sábado, dezembro 28, 2013

GRATIDÃO



Em tempos de Natal volto a pensar na gratidão, ou melhor, na falta de. E ouço com nitidez as palavras de Victor Hugo: "os infelizes são ingratos, isso faz parte da infelicidade deles" e lembro também de Balzac, "a gratidão perfuma as grandes almas e azeda as almas pequenas". Verdade. Tem aqueles que ficam felizes quando lhes prestamos algum favor e até sentimos os laços de amizade se estreitarem. Mas tem outros - e não são poucos - que esquecem rapidamente a ajuda que receberam. Johnson dizia que jamais encontraremos gratidão entre gente vulgar, porque a gratidão é a virtude das almas nobres. E é. Talvez por isso seja tão rara. Quer coisa mais vulgar que o egoísmo? Os egoístas medem a gratidão pelo próprio ego e respiram a lógica insana de que são os grandes merecedores das benesses do mundo! Ingratos, é isso que eles são! Um bando de gente que se acostumou a receber ajuda de pai, mãe, irmão, amigo, empregado, filho, sogro, companheiro, etc. São abençoados todos os dias e não dão a menor bola. Se você pertence a essa turma, vou te dizer uma coisa: olhe para os lados e trate de entender que essa gente de fé, que todo o santo dia faz alguma coisa por ti, cada um a seu modo, se sacrifica para te ajudar. Mas se você não se importa, então é porque tua alma pequena perdeu o perfume e azedou! E azeda você vai deixando a vida dos que te cercam, essa pobre gente explorada, que paga muito caro por ter decidido um dia te ajudar. Que tristeza, você perdeu a memória do coração! Se assim não fosse, você já teria se dado conta de que não tem direito de magoar ninguém e você não viraria as costas para os viventes que te ajudam nesse mundo. E você faria o dever de casa: abraçar, agradecer, retribuir a bondade, com pequenos gestos de reconhecimento e afeto. Dar graças a quem nos ajuda, esse é o lance. A gratidão é amiga da delicadeza e da boa convivência. Que tal aproveitar o Natal e agradecer ao céu e a terra, a ajuda recebida? Exercitar a gratidão? 

 Marli Soares Borges


9 comentários:

  1. Olá Marli!
    Excelente este post!
    As postagens relacionadas com gratidão tendem a ter um forte componente piegas e esta fugiu à regra.
    Fiquei feliz ao ler... até um puxão de orelha ;-) dado com classe, nos faz bem.

    Abração
    Jan

    PS: estou garimpando, pro E- Library.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marli.
    Crônica muito oportuna para esta época. Aliás, para qualquer época. O ser humano, de forma mais ou menos geral, precisa repensar sua forma de se relacionar com os demais.
    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Sim, Marli, como bem disse; "a gratidão é amiga da delicadeza e da boa convivência". Concordo plenamente e não acho que a tradição desta época vá mudar as posturas diárias de algumas pessoas, isso a gente tem que cultivar continuamente para que tudo à nossa volta mude e fique bom.
    No entanto, esta é uma data bastante propícia para estas reflexões e você fez muito bem em levantar o tema por aqui.
    um grande abraço carioca

    ResponderExcluir
  4. Acho, sim, que a gratidão é virtude das almas nobres.
    Sou sempre muito grata.
    Beijo, Marli.

    ResponderExcluir
  5. Oi Marli,é a Vi, amei o texto..
    Acho que todo mundo tem ingratos na família, e pior a maioria desses ingratos parecem deficientes físicos, pois vivem se escorando nos outros, esperando que a gente solucione o problema deles e ficam irritados, quando a gente não percebe a grande "dadiva" que eles estão nos proporcionando de ser o "burro" de carga deles..
    Não é facil, precisa acreditar muito em Deus, para não chutar o balde..
    E nos dias atuais parece que ingratidão tem virado epidemia, tá cheio de gente que ama receber, mas na hora de dar, retribuir, se esquece..
    Desejo a você e sua família um 2014 super abençoado, com muitas vitorias.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  6. A gratidão é uma palavra linda ,e deve ser um dom, muito mais que uma obrigação. FELIZ ANO NOVO!!!

    ResponderExcluir
  7. Marli, vim parar aqui através da Pepa e da Vi do "Tacho da Pepa". Menina, isso foi o que vivi no Natal, então você imagina a tragédia que foi o meu. E o pior, de uma pessoa próxima, muito próxima, próxima até demais e que não dá pra deixar pra lá, separar, esquecer. Foi tudo muito triste, muito triste mesmo. E o pior: se repete de tempos em tempos. Vou conhecer seu blog todo. Mas já de primeira você me acertou em cheio. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o excelente pensamento de Balzac: "a gratidão perfuma as grandes almas e azeda as almas pequenas."
    Tanto quanto conheço o mundo, o pensamento é extremamente certo.
    Feliz Ano de 2014!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Marli!
    Belo post!
    De fato uma pessoa ingrata são pessoas de espiritos pobres..temos é que ter pena delas...pq.elas nao tem Deus no coração...e de verdade eu ja sofri demais com pessoas ingratas e mal agradecidas...onde eu fiz tanto...e nunca recebi nem mesmo um afeto de carinho...mas toda ingratidão que recebo entrego a Deus...pq.ele sabe de todas as coisas...e os ingratos nao sabem o fazem...enfim minha doce amiga blogueira me tornei sua fã...parabéns...beijos!

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli