domingo, março 09, 2014

DO NASCIMENTO À MORTE

Pintura de Georgia O'Keeffe

Sorry, não torça o nariz, 8 de março é dia de alegria e não podemos passar em branco. "Dia Internacional da Mulher" é dia de saudar-nos umas às outras. Dia de abraços e apertos de mãos. E também de agradecer às mulheres e homens -- muitos deles -- que no passado deram seu sangue para que hoje pudéssemos ostentar os documentos que identificam nossa cidadania.


De lá para cá, estamos avançando a passos rápidos e somos vencedoras na luta pela conquista de nossos direitos. Somos unidas, inteligentes e informadas. Aprendemos a nos articular nos conflitos. Aprendemos que a união é nosso trunfo e estamos abandonando -- aos poucos, é verdade -- a maldita rivalidade que tanto nos escravizou e detonou nossa auto-estima, naqueles tristes tempos em que a gente não era ninguém. Aprendemos a ser solidárias umas com as outras. Confiamos em nós. E digo isso sem medo de errar, porque ninguém consegue avançar no campo dos direitos sem essas qualidades. Portanto, aviso aos navegantes: desistam de tentar nos jogar umas contra as outras. Isso de "dividir para melhor reinar" já era, e cá entre nós, foi um golpe baixíssimo que nos aplicaram durante quase um século e, reconheço, foi uma pedra no nosso sapato, e nos enfraqueceu demais como sujeitos de direitos. Ainda bem que conseguimos neutralizar os ataques e, hoje em dia, somos independentes de dentro para fora. E isso nada tem a ver com sustento, com riqueza, com independência financeira e tals. Nada mesmo. A independência emocional se alicerça em outros fatores e tem outra natureza. E não guarda qualquer relação com a classe social, é igual para todas. A gente simplesmente pensa com a nossa cabeça.

Aleluia!

Mas não pense que estamos com a vida ganha. Não mesmo. Ainda tem muito chão pela frente e muitos direitos a conquistar. Estamos engatinhando na arte de lidar com os homens. Eles não são fáceis quando se adentra no campo dos direitos, o que torna complicado ser mulher. Por exemplo, até hoje, no trabalho, ainda não estamos concorrendo com eles em igualdade de condições. Temos sempre de ser melhores, MUITO melhores. E isso é uma injustiça. Calma. É só uma questão de tempo, as mudanças acontecerão, acredito. E tem muito mais coisas, outro dia escrevo sobre. Agora um alerta, please, não caia naquela conversinha rançosa de que não é pra gente perder a ternura, que não precisamos competir com os homens porque já nascemos na frente e blablablá. Era o que nos diziam lá nas cavernas, para nos engambelar e surrupiar nossos direitos. Chega de papo furado. Nossos direitos são sagrados e vamos continuar lutando por eles. Todos os direitos que temos agora, tiveram de ser conquistados na marra. Ninguém nos deu de graça.

E agora um recadinho: valorizem-se mulheres, além de nosso intelecto, nossa sensibilidade, etc., carregamos em nosso corpo uma graça divina, a maior delas: podemos dar à luz um novo ser! Somos donas desse departamento e ninguém muda isso! E, de quebra, ainda gerenciamos o Departamento do Colinho. Explico. Vivemos a vida inteira dando colinho para os homens, aqueles fortões. Ao nascer lhes damos nosso colinho de mãe, nosso seio que amamenta; na mocidade lhes damos nosso colinho de amante, nosso seio que encanta, e na velhice lhes damos nosso colinho de aconchego, o porto seguro para amenizar suas mágoas. 

Já viu, estamos em todas, do nascimento à morte. Merecemos os parabéns.

- Marli Soares Borges - 

11 comentários:

  1. Marli:
    Ser mulher não é tarefa fácil.
    Mas, com certeza, sabemos desempenhar com bravura esse papel.
    E aproveite esse dom da escrita que você tem para participar do projeto uma imagem - 140 caracteres, ok.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  2. A tarefa nunca acaba. Não é mole mesmo!! Mesmo assim merecemos os parabéns! beijos e

    ≈ ☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆
    .:*♥*:._.:*♥*:._.:*♥*:._.:*♥*:._.:*♥*:.
    ≈ ☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆

    Parabéns pelo nosso dia!!chica

    ResponderExcluir
  3. Claro que vcs merecem, Parabéns,dia das mulheres deveria ser todos os dias.
    Vocês são merecedoras de verdade.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Marli, qualquer pessoa bem formada, sabe a mulher só é diferente do homem, fisiologicamente. O que a torna precisamente o complemento deste.
    No fundo, o mundo sem as flores mulheres seria como um deserto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Marli
    Voce escreveu muito bem!
    Eu acredito que minhas sobrinhas mulheres. Tenho duas. Uma de 21 anos e outra de seis meses.
    Elas sim verão tudo com os seus olhos, pois acredito que acontecerá uma mudança radical no comportamento dos homens quando Leticia estiver com 21 anos.
    Veja por mim tá?
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  6. Muito bem colocadas as conquistas e o q1uanto somos colo do início ao fim. E o mais importante é que este colo se diversifica e acolhe em diversas sensibilidades.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Uffaa...fiquei cansada só de ler Marli...quantas tarefas temos...kkk..
    Somos uma benção divina mesmo...rs!!!
    Textaço!!!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  8. Bela e justa homenagem, Marli! A mulher, realmente, é o princípio de tudo... até da nossa própria vida! Belo post, boa semana.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Marli!
    Foi muito bem dito em toda a sua integralidade! Sempre houve uma conspiração contra nós mulheres também vinda de outras mulheres que querem destruir tudo que já foi construído.
    Assino embaixo do teu texto!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post! Parabéns atrasado para nós!
    Bj e fk c Deus.
    Nana,
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ótimo post! Parabéns atrasado para nós!
    Bj e fk c Deus.
    Nana,
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli