quarta-feira, julho 31, 2013

AINDA SOBRE A MARCHA DAS VADIAS


O texto a seguir foi publicado hoje no jornal santamariense "A RAZÃO". Procurei na internet e achei o endereço do blog com a publicação. Taí o link para você ler no original.

MARCHA DAS VADIAS

Sou apaixonado por esta juventude que sai às ruas para reivindicar saúde, transporte, segurança e RESPEITO.

Não tenho mais idade para ser ingênuo, mas já tenho idade suficiente para saber discernir o que é sincero e o que não é, por isto apoio a Marcha das Vadias.

Sei que o nome do movimento choca, mas a ideia é exatamente essa, no sentido de chamar a atenção da sociedade para um problema milenar e que, passam anos, décadas e séculos e que continua intocado: a violência física, psicológica e sexual contra a mulher.

Confesso que estranhei muito, no início, o nome do movimento, mas compreendi imediatamente a necessidade e a relevância dele, passando a, modestamente, apoiá-lo.

Segundo informações, determinada autoridade teria dito que as mulheres eram culpadas de estupros porque se vestiam como vadias. Se se vestem como vadias, deviam ser tratadas como vadias!

É certo que a nudez ainda nos choca, mas isto terá de mudar, mais dia, menos dia. Nem mesmo as mulheres que fazem do corpo uma forma de obtenção de lucros através da prostituição podem ser obrigadas a manter relações sexuais contra a sua vontade.

Nem mesmo os maridos podem obter relação sexual com suas esposas contra a vontade delas. A relação sexual deve ser sempre consentida, resultado de uma “negociação” baseada no respeito e na dignidade de ambas as partes.

O fato de uma mulher estar vestida de forma provocante ou mesmo nua não nos autoriza a forçar a relação sexual. O corpo é delas, e só elas podem dispor dele. A nós, homens, cabe sermos minimamente humanos, pois nem mesmo os animais irracionais forçam a relação sexual.

Como todo movimento social, é de difícil controle, de forma que eventualmente um ou outro participante pode ultrapassar certos limites ou mesmo usar do movimento para obter vantagens pessoais, políticas ou econômicas. Mas, sem dúvida, estas exceções não podem deslegitimar o movimento.

As mulheres conquistaram seu lugar na sociedade através de seu trabalho, suas qualidades intelectuais e seu interesse, e não podem ser transformadas em meros objetos da satisfação sexual do macho. O lugar hoje ocupado pela mulher não foi um favor, mas uma conquista natural.

Não cabe ao Estado decidir ou regular o uso do corpo da mulher, ou do homem, pois isto é uma questão de foro absolutamente íntimo.

Por isto, com todo o respeito àqueles que não concordam, eu digo: VIVAM AS VADIAS!

7 comentários:

  1. Que bom tema você trouxe para nós. Ótimo texto que você encontro. Adorei mesmo. Acompanho a marcha das vadias já algum tempo. Não fui a nenhuma, pois não aconteceu aqui na minha cidade ainda... Hoje A Dilma está para sancionar uma lei sobre a violência sexual. Movimentos assim, com certeza, precisam ser feitos para que a mulher seja respeitada em suas escolhas. Como vi escrito em algum lugar: "Estado laico significa que eu posso praticar bruxaria e você não pode me queimar por isso."

    Um grande abraço !

    ResponderExcluir
  2. Oi Marli
    Obrigada pela visita e comentário deixado no bloguinho.
    Com relação ao texto, realmente o nome do movimento choca bastante, mas não é o nome agressivo, que tira o mérito da luta e a força das mulheres, principalmente aquelas que foram vítimas deste abuso.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. A mulher deve ser respeitada ainda que nua! Ela e dona absoluta de seu corpo e nenhum homem deve se sentir no direito de fazer algo que ela não queira. Tudo isso e fruto dessa sociedade machista e patriarcal que vivemos. A situação da mulher no mundo deve ser revisto e todas devemos lutar por isso. Apoio totalmente a marcha das vadias, apesar do nome que realmente choca, mas acredito que o objetivo era esse mesmo.
    Bjs Marli!
    Obs; Meu pc não esta acentuando, por isso alguns erros. bjs

    ResponderExcluir
  4. concordo com o texto, tudo o que for contra é um discurso roto de pessoas que pararam no tempo. o que deve ser imutável é o respeito ao outro. bjs

    ResponderExcluir
  5. Prezada Marli,
    Muito bom ler seus posts; a bem humorada oração pra ser uma velhinha legal ficou muito bom. Sobre a defesa incondiconal da liberdade de expressão, tenho provocado os meninos aqui em casa a fazerem reflexão sobre os limites dessa liberdade. Seu post sobre a marcha das vadias é muito oportuno. Valuu por compartilhar!
    bç,
    Adh2bs

    ResponderExcluir
  6. Interessante esta marcha.
    As reflexões estão perfeitas no que concerne a liberdade e os avanços adquiridos pelas mulheres à duras penas e mesmo sem o apoio da Penha,que ainda engatinha neste país machista.
    Bela partilha e postagem amiga.
    Meu abraço e boa semana com paz e alegria.
    Bjo na alma amiga.

    ResponderExcluir
  7. Oi Marli passando para lhe desejar um domingo de paz e alegria.
    Um abração amiga.
    Bjo

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli