terça-feira, março 22, 2011

NOVAMENTE O OUTONO...


Com a chegada do outono (que adoro!), tenho lido várias postagens nos blogs que acompanho. Cada uma melhor que a outra. Então lembrei que ano passado também andei escrevendo a respeito. Fui lá no post e li novamente. Sinceridade? Acho que vale a pena trazer agora para conhecimento dos leitores mais recentes do blog.

Então pra facilitar transcrevi para cá. 

O OUTONO DA VIDA
por Marli Soares Borges 

Desde que me conheço por gente ouço falar no outono da vida. Saí a procura de respostas e não encontrei. Resolvi... bem, tive que viver. Agora eis-me aqui, no outono de minha existência. Calma, é que andei fazendo umas pesquisas e segundo apurei 60 anos é idade outonal. Pois que seja. Aqui estou. Só para esclarecer, outono aqui é sinônimo de velhice.

No outono você sabe, o cenário é outro, as folhas caem, as árvores perdem suas roupagens coloridas e o chão vira um lindo tapete florido. A temperatura é mais amena e o céu é de um azul intenso, lindo de doer! É tempo dos frutos. Mas a gente tem de varrer o chão todo o dia para que a beleza resplandeça e o tapete de flores se renove. O outono da existência também é assim. O cenário é outro e reclama trabalho para que a beleza resplandeça.

Se a gente muda? Meu Deus, muito!! Falando por mim, claro, mudei interna e externamente. (Mas a mudança interna é bem mais lenta, e isso é bom, embora a gente às vezes tenha que pagar alguns micos, rs). Tô aqui me desentendendo com a menopausa, com as gordurinhas, com as lentes de meus óculos, com os ossos doloridos e outras mazelas que tais, mas nada que me impeça de rir, de emocionar-me, de fazer o que gosto, (o gosto da gente também muda, graças a Deus) e de continuar sendo útil aos meus semelhantes, pois tenho para mim que o que entristece e mata os velhos de desgosto não é a velhice, mas a sensação de inutilidade social.

Mas se você me questionar sobre o mérito da questão, sobre o que acho da velhice em si, respondo que considero-a como uma fase da vida, simplesmente, como tantas outras que venho passando. Há coisas boas e ruins e, do ponto de vista físico, a gente tem mesmo que aprender a lidar com as perdas, que são muitas e bem significativas, temos que aprender a compensá-las para evitar as frustrações. Temos que tratar de colher os frutos e saboreá-los com muito gosto. Mas isso é um processo, um aprendizado que a gente vai tirando de letra. O que não podemos é emburrecer, hostilizar os mais jovens e amargar a convivência. E por falar em convivência, temos que exercitar essa arte, num clima de respeito mútuo entre velhos e jovens e jovens e velhos. Na convivência saudável há sempre uma renovação. E isso é fundamental no processo de envelhecimento.

Aí leio textos que falam na "melhor idade", na "terceira idade" e outras baboseiras mais. E fico pensando, avemaria pra quê esses eufemismos? Pra encobrir o quê? Ora, tá na cara, pra encobrir o preconceito. Claro, velhice agora virou palavrão!!! Encarar a velhice? Nada. Vamos encobri-la, vamos enganar, infantilizar. (Gente, que maldade!). Pois acreditem, tem até um comercial que diz que tal coisa, nem lembro o quê, é para "idosos com espírito jovem". Licença, aonde vamos? Coitados desses idosos e seus espíritos jovens! Tadinho deles... Imagine se meu espírito jovem deseja participar de um rally, que meu corpo não aguenta... sofrimento atroz né, é no que dá o tal espírito jovem aprisionado num corpo velho!!! Não concordo com isso. Tudo tem seu tempo: infância, juventude e velhice, ado, ado, ado, cada um no seu quadrado, rsrs. E na santa paz. Equilíbrio e bom senso. É mais ou menos por aí.

Não sou a favor de lutar contra o envelhecimento a qualquer preço. Penso que as cores do outono são essas que a natureza pintou, e não está em nós modificá-las, quando muito, podemos avivá-las, pois são muito belas, é só olhar bem, numa boa, sem enganações. Por isso que, no meu outono, sigo fazendo o que posso, trabalho bastante, luto pelo direito dos meus clientes, ajudo meus filhos, dou uma olhadinha nos netos, sem neuras, dentro do possível, que também não sou de ferro. Tenho outros interesses, quero fazer mais coisas: quero ler, escrever, passear e me divertir junto a quem amo. E às vezes sozinha, comigo mesma. Gosto da minha companhia.

Complicado mesmo são as armadilhas que o espelho nos apronta: tem dias que vou em direção a ele acreditando que tenho trinta, olho-me e vejo sessenta, que droga, sei que tem outra ali dentro! E esse espelho que não me mostra? grrr.

Que fazer? O fato é que sempre gostei do outono e continuo gostando, agora dos dois, da natureza e da existência. São duas faces da mesma moeda. No bem e no mal. Mas, cá entre nós, melhor idade mesmo é 25 / 30 anos!!! Eita idadezinha boa!!!! O resto é bobagem. Valha-me Deus!  

E aí, gostou?
Ah, agora lembrei de uma coisinha mais, observe que todo aquele que se refere à velhice como a "melhor idade" ainda não chegou lá e para a maioria falta muito tempo, rs. Entendeu?

- Marli Soares Borges -

26 comentários:

  1. Marli, adorei a postagem e a bela reflexão,entre o outono e o a natureza humana. Gosto muito desse periodo do ano, para mim é fase de pensar em muitas coisas. tambem postei a respeito e vi que muitas , amigas blogueiras também, acho que houve uma sintonia na blogosfera com o inicio da estação,rs;Bju e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Quem soube aproveitar a vida, velhice é uma arte. Pois chegar no fase outonal, mantendo a alegria de viver, só mostra que a sabedoria chegou e ficou.
    São sentimentos coloridos como as folhagens de outono e pensamentos mais reflexivos e amplos.

    Parabéns pela tua luminosidade, Marli!!!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá Marli!
    Eu gosto muito da idade que tenho... sessenta e dois! Penso como você...cada macaco no seu galho! Acredito que o básico é se ter alegria. Com ela tudo fica bem.
    Em todos os tempos. Curto muito o outono.
    E, adorei seu texto!
    beijão
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  4. Fez bem em repetir, eu ainda não conhecia, e é muito lindo esse texto. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Tb adoro o outono Marli, ano passado tb escrevi sobre ele...acho que essa é a melhor fase (interna) da minha vida. Pena que fatores externos, alheios à minha vontade, tenham embotado minha visão maravilhosa(rsrs) de mim mesma....beijos,

    ResponderExcluir
  6. Oi Marli

    Eu adoro a idade que tenho, apesar de suas mazelas. hehe
    Outono também é minha estação predileta, mas acho que viver o outono da vida com sorriso no rosto, fé, alegria e felicidade é um privilégio.
    Tenho certeza que comecei a viver mais tarde. rsrs Ainda estou na juventude.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  7. Eu como tenho 6.2 aplaudo todinha, de primeira até a última palavra dessa linda crônica!

    Não sei pra que querem enganar com essa de melhor idade. Que nada!!! rsrs


    Um beijo,tudo de bom e parabéns!chica e ótimo OUTONO!

    ResponderExcluir
  8. Adorei, sábio é aquele que tira a experiencia de uma situação real, sábio é aquele que tem uma história, ou estória para contar.
    Quero chegar a velhice, com a dignidade de ter feito um excelente papel.
    Lindo texto...

    ResponderExcluir
  9. Oi querida Marli! A quanto tempo hein? Ultimo semestre de facul é assim mesmo, diversão sempre fica para quando dá (ou seja nunca!). Aqui no nordeste infelizmente não sentimos a mudança do outono, é só verão e inverno, mas aí em POA deve ser lindo mesmo essa época do ano :D Adorei seu texto falando sobre o envelhecer, apesar do meu medo horrivel de morrer. Envelhecer com serenidade parece ser mais atraente (a outra opção é pior né?), e eu vou ser uma velhinha bem moderna :D
    Olha to mt mt mt feliz, vou passar o mês de Julho todinho aí em POA,essa cidade que me encantou! Vou fazer um curso de formação na minha área, que vai ser realizado em um local aí chamado Educandário São João Batista que atende crianças com necessidades especiais, não sei se vc conhece. Me conta uma coisa Marli, o clima ai em POA em julho é punk né? Tipo qnts graus em média para meu me preparar? Que tal marcarmos um cafezinho quente para confabularmos em algum café por aí?
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Ei Marli
    Eu odeio essa expressão: "Melhor idade", isso inventaram só para agradar os idosos. Melhor em que? Não me venham falando em experiência, que quando chega já não sei o que vou fazer com ela. Ainda vou fazer um post sobre isso.
    Bjux

    ResponderExcluir
  11. Ólá
    Hoje também reeditei um texto O outono da vida, pois como vc gosto muito desta estação. Aos 62 anos, amo a vida, as suas mutações e o outono me inspira ao romance.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. penso que cada idade tem a sua beleza, eu adoro meus 43 anos e nunca me senti tão completa como hoje.A maturidade tras com ela beneficios mil.
    E nada disso de pensar que depois dos quarenta a vida acaba, nada disso, ai é que ela começa de verdade, com mais prazer.Beijos achocolatados

    ResponderExcluir
  13. Ei Marli!
    Curti. Curti muito. Foi uma delícia ler tudo isso. Nunca vi algo escrito com tanta realidade mas também com poesia. Algo que só a maturidade e essa fase outonal dos sábios sabem produzir.
    Parabéns.
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  14. por aqui começou a primavera! :)

    (no outono vou ver se me lembro de te vir roubar este texto!)

    ResponderExcluir
  15. MARLI, concordo plenamente com seu texto. ¨melhor idade¨,só para quem não ainda não chegou lá. Mas, ¨Envelhecer¨ganha da alternativa ¨morrer jovem¨. Portanto, abençoada ¨terceira idade¨

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. "Quando a velhice chegar, aceita-a, ama-a . Ela é abundante em prazeres se souberes amá-la. Os anos que vão gradualmente declinando estão entre os mais doces da vida de um homem, Mesmo quando tenhas alcançado o limite extremo dos aos, estes ainda reservam prazeres."

    (Séneca)

    Olha, tenho um presente p/ vc na minha´página, na verdade, é um desafio, confira lá!!

    Sempre aqui!!!

    ResponderExcluir
  17. Te aplaudo pelo bis da postagem e pelo texto. Adorei.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Marli!

    O seu texto é excelente. Não o conhecia ainda, e adorei.
    Eu também vejo o outono da vida, com admiração e respeito. Encanta-me sim, a sabedoria que ele proporciona, e o brilho próprio da idade. Entendo que cada fase da vida tem suas vantagens e desvantagens, e é preciso saber lidar com elas, cada uma a seu tempo. O problema maior do outono da vida são as limitações físicas, mas, deve ser encarado com coragem e autoestima.
    Não existe melhor idade, todas as idades são boas, depende do amor que temos à nossa vida.

    Desejo-lhe grande paz.
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  19. Minha querida, linda sua postagem... tenho aprendido com a vida que quem faz toda a diferença em tudo somos nós...então façamos a vida valer a pena, seja em que estação for...e se for o outono a estação da vez, que venha e seja o mais belo outono que pudermos viver...
    Beijinhos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  20. Marli! Eu não tinha visto a página dos haicais ainda. Sensacional!!!

    Lindos! Instigaram-me!

    Parabéns.

    Abraços sempre afetuosos.

    ResponderExcluir
  21. Outro dia eu li um comentário da Fernanda Montenegro mais ou menos assim: " Meu Deus, tantas mulheres de minha geração que estão ficando sem identidade, de tanta recauchutagem..."

    Eu acho que a falta de maturidade impede que vivamos em plenitude todas as fases da vida depois da infância. Muitos (como voce bem disse) ficam aprisionados em uma determinada "fase" e dali não passam, ou melhor, passam direto para a morte. Isso é triste, pois acho que reforça ainda mais o preconceito social contra a velhice. Vivamos bem e alegremente cada etapa de nossos ciclos.

    Magnífico o seu texto, Marli. Meu abraço encantado. paz e bem.

    ResponderExcluir
  22. Marli
    O outono é lindo mas fico com um jeito esquisito. parece que também minhas folhas caem.
    Sabe que mamae detesta a palavra melhor idade ou terceira idade?
    Ela vai fazer 80 anos daqui um mes dia 20 de abril e diz que é velha e que gosta de passear com jovens.
    Com a terceira idade nem pensar.
    Vamos fazer uma festa bem gostosa pra ela por aqui.
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  23. entendi o texto.

    muitas vezes o eufemismo, em vez de melhorar, estraga tudo.
    esse negócio de "espírito jovem", dizia minha avó que era tão ofensivo qto falar "negro de alma branca", ela se pergutava o que tinha de errado em ter um espírito maduro...

    ResponderExcluir
  24. Um texto perfeito, Marli. Amei e, concordando, peço licença para assinar em baixo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi Marli
    Belíssimo seu texto do princípio ao fim.
    Adorei quando você disse, melhor idade mesmo é 25/30 anos.
    Já tenho 50 e nunca estive tão bem comigo mesma e com o mundo. Agora com esta idade é que me permito fazer certas coisas, que mais nova eu jamais teria coragem.
    Bjo

    ResponderExcluir
  26. Por certo, Marli. Concordo plenamente com você. Essa história de melhor idade está bem distante daquela que andam apontando por aí.

    Há também outro problema, que é a não aceitação da idade e a camuflagem, ou a tentativa desesperada de competir com os jovens. Normalmente, acaba em mico, e dos grandes. rsrs.

    Mas, a natureza é sábia, e vai ajustando as coisas. Hoje, há um prolongamento da vida. Até os anos 50, a expectativa de vida não ia muito além dos 60. Hoje, temos muitos beirando os 100. A qualidade de vida ainda não é lá essas coisas, mas creio que com o tempo, as coisas melhorem.

    Porém, concordo com você. Melhor idade é lá pelos 25 mesmo.

    Crônica Excelente, Marli.

    Ótima semana prá ti.

    Marcio

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli