidariedade dando um pouco de alimento aos que tem fome e fome de justiça aos detentores de poder.
    Beijo e feliz fim de semana amiga.
    Posso assinar com você?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Toninho.
      A gente grita, esperneia, faz um barulhão, mas não adianta nada. Quem pode modificar esse quadro não quer nem saber. Nossos valores de nada valem. Fazer o quê? Pelo menos mais barulho, botar a boca no mundo.
      Que bom que você gostou, às vezes me dá nos nervos essas canalhices, rs.
      bjs

      Excluir
  6. Querida Marli, gostaria de associar-me a este que, considero ser o teu grito de revolta, grito de alerta, teu profundo lamento pela incapacidade que sabes que tens para, de algum modo, acudir a tanta miséria humana, principamente para socorrer as crianças que só pedem ,de presente, uma fatia de bolo. Nesta epoca natalicia, talvez a tenha, pois a solidariedade aparece, como toque mágica, no coração dos homens mas, depois? Logo que se apague a última luzinha nas ruas, a humanidade do ser humano desaparece como por magia, também. Tudo volta à normalidade e às correrias à busca de mais dinheiro e poder. Aqui, apetece-me lembrar a mensagem da Yoko Ono ( começar de novo ) ; também eles não conseguirão perdoar a indiferença do mundo , a desumanidade com que são tratados e, infelizmente, principalmente as crianças, não perdoarão a discriminação que sofrem por parte do Pai Natal que se esquece deles e não lhes dá aquele bolinho que tanto desejaram. Como a Yoko, apetece-me também pedir-lhes desculpa ; DESCULPEM - ME por fazer muito pouco, por desligar a televisão para não me incomodar, por desviar o olhar daquela criança que pede na rua......enfim... desculpem a falta de lucidez, deculpem o nosso delirio pelas compras de Natal, pelo exagero da ceia, pelo tanto de desperdicio depois dela. Tenho que me perdoar a mim mesma por tamanha indiferença se quiser começar um novo ano como uma pessoa verdadeiramente nova. . A todos os desafortunados deste nosso mundo, peço desculpas e a ti, querida Amiga, agradeço este belo texto que tem, obrigatoriamente , de nos levar a reflectir no nosso modo de viver e de olhar o que se passa à nossa volta. Temos de repensar as nossas atitudes. Com um forte abraço, deixo os meus votos de que tenhas um Feliz Natal e que os teus " pedidos às estrelas sejam todos atendidos ". Muito obrigada por seres essa pessoa linda; não te conheço, mas bastam-me as tuas palavras para saber que desse lado está um ser humano preocupado, ciente do sofrimento que grassa por esse mundo fora e, de certeza, sempre de coração aberto ao outro. Para mim, foi um gosto enorme ter-te conhecido. O melhor presente que te posso dar, Marli é a minha sincera Amizade e é, principalmente, esse que vou oferecer a todos os que me rodeiam.
    Emilia 💝 🌲 ⭐

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Emília.
      Você é uma querida. Obrigada por esse comentário que amplia e contribui com a mensagem do post. Obrigada por tuas palavras tão bacanas. Uma das coisas boas da blogosfera foi a gente se conhecer e afinar tão bem nossos pensamentos. Realmente, tua amizade é um presente que valorizo muito e quero muito manter. Volte sempre, adoro teus comentários.
      Bjs

      Excluir
  7. Boa tarde Marli,
    Uma excelente Crónica com tudo explicado e falado ao mínimo detalhe, e não posso deixar de estar completamente de acordo com todos os sentimentos que o seu coração ditou.
    Assim anda o mundo. Uns a roubar, outros a passar fome e outras necessidades.
    Uma enorme desigualdade e injustiças que a Pandemia ainda veio mais agravar. Pobre mundo o nosso.
    Medidas para solucionar ninguém tem.
    Pela nossa parte que, pelo menos, não deperdicemos. Só o amor podemos espalhar à vontade.
    Apesar de tudo, Feliz Natal, com saúde
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ailime. Vamos curtir o Natal e agradecer o que temos.
      Bjs

      Excluir
  8. Oiee Marli!!
    Você iniciou a sua crônica dizendo estar muito chata, claro que não acreditei porque sei que é exímia cronista. Todo final de ano temos as mesmas inquietações, e no Natal passado foi um horror. Estávamos confinados, quase que no auge dessa praga que jogaram no planeta. Penso que esse ano está melhor. Parabéns pela beleza do texto, que nos faz refletir sobre o que é e o que não é importante nessas alturas. Você é ótima. Gostei muito.
    Beijo carinhoso. 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maria lucia!
      Que bom que você gostou, às vezes me da vontade de por para fora umas magoas que vou colecionando. Quero desocupar um pouco meu coração, dar uma relaxada. sentir de novo o espŕito do natal

      Excluir
  9. Oi, Marli!

    Suas inquietações refletem sobre todos nós, pois a nossa configuração é exatamente assim..do jeitinho que você definiu.

    Deus abençoe ricamente seu doce lar com saúde e alegrias.

    Feliz Nata!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus nos abençoe a todos, Ivaneide.
      Obrigada por comentar.
      bjs

      Excluir
  10. Abristes o seu coração aqui, Marli e concordo com tudo que escreveu. Estás certíssima.
    Apesar dos pesares te desejo um Feliz Natal e que o Ano Novo seja um pouco mais leve pelo menos.
    Deixo um beijinho carinhoso.
    Juja manda ronrons natalinos para Momo
    Verena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Verena, às vezes saio da casinha, rs.
      Obrigada pelo comentário e pelos votos de feliz natal, que retribuo.
      bjs

      Excluir
  11. Natal, Lucidez e Delírio _ faz sentido Marli,
    Há os que entram pelo Dezembro ,tirando a árvore da caixa(nunca gostei daquelas árvores compradas em papelaria)rs ,as poucas que tive no tempo das crianças porque é sempre elas que importa nessas comemorações, foram inventadas com troncos que a gente amava pintar de branco_ mas não sou adepta de nenhum comemoração Natal então nem me fale em sair para comprar nada_ desde sempre vou para ceias de amigos ou da família. rs E espero ansiosa pelo Janeiro_ gosto da virada de Ano , 365 dias vencidos, mas nada de jogar flores no mar ou vestir amarelo. Gosto mesmo da horinha mágica de brindar com meus filhos e amigos ,o que nos espera.E Janeiro é claridade , é início de tudo , é sol e mar !
    Então, amiga já estou exagerando e mudando o assunto rs ,também batendo o pino (e vivo me policiando),mas quando encontro um texto bom como o seu emendo numa conversação sem fim.Tipo cartas gigantes rs
    Grande abraço,gostei do desabafo e so me resta desejar um lindo e Feliz Natal e Amém nós todos amiga .Que termine logo esse dezembro.Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei que faz sentido, Lis, pois é exatamente isso que escrevi: a realidade e o sonho de natal, a lucidez e o delírio.
      Que bom que você gostou do texto! Eu adorei teu comentário! E vamos bater o pino juntas, rsrssss!
      bjs

      Excluir
  12. Que posagem linda , marli . Um verdadeiro desabafo que saiu do fndo do coração . Tb fico pensando nisso tudo que vc falou e não me sai da cabeça a "catinha de um menino " que vi na Net em que pedia um pedaço de carne prá comemorar com a família . Isso me corta o coração . E tantos outras misérias que tenho visto por aí . Bom , melhor parar por aqui , pq meu coração sangra embora meus olhos não lacrimejem . Boa noite . Grande abraço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Edite, mas infelizmente nosso poder se resume apenas em escrever e um texto grande quase ninguém lê, e um texto chato pior ainda. Mas, enfim, vamos nos alegrar. É Natal.
      Obrigada pelo comentário.
      bjs

      Excluir
  13. Falou e disse, Marli! Tanta injustiça, maldade e egoísmo, mas, vamos nos alegrar
    e festejar o Natal com todo amor, celebrando o Rei dos reis, o Príncipe da Paz!
    Bjs. Bom sábado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anete.
      Vamos nos alegrar sim, nós, na verdade, só temos a agradecer.
      Obrigada pelo comentário.
      bjs

      Excluir
  14. Olá, querida guerreira, essa tua belíssima crônica é um grito de guerra, sim, um grito contra uma justiça que falha com bandidos, com criminosos. Dizer o que? Que tudo aqui é maravilhoso, que teremos um Santo Natal... e todo esse encantamento que não me encanta mais? A ilusão desapareceu. Não resistiu!! Levou nossos sonhos, os sonhos dos filhos e dos netos, de quem os tiver. Agora, é só esperar a continuação da sujeira que continuará logo depois dessas festas.
    Belíssima tua crônica, é isso aí, amiga!!
    Um beijinho, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Taís.
      Impossível tapar o sol com a peneira. Por outro lado, resolver essa situação, como? Apaga-se um incêndio, surge outro. Assim são os males do mundo, desde que o mundo é mundo. Essa é a verdade.
      Obrigada pelo comentário.
      bjs

      Excluir
  15. " A boca só fala do que a Alma sente"; neste caso a escrita sai das razões que a Alma sente.
    Magnífica Crónica Natalícia. As nossas ilusões de outrora já não se aplicam ás crianças de hoje. Perdeu-se a magia que a todos envolvia e ocupava.
    Dizem que é dos novos tempos!... Eu direi que os "velhos" ainda sentem o ar que se respirava neste tempo do tempo.
    Parabéns, Amiga.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sol.
      Tem horas que preciso falar um pouco...
      Com certeza "os "velhos" ainda sentem o ar que se respirava neste tempo do tempo". E era um ar muito bom.
      Obrigada por comentar.
      Bjs

      Excluir
  16. Oi querida Marli!
    Passando para reler o seu belo texto e te desejar um bom fim de semana.

    Beijinhos e que seja um Natal de paz.

    ResponderExcluir
  17. Magnifico texto. E como seria um mundo bem mais fraterno e amigo se os seus pensamentos e sonhos se tornassem realidade e se abríssemos realmente o nosso coração aos outros e não as tradicionais prendas de Natal, tantas vezes inúteis e dadas por obrigação. Infelizmente, a corrupção e injustiças circulam por todo mundo, uns têm em demasia e outros possuem apenas uma mão cheia de nada.
    Rezemos para que a Luz e Espírito do Natal, consigam iluminar todos os corações, principalmente aqueles que se encontram envoltos em escuridão, dor e sofrimento.
    Um grande beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rezemos, Maria, vamos rezar juntas.
      A luz há de chegar aos corações!
      Obrigada pelo comentário.
      bjs

      Excluir
  18. "E penso no Natal. E penso nos abraços. E penso na pandemia. Tudo ao mesmo tempo..."

    Boa tarde de domingo, querida amiga Marli!
    Uma avalanche de sentimentos tem tomado conta do nosso ser.
    Não devemos desanimar, mas só mesmo pela Graça Divina.
    No Natal do correios, por exemplo, as crianças pedem material escolar completo. Fico pensando que gostariam de pedir um brinquedo como é típico da idade delas. Bem, não me contento em não dar um brinquedo junto com o outro pedido que, na certa, vem da mãe... Pela carência material.
    O que mais me tocou no post foi quando você relevou que, ao invés de abrirmos presentes materiais, pudéssemos abrir o coração para falar com os nossos na simplicidade e sinceridade...
    Lindo demais!
    Também brilho no Natal, independente das circunstâncias externas. A Luzinha do Menino Jesus brilha em mim me dando forças para entrar no novo ano com ânimo e generosidade.
    Preciosa conversa sobre magia e delírio que todos temos.
    Parabéns, querida!
    Tenha dias pré Natal abençoados!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Rosélia.
      Eu gosto do Natal e do Ano Novo. Fico triste, com as injustiças, penso um montão de coisas, mas passou, passou... e lá vou eu aproveitar o que posso!
      Obrigada por comentar.
      bjs

      Excluir
  19. Uma belíssima crônica, Marli. Vamos unir orações neste Natal.

    Paz e luz
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  20. Olá Marli!
    Excelente texto aqui nos presenteia!
    Muita verdade aqui referenciada, para nos alertar das injustiças em que as crianças pobres são vítimas.

    Parabéns minha amiga!
    Votos de uma excelente semana, com muita saúde!
    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima semana pra você também, Mário!
      Obrigada pelo comentário.
      bjs

      Excluir
  21. Pensamentos que são um desabafo, um grito, em pedido de basta. O bom e o meu presente em nossas cabeças. Mas a esperança não pode morrer porque não podemos passar sem ela... Gostei da sua crónica.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  22. Um desabafo merecido e com muita lucidez. Não há como nos calarmos diante das injusticas. No Natal sempre gosto de agradecer e orar por um mundo mais igualitário. Que seus pedidos se realizem, O mundo mudou, mas as crianças têm suas ilusões e necessidades. Boa semana, bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes a gente tem que botar pra fora, Norma, é muita coisa ruim... mas passa e volto pra casinha de novo.
      Obrigada por comentar.
      Bjs

      Excluir
  23. Texto/desabafo corajoso, que gostei muito de ler.
    Bobagens aqui Marli, nem uma. Nunca cale o que lhe dita o coração.
    Beijo, boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade teresa, isso e que é o pior, é tudo verdade.
      Obrigada por comentar
      bjs

      Excluir
  24. Desabafo bem corajoso.

    Beijinhos e uma boa semana


    https://duasirmasmaduras.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  25. infelizmente o natal não é igual para todos

    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Olá, Marli
    Achei esta sua crónica excelente, e absolutamente de acordo com o que penso. E tocou-me especialmente porque o tema "crianças" mexe muito comigo.
    Não só porque agora é Natal, mas porque as crianças (milhares, milhões...) vivem tão desprotegidas e desamparadas que chega a doer só pensar nisso.

    Este ano o meu Natal vai ser bem diferente daquilo que há uma semana atrás pensávamos: o meu genro está gravemente doente e provavelmente passará o Natal ainda no hospital onde se encontra. Nada se pode ter como certo na vida...

    No dia 16 publicarei no meu blogue um pequeno conto alusivo à época natalina. Talvez queira ir ver...

    Minha querida, que o seu Natal seja muito, muito feliz!!!

    Votos de uma feliz Terça Feira e boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Mariazita
      Que bom que você gostou da minha crônica. Achei um pouco afastada do que eu pretendia escrever para o Natal, mas, enfim, transcrevi os sentimentos que brotaram do meu coração.

      Que coisa minha amiga! A vida é mesmo um caminho de incertezas, como está o seu genro? alguma melhora, um prognóstico mais leve, pelo menos? Desejo que tudo se resolva bem e que ele possa voltar rapidamente ao convívio com os familiares.

      Você vai publicar um conto de natal? Irei correndo ler e comentar, imagino que deve ser excelente, como sempre é o que você escreve.
      Bjs, Marli
      (fé em Deus e muita força pra vocês)

      Excluir
  27. Bom dia, Marli!!!
    Diante de tudo o vemos, vivemos, da parcialidade da Justiça(está mais para IN[justiça]), Pandemia e tudo o mais, ficamos todos abalados, fica difícil nos concentrarmos somente no lado bom da situação, do Natal!
    Mas sei que no fundo, todos nós, trazemos dentro de si, este espirito Natalino, que especialmente nos invade e transborda nestes tempos e vamos sim, amiga, agradecer, nos reunir, celebrar a vida e tudo o mais que tivemos, recebemos e mantenhamos a fé, fazendo a nossa parte, por um novo ano melhor, quiçá um tiquinho mais justo, em todos os sentidos.
    Gostei muito de ler seu texto, lúcido por demais, algo que me identifico muito.
    Feliz e abençoado Natal pra você e toda sua família e
    que em 2022 você continue nos presenteando com seus escritos amiga, que seja um ano de muita saúde e realizações!
    Beijinhos
    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Valéria
      Fico feliz que você gostou e se identificou com minha lucidez e, pelo seus dizeres noto que também assentiu com meus delírios, rs.
      Obrigada pelo comentário e pelos votos, desejo também que em 2022 você continue nos presenteando com suas palavras lindas e seus posts maravilhosos.
      bjs, Marli

      Excluir
  28. Não achei nada chato, Marli; achei ótimo e estou feliz de ter lido. É um texto muito bom e que nos chama à reflexão. Também acho que não existe presente melhor do que dar-se aos outros, principalmente às crianças, de todo coração! Meu abraço, amiga; boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Árabe
      Ufa, que bom que você não achou chato meu post. Sabe como é, às vezes a gente escreve uma coisa e o leitor lê outra (ave! Quintana!)
      Obrigada pelo comentário
      bjs

      Excluir
  29. Faço minhas as palavras do nosso amigo Árabe, 'não achei nada chato' e até me ri na conclusão.
    O Natal sempre me provocou esse turbilhão de sentimentos, por um lado, a festa da família e das crianças, por outro lado, a guerra, a pobreza de tantos no mundo, os refugiados...
    Há que ser realmente comedido e dar esse exemplo...

    Gostei muito de ler, Marli. Não nos podemos calar.
    Tenho pena que não leia os meus poemas no Refúgio dos Poetas, escrevi uns poemas contestando que sei que gostaria de ler...
    Para aceder ao blogue, basta clicar no meu nome que aparece neste comentário...

    Voltarei com o meu postal, agradeço os votos que formulou e retribuo-os. Abraços
    ~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Majo
      Você é craque em sutilezas, já notei isso! Parabéns! (sutilezas - e ironias - são exercícios intelectuais que somente alguns conseguem captar). Era para rir mesmo na conclusão. Depois da lucidez e do delírio, eu quis fechar o texto com um pouco de leveza e humor.

      Vou visitar seu outro blogue e ler seus poemas, tenho certeza que gostarei.
      Obrigada pelo comentário
      bjs

      Excluir
  30. Ah Marli...

    Sua escrita foi muito forte, intensa! Do tipo que dá um chacoalhão na gente.

    Não tem como não ter empatia com a dor do outo, é muito triste tudo o que vem acontecendo. a pobreza, a miséria, a fome, tantos sem um lar, vivendo nas ruas.

    Eu entendo seu desabafo. Seu texto foi necessário!

    Confesso que não tenho muito clima para o Natal, mas aprecio quem consegue fazer essa data transbordar beleza.

    Desejo que esteja bem e feliz ao lado da sua família! E que seu último desejo escrito nas últimas linhas do seu texto seja concretizado.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eliana
      Como falei no texto, eu consigo abstrair e viver o clima de Natal! Apesar dos pesares, amo o Natal e sempre trato de buscar alegria nessas noites de congraçamento familiar.

      Obrigada pelos votos, que retribuo nesse momento. E vamos torcer para que meu desejo escrito nas últimas linhas do texto, se concretize! já pensou?, rsrssssss

      Obrigada por comentar.
      bjs

      Excluir
  31. É muito importante falar disto, é vergonhoso, vivemos num mundo ondo o dinheiro está muito mal distribuido, não compreendo como podem estes milionários e este políticos acumular tanto dinheiro nas suas contas bancárias, por mais que eles comam e viagem não conseguem gastar os milhões e tanta gente a passar necessidade básicas.
    Também sonho com um mundo melhor.
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Micaela
      Vamos sonhar, vamos rezar, vamos nos alegrar e emanar boas energias. Todos estamos precisando, não é?
      Obrigada pelo comentário.
      Boas Festas!
      bjs

      Excluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli