quinta-feira, março 06, 2014

DE URUBU E URUCUBACA


Jamais pensei que acreditaria em olho gordo. Até o dia em que acreditei.

Naquele tempo - minha adolescência - era moda as pessoas decorarem o interior de suas casas com plantas ornamentais, principalmente samambaias, plantadas em vasos suspensos, -- aliás, ouvi dizer que a moda está voltando. E vovó tinha várias, e cuidava de todas com amor. Mas havia uma que se destacava, parecia uma renda e era a mais linda de todas. De um verde brilhante era uma planta adulta, forte e saudável. Até que um dia, se não me engano, num sábado, bateram palmas lá fora e vovó correu para atender. Era a vizinha do lado que viera conversar um assunto importante, sei lá... Só sei que assim que ela deu com os olhos na samambaia, desdobrou-se em elogios: coisa mais linda, como você consegue? Deus, ela é toda rendada! Olha, estou maravilhada, esta sim ficaria bonita na minha sala, você me dá uma muda? Claro, disse vovó, assim que 'brotar', farei a muda para você. E a vizinha falava no tal assunto importante e voltava a elogiar a planta. E vovó, que no início estava feliz com os elogios, passou a sentir-se meio desconfortável, com um não-sei-quê de aflição que não conseguia entender, e por isso foi tratando de 'despedir' a visita. Ufa, graças a Deus ela foi embora, suspirou vovó aliviada. Na sequência, entramos na sala e... bom, aí, tomamos o maior susto. A folhagem antes viçosa, jazia agora murcha, A-CA-BA-DA, nem sombra do que fora há poucos instantes! Não conseguimos recuperá-la de jeito nenhum. Estava mortinha da silva e seu destino foi o lixo. E vovó ficou inconsolável.

Verdade, gente.

Olho gordo, disse vovó, inveja da braba, isso sim! Jogou urucubaca em mim e matou minha folhagem! A inveja é uma tristeza, minha filha! Fuja das pessoas invejosas. Valha-me Nossa Senhora!

Guardei aquele episódio na memória e durante muito tempo acreditei em olho gordo. Hoje em dia, não mais. Aprendi que a inveja cumpre sua sina é no coração dos invejosos. Puxa vida, que tipo de gente é essa, que não consegue suportar o sucesso e a felicidade dos outros? Para quê, carregar no olhar esse roubo de energia vital? Dúvidas, sempre dúvidas. Contudo, a idade avançada clareou em mim algumas coisas e penso que embora a inveja mate -- como vovó passou a me catequizar pela vida afora --, ela (a inveja) não tem tanto poder assim. Temos mais é que enfrentá-la com armas de longo alcance: alegria, senso de humor e firmeza. Não vejo a menor necessidade de esconder as coisas novas, o sucesso, e muito menos os dons pessoais que desenvolvemos ao longo da vida. E nada de falsa modéstia também. O ingrediente básico é um só: o bom senso. É assumir -- com firmeza e merecimento -- as riquezas que nos pertencem, mas por outro lado, não pegar carona na ingenuidade e sair por aí alardeando sua vida, seus projetos e esperanças. E por favor, sem ostentações, ok? Assim você acaba atiçando a inveja dos outros!

Xô urubuzada! A urucubaca não me pertence!

Talvez vovó pudesse ter saído ilesa daquele olho gordo, se tivesse conseguido cortar o padrão vibratório da invejosa, usando e abusando do senso de humor, da alegria e da presença de espírito, virtudes que sempre foram tão marcantes em sua personalidade. Mas ela se deixou tocar pelo medo e ficou sem ação.

-Marli Soares Borges -
* Nada contra os urubus (as aves não têm culpa de nada, rsrsrs)

22 comentários:

  1. Marli, ri muito do seu "a idade avançada". rs Você (nós) está na flor da idade!
    Olha, não sei se acredito ou não, no tal "olho gordo". acho mesmo que a gente o recebe ou não, conforme nossas fraquezas. Outro dia eu e duas irmãs, que têm mãos de fada para as plantas, falávamos disso e tem alguma explicação sobre energia, não me lembro qual é, vou perguntar a elas e lhe falo.
    A vida seria caótica se as pessoas tivessem esse poder, de "destruir" coisas apenas com o olhar, né?
    Mas, pelo sim...pelo não...
    "non creo en brujas pero que las hay, las hay"...rs
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Deus me livre disso tudo....kkkk. Como pode né ter gente que acaba com as coisas dos outros...Mas também sou igual a você. Acho que isso só acontece quando deixamos essa energia negativa nos atingir. É que as vezes estamos mais fracas e acho que acaba acontecendo, mas acredito cegamente que nossa mente é capaz de tudo, tanto para o bem como para o mal. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito nessas urucas.Aconteceram várias demostraçõe dela comigo! Mas sei que existe e me protejo mentalmente quando chego perto e sindo que a inveja ali está e os invejosos, mais cedo ou mais tarde, recebem o troco do Universo! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Querida Marli,
    Fui ensinada a ter cuidado com os invejosos, mas não ficava claro o que era essa tal de inveja!
    Quando "cresci", fui observando umas coisinhas, uns acontecimentos, que me deixaram com pulgas atrás da orelha!
    Hoje, não costumo pensar nessa coisa não. Porque, como vc, creio que temos que nos focar no que queremos, acreditar, e, se não der certo o que planejamos, vamos rever, replanejar e recomeçar!
    Bjsssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  5. Olá Marli!
    Costumo dizer:
    -É lindo e é meu! ;-)
    Essa frase, dita entre sorriso, fecha qualquer olho.
    OBS: Sou avó, tenho samambaia, tenho vizinha confesso que minha idade é "avançada" rsrsrsrs

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  6. Marli, não acredito em bruchas..."mas que las hay, las hay!" Antes de mais nada, nada contra urubus. É injustiça atribuir a eles azar ou lá o que for. São aves de grande utilidade e, se reparamos bem, também possuem beleza. Gosto deles. Bom, como sua avó, eu também tinha uma linda e enorme samambaia "pluma", só que no apartamento. Pois um dia, uma pessoa que eu gostava de evitar a presença, mas não podia expulsá-la, vendo a planta, lascou "não gosto dessa samambaia!" Dois dias depois, a planta estava seca. Não deu para aproveitar nenhuma muda. Não sei se se pode falar em coincidência. O que sei é que era pessoa extremamente negativa e que estava passando por inúmeros problemas pessoais. Mas a planta não tinha culpa de nada. Nem eu!
    Abração.

    ResponderExcluir
  7. Marli,
    sou do time que acredita sim em "olho gordo"e na energia emanada por tudo que é vivo.Sem neuras, mas com uma precauçãozinha ligada, procuro neutralizar negatividades com pitadas dos bons: senso/humor.
    Acho que todo mundo tem uma história para contar sobre isso.

    Bom resto de semana.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  8. Muito divertido seu texto e tem tudo a ver! Já me aconteceu algo parecido,mas foi com um pé de arruda que tinha em casa. Aliás, até hoje arruda nunca vai pra frente comigo! Devo ter mão ruim pra essa muda!...rss....adorei o enfoque e Xô urucabaca!...rss...bjs,

    ResponderExcluir
  9. Marli,
    Tenho dúvidas.
    Não sei até que ponto vai o poder da inveja. Mas que ela é um caso sério, é.
    Pode não "matar", mas causa mal-estar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Marli. Eu, de novo.
    Na minha forma de ver, existem, sim, essas forças. Mas não se trata de urucubaca, urubuzada, azar, nada disso. O que ocorre é que o ser humano não conhece a totalidade das possibilidades de utilização de sua mente. Ou seja, nós subutilizamos nossas possibilidades mentais. Entretanto, uma ou outra pessoa, de forma subconsciente, acaba entrando nessa área mental acima da normalidade e a utiliza sem perceber. Talvez até incentivado por sentimentos negativos, como a inveja, a raiva, etc. Seriam formas de manifestações paranormais. Logicamente, não vamos confundir com a paranormalidade de entortar garfos, levantar objetos do chão, etc., coisas bem a gosto de prestidigitadores, ilusionistas, e de alguns pilantras bem treinados. Acredito, até, que essas forças mentais possam ser utilizadas para promover o bem. Só não me pergunte como. Não sou paranormal nem para o bem e nem para o mal. Bom, pelo menos ainda não aprendi a utilizar essas forças mentais que devem existir dentro de mim, mas que devem estar lá nos extremos, muito acima de meu QI de pessoa normal. Mas, um dia, se a humanidade não se destruir antes, talvez os seres humanos possam dominar toda a sua força mental e utilizá-la para vivermos em absoluta paz entre os povos e entre as pessoas. E entre as samambaias. Espero!

    ResponderExcluir
  11. nem sempre estamos perfeitamente equilibrados e em condições de cortar estas vibrações negativas.
    já passei por isto mais de uma vez, com plantas, com quebra de objetos e comigo que acabei caindo de cama sem motivo aparente.
    sim existem pessoas que tem um peso no olhar, nas palavras e nas ações, só muita prece mesmo para dar cabo disto. bj

    ResponderExcluir
  12. nem sempre estamos perfeitamente equilibrados e em condições de cortar estas vibrações negativas.
    já passei por isto mais de uma vez, com plantas, com quebra de objetos e comigo que acabei caindo de cama sem motivo aparente.
    sim existem pessoas que tem um peso no olhar, nas palavras e nas ações, só muita prece mesmo para dar cabo disto. bj

    ResponderExcluir
  13. Oi Marlinda!
    Esse tal de "olho gordo", sei não, viu.
    Mas aprendi mais ou menos assim, como citou. Existem as vibrações negativas e com nossas vibrações positivas, podemos cortar toda e qualquer inveja.
    Longe de mim !!!
    Xeros

    ResponderExcluir
  14. Lembrei aqui da blogagem coletiva que a Glorinha promoveu e nós participamos, aliás falando do mesmo escritor, Zuenir Ventura. O tema foi inveja. Foi enriquecedor ler sobre o assunto, lembro bem.

    Bjs,

    Michelle

    ResponderExcluir
  15. Como se diz por cá... «não acredito em bruxas, mas que as há, lá isso há.»

    :)

    Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  16. Marli querida, vim retribuir e a visita e agradecer pelo comentário que fez na entrevista da Anne. Como posso retribuir? Somente com a minha simples e humilde amizade. Já estou te seguindo.

    A inveja é um sentimento terrível, não sei até que ponto um ser humano pode chegar, agente ver cada coisa por aí... Apegue-se com Deus, nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará em tua casa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Nossa, Marli! A vizinha da sua avó era do capeta!! (rs*) Sou como o J.F. mas por prevenção, não gosto de contar minha felicidade para os outros. Até porque não gosto de gente interesseira! Ah, eu tinha uma avenca que não podia nem com vento, que dirá se ela recebesse a visita da vizinha da sua avó! Em todo o caso, por prevenção, mantenha sempre um punhado de sal grosso na mão e quando desconfiar da visita, assim que ela virar as costas, jogue o sal grosso no rastro em sua direção. Dizem que o sal grosso neutraliza todo tipo de sentimento ruim. Se ainda duvidar, tome um banho de sal grosso, se a "demanda" não passar, pelo menos você ficará relaxadinha (rs*)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  18. Marli,
    eu acredito em tudo isso que aconteceu, nessa urucubaca. Já vi acontecer. Mais nova eu não admitia isso não.
    Já vi coisas do capiroto rsrsrs. Acredito que vai além da urucubaca, tem gente que tem uma energia ao negativa que irradia energia ruim mesmo! Mas também acredito no poder nosso de também irradiar energias de defesa.
    Dois dedos cruzados assim atrás de tu, quando encontrar o azarildo, resolve! rsrsrs
    Na verdade, o que percebo muito são pessoas adoecidas mentalmente. Que não se comprazem com a felicidade do outro.
    E que, como minha mãe dizia, que quem se diz ser muito invejada também é meio doida! Tem gente que diz que todo mundo a inveja. E a pessoa , muitas vezes, não tem nada para ser alvo de inveja. É uma super valorização de si mesmo. logo: doença.
    Bem, as plantas e os animais pegam mesmo as energias negativas , pois são mais frágeis ou porque são nossos protetores. Isso eu não sei bem.
    Mas, como diz um amigo, nem pense no seu projeto pois o capiroto escuta. E eu morro de rir:
    Como vou fazer o projeto sem pensar nele?
    Ah, Vá!!!
    Beijos minha amiga querida!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Voltando..
    Se vc tem idade avançada , vou compara minha muleta!!!!
    beijoh

    ResponderExcluir
  20. Xô, Xô olho gordo, rsrsrs.
    Sucesso e competência inevitavelmente atraem pessoas com uma baita negatividade.
    O negócio é fazer figa e se manter bem longe de pessoas assim.
    Agora tenho uma super novidade!!!
    Assumi o projeto Uma imagem - 140 caracteres e estou aguardando você por lá, ok.
    Veja como funciona nesse link:
    http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/2014/03/novidades.html
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  21. Olá Marli,

    se você disse, lá no Fuso, que eu escrevo bem, eu acredito! Você é a manda-chuva das letras, amei os textos que li, uma comunicação perfeita, parabéns flor.
    Eu nunca acreditei no tal olho gordo e quando menina não via ninguém com olho "gordo"(inchado?) e nada entendia. Não acredito que alguém tenha esse poder e meu ditado é: a inveja mata quem a tem! É como você pensa hoje pelo que explicou no post.
    Obrigada pelos votos ao casal do qual minha filha é membro... Claro, o provérbio é sábio porque minha boca está docinha... Obrigada também pela visita e comentário simpáticos!

    Beijão,
    Lu

    ResponderExcluir
  22. Pura verdade, inveja nada mais é que energia negativa produzida por aquele que a tem e se nos fortalecermos com boas vibrações não há inveja que nos alcance...

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli