domingo, outubro 20, 2013

PNL-10 Auxiliares Linguísticos da PNL

"A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto." 
Provérbios 18:21
  
"Guarda tua língua do mal, e teus lábios das palavras enganosas."
Salmos 34:13


A linguagem dirige nossos pensamentos para direções específicas e, de alguma maneira, ela nos ajuda a criar a nossa realidade, potencializando ou limitando nossas possibilidades. A habilidade de usar a linguagem com precisão é essencial para nos comunicarmos melhor. A seguir, andei pesquisando, e achei uma lista de palavras e expressões que devemos observar quando falamos, porque podem dificultar nossa comunicação. Modifiquei a redação para facilitar a leitura e trouxe aqui para você. Na verdade, são algumas armadilhas da nossa linguagem.

Enjoy.

  • Cuidado com a palavra NÃO. 
  • A frase que contém "não", para ser compreendida, traz à mente o que está junto com ela. O "não" existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo, pense em "não"... (não vem nada à mente). Agora vou pedir a você que "não pense na cor vermelha". Pois é, pedi para você não pensar no vermelho e você pensou. Por isso, procure falar sempre no positivo: o que você quer, jamais o que você não quer. 

  • Cuidado com a palavra MAS
  • A frase que contém "mas", nega tudo que vem antes. Exemplo: "Fulano é um rapaz inteligente, esforçado, mas..." Nesse caso, substitua "mas" por "e". 

  • Cuidado com a palavra TENTAR 
  • A frase que contém "tentar" pressupõe sempre uma possibilidade de falhar. Por exemplo: "vou tentar acordar amanhã às 8h". Nesse caso, tenho grande chance de não ir, pois apenas vou "tentar". Se for possível utilize "fazer". 

  • Cuidado com as palavras DEVO, TENHO QUE ou PRECISO
  • A frase que contém alguma dessas palavras, pressupõe sempre que sua vida é controlada por algo externo. Em vez delas, use "quero, decido, vou". 

  • Cuidado com as palavras NÃO POSSO e NÃO CONSIGO
  • A frase que contém essas palavras, sempre dá ideia de incapacidade pessoal. Use "não quero", "não podia" ou "não conseguia", que pressupõe que você terá sucesso no que for fazer. 

  • Use a palavra AINDA
  • Ao falar nos seus problemas, ou fazer descrições negativas de si mesmo, utilize o verbo no passado ou diga a palavra "ainda". Isto libera o presente. Exemplo: "eu tinha dificuldade de fazer isso", "não consigo ainda". A palavra "ainda" pressupõe que vai conseguir. 

  • Substitua SE por QUANDO
  • Em vez de falar "se eu conseguir ganhar dinheiro, vou viajar", diga: "quando eu conseguir ganhar dinheiro, vou viajar". A palavra "quando" pressupõe que você está decidido. 

  • Substitua ESPERO por SEI
  • Em vez de falar, "eu espero aprender isso", diga: "eu sei que eu vou aprender isso". A palavra "espero" transmite a ideia de dúvida e enfraquece a linguagem. 

  • Substitua o CONDICIONAL pelo PRESENTE
  • Em vez de dizer "eu gostaria de agradecer a presença de vocês", diga: "eu agradeço a presença de vocês". O verbo no presente fica mais concreto e mais forte. 

  • Fale das mudanças desejadas
  • Use o verbo no PRESENTE ou no GERÚNDIO. Exemplo, em vez de dizer "vou conseguir", diga "estou conseguindo". 

Mas, por favor, EVITE o gerundismo, que é terrível.
Bom, por enquanto é isso.


7 comentários:

  1. Boa ideia trazer pra cá estas lembranças que, no fundo no fundo, são verdadeiramente de puro otimismo diante da vida. Trabalhar o cérebro com a neurolinguística é uma atitude sábia e sadia.
    Gostei, Marli!
    beijão carioca



    ResponderExcluir
  2. É perfeito!
    Mesmo sem saber nada de PNL, já faço uso dessas regras.
    Qdo escrevo tbm tomo o maior cuidado nessas palavras negativas e no gerúndio. É um aprendizado todos os dias.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Temos que ter muito cuidado com a maneira de nos expressar, isso é certo. Procuro me esquecer do "não", mas ainda é difícil...rs
    Otimismo sempre, por isso algumas palavras interferem mesmo em nossas atitudes.
    Aprender sempre, eis o que é bom!
    Beijo, Marli, e boa semana.

    ResponderExcluir
  4. BOA NOITE MINHA QUERIDA E MAIS NOVA AMIGA !
    QUE PRAZER TE RECEBER NO FOLHAS DE OUTONO.DO QUAL TEM A FUNÇÃO DE CONSTRUIR AMIGOS E,VOCÊ É UM DELES QUE QUERO INTERAGI SEMPRE...
    SEU BLOG É GENIAL E MUITO INFORMATIVO.
    PARABÉNS !!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Providencial listinha, Marli.Tive conhecimento dela numa apostila com pressupostos de neurolinguística e as correrias da vida a retiraram para um cantinho meio esquecido da memória.Agora, renovaram-se em forte colorido através de tua postagem.Valeu!
    Linda semana aí.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  6. A energia emitida pelo pensamento que se torna física na palavra, que obrigatoriamente torna-se realidade!!!!
    Adorei sua postagem! Maravilhosas dicas!!!
    Obrigada por visitar Só Haikai!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Olá! Bom ver você por aqui. Adoramos comentários, não é? Então, não saia daqui sem dizer nada. Eu sempre respondo a quem comenta. Acho que as interações são ótimas para nosso bem estar.
Um abraço, Marli.