segunda-feira, novembro 01, 2010

PESOS E MEDIDAS

Olá todo mundo.

Saí da casinha. Estou pra lá de indignada. Furiosa. Fiquei sabendo do rodeio de gordas que aconteceu na Unesp. Meu Deus, que retrocesso!! Um achincalhe gratuito, uma atitude grosseira, covarde e audaciosa de alguns estudantes contra suas colegas gordas (a critério deles, bem entendido). Puro preconceito. Coisa mais abjeta.




Concentro-me agora na origem de tudo isso: a discriminação.

Detesto esse negócio de discriminação. Odeio, odeio. Pra mim, tem tudo a ver com arrogância, outra coisa que abomino. Ideia pré-concebida é maldade com requintes, infecção comportamental. Tem que ser erradicada, banida da face da terra. Afinal, quem somos nós pra discriminar nossos semelhantes? Não somos donos de nada nesse mundo e só estamos vivos por obra e graça do Criador. Caramba, caminhamos às cegas, nem sabemos o que são e quem são os diferentes. Aliás, diferentes em que sentido? Qual a fronteira da normalidade que separa uns e outros? Alguém se habilita a responder? Óbvio, ninguém. E essa turma de garotos se achando? Santo Cristo, que coisa mais irritante, que insolência.

Eu não ia, mas resolvi perguntar: e os autores do delito, serão aplaudidos? E as vítimas, ficarão quietinhas, estrategicamente silenciadas? Irão se contentar com uma nota no jornal, um pedido de desculpas? Era só o que faltava. Aff.

Meninas, não deixem barato, não marquem bobeira. Botem a boca no mundo pra valer! Reclamem os seus direitos na Justiça!!

Acho muito engraçado que todo mundo se declara contra, mas no entanto, o preconceito aí está, em plena efervescência. E o pior, instalado na alma da geração que em breve assumirá as rédeas do país. Olha, alguém plantou lá o preconceito. Não, não tenho a menor idéia, apenas suposições. Mas, perco as estribeiras, só de imaginar a tonelada de gente que vem sofrendo, em silêncio, os mais variados tipos de discriminação. E tudo em nome de paradigmas obsoletos!! Grr.

Enfim. Peço vênia pra tomar de empréstimo as palavras daquele que foi o maior orador e mais fecundo escritor da literatura latina: Cícero, (63a.C) "... Aonde irão parar os arrebatamentos dessa audácia desenfreada?"

Beijos.

29 comentários:

  1. É triste muito triste essa discriminação fico sem palavras muito oportuno é preciso que as pessoas gritem contra isso!

    ResponderExcluir
  2. Marli,
    Fui espreitar o link porque não sabia do que estava falando. Achei pura demência. Nem consigo imaginar universitários com esse tipo de comportamento...No mínimo acho que a própria Universidade os devia punir exemplarmente.
    Discriminação é uma coisa odiosa, sim.
    Vivemos num mundo louco!!!
    BEIJOSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  3. Oi Marli, a princípio nào entendi muito bem o que estava acontecendo até ir ao link.
    Nào consigo acreditar, nem conceber atitudes assim. Gordo? Quem? Tendo qual referência? Descriminação e preconceito de qualquer natureza é um absurdo. Quem pode se definir melhor ou pior que alguém em função da cor da pele, do peso, da classse social. Enfim, o post e o ocorrido só nos lembra que temos muito caminho pela frente.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Marli
    Fui conhecer o acontecimento, fiquei horrorizada. Universitários com este tipo de comportamento.
    Não suporto discriminação, realmente é para se ficar injuriada.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Cícero já sabia de tudo, Marli! Pena que quase ninguém sabe dele!
    Bjoo!!

    ResponderExcluir
  6. Não há nada mais cruel, desumano e torpe que uma pessoa se considerar meçhor que outra e ainda achar que tem o direito de humilha-la.
    Preconceito, discriminação, violência, são crimes graves que devem começar a ser tratados como tal.Passamos a vida ensinando os filhos que somos todos iguais e então muitas vezes os vemos discriminados por serem gordos, gays, baixinhos, ricos ou pobres.
    Não existe classe social para o preconceito, simplesmente o que existe é falta de afeto no peito.
    Tenho pena dessas pessoas, deve ser muito triste se achar melhor que alguém porque isso traz a certeza que também existe alguém melhor que nós.
    O preconceituoso é aquele que fere alguém e depois rasteja aos pés de outra pessoa por também se sentir inferior em algum aspecto.
    Está na hora de combater esses crimes, e acredito que o inicio disso só poderá ser com palvras e atos como esse.
    Meus parabéns.
    Iara

    ResponderExcluir
  7. A ideia deste tipo de imaturidade foi realmente uma coisa horrivel...

    Para não dizer coisa pior.

    Fique com Deus, menina Marli Borges.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Desculpe, tive que retificar meu comentário rsrs Mas estou postando novamente.

    Achei um ato repugnante! Chega a ser monstruoso, doentio, é isso mesmo, nossos jovens estão doentes, são dignos de pena. São atos de quem beira a demencia.

    E as vítimas se calam não por vergonha somente, mas por medo de represaria. Num país de impunidade como o nosso, quem não teria?

    Parabéns Marli, por expor sua indignação! Estamos todos indignados.

    Um bjo enorme.

    ResponderExcluir
  9. Pura ignorância. A discriminação é inerente àqueles que não se amam de verdade. Como são auto-ignorantes, a sua vida e atos são reflexos disso.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  10. Olá Marli,
    Enquanto estamos tentando falar das modelos Plus Size, falar da beleza que existe em cada um. Falar que existe um ser pensante que não determina a sua qualidade pelo seu corpo, existem outros que fazem o contrário. Que massacram. Que discriminam. Que não percebem o quanto ferem pessoas que tem sentimentos como eles.
    Que universitários são esses? Quais são os valores dessas pessoas? Fico pensando aonde vamos chegar com tantos fatos como esse? LAMENTÁVEL!!!!
    Bjs mil

    ResponderExcluir
  11. Marli, já tinha lido sobre esse absurdo. É inadmissível uma coisa dessas. Aonde estão os pais desses jovens? Que educação deram a seus filhos? Muito oportuno seu post. Acho qq tipo de descriminação o suprasumo da ignorância. beijos,

    ResponderExcluir
  12. Marli,

    Fiquei indignada tb! Quando eu penso que já vi de tudo, vem uma atitude destas e me surpreende. Fim da picada! Falta de respeito!

    ResponderExcluir
  13. Marli eu vi a reportagem pela TV. Absurdo é pouco. Deviam ser presos.
    Sem comentários. Só revolta, e nem é só contra os meninos, mas também contra seus pais que não fizeram nada. Absolutamente NADA!

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  14. Também li por aí sobre o assunto.
    Um absurdo!
    Santa Ignorância.
    Não pode mesmo deixar barato de jeito nenhum.
    Seja feita a justiça.
    Xeros

    ResponderExcluir
  15. De uma imbecialidade sem par o que aconteceu nessa faculdade!
    Abjeto!
    Desnecessário!
    Que os culpados sejam de fato punidos.
    Não há outra solução!
    Uma vergonha!!!

    ResponderExcluir
  16. Qualquer tipo de discriminação jamais terá um fim se as vítimas permanecerem em silêncio. É preciso por a boca no trombone, gritar alto!
    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Amiga Marli!

    Vim até cá pensando que me riria um bocadinho consigo, como de costume e saio daqui com a alma negra.
    Sei de Bullying, sei e vivi com os meus alunos situações incríveis, mas isto é demais.

    Li há dias num Blog amigo Just a Woman, que não creio que ainda conheça, a Brown Eyes, um texto que aborda o tema da diferença de uma forma louvável.
    Se tiver um minuto, passe lá, vale a pena ler e ver o vídeo.
    http://thelookbrown.blogspot.com/

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Marli, já tinha ouvido qualquer coisa, mas, só agora fui ver do que se tratava. Revoltante, para dizer o mínimo. Covardes cujo único momento de coragem só se manifesta na hora de agredir mulheres. Isso é reflexo da educação recebida em casa. Ou melhor: é reflexo da educação que deveriam ter tido e não tiveram, pois os pais são incompetentes. Respeito se traz de casa. Quanto às meninas, deveriam entrar com ações de danos morais contra os monstros e contra as próprias escolas. RE-VOL-TAN-TE!!!

    ResponderExcluir
  19. Acho que o rigor das leis pode aplacar a fúria dos insensatos mas não muda suas mentalidades. Pelo menos é isto que temos visto pelo mundo afora, Marli. A mesma poderosíssima mídia que divulga notícias, debate assuntos tais como violência e preconceitos, dá guarida em sua grade de programação a programas que fazem sutilmente apolologia destes comportamentes abjetos, em nome da liberdade de manifestação e expressão. Outra coisa que me intriga, Marli: desde o caso da menina da mini saia, passando por trotes violentos de levar a mortes e outras tantas abominações, estamos assistindo a tudo isso de dentro de instituições de ensino superior privadas, em tese, berço de nossa elite letrada e educada(?). (isso vai ser asunto de uma crônica - por estas e outras que é sempre bom vir aqui)Um abraço, Marli! Muita paz e muito bem.

    ResponderExcluir
  20. Marli, só um adendo: claro que eu defendo o rigor da lei, senão vai ficar parecendo que acho que não adianta fazer nada. A lei tem que ser rigorosa sim. Obrigado, abraços.

    ResponderExcluir
  21. MArli pense como estou com meus 100kgs!!!!! Estou apavorada quando ver aluno da Unesp saio correndo!!!!
    Isso precisa acabar, não só com gordos, negros, nordestinos, magros, baixos, altos...
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. É como você escreveu, Marli, as vítimas têm que processar esses "meliantes", vazios de alma e de coração, vazios de Deus. O respeito às pessoas deve sempre prevalecer. Realmente, saber de toda essa violência nos causa profunda indignação. Onde vamos parar com tamanha ausência de bons valores?!! Uma boa semana para você, beijos :)

    ResponderExcluir
  23. Menina, isso foi um horror né?
    Sacanagem das grandes....

    Fiquei horrorizada.

    bj

    ResponderExcluir
  24. Se eles são universitários, podes imaginar que tipo de profissionais serão!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. Oi, Marli: soube desta notícia, mas não de modo muito claro... Aqui fiquei sabendo o certo. O inteiro. Uma atitude abominável, covarde e preconceituosa que penso ter origem nas drogas, na violência daqueles que a usam. Em outras épocas não se via esse tipo de agressão, em massa, contra alguém gordo ou usando determinada roupa ou por outros motivos bobos. Via-se o preconceito de cor. Mas está aí o exibicionismo, a doença mental. E não precisam gastar tanto tempo para apurar certas coisas que estão tão óbvias. Tá tudo muito claro.

    Quanto a sua postagem acima... Barbárie! É um outro mundo que pra nós fica difícil de entender como pode acontecer...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Ô Marli! Muito obrigada pela sua acolhida querida. É importante neste momento de transição ter as pessoas que eu realmente considero, lá no meu canto.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Marly!

    Preconceito é realmente uma marca negativa na alma de algumas pessoas!
    Machuca muito aquele que é vítima deste tipo de sentimento!

    O preconceito até hoje só levou o homem a cometer terríveis barbaridades. Ele é muitas vezes o pivô de guerras e quem estar lá no front nem sabe por que está lutando.
    Mas, desde que o mundo é mundo ele existe e duvido que haja consciência suficiente para acabar com ELE! O ser humana é fácil de ser manipulado e ai 1 consegue vira 10 e depois 1000 e assim por diante.

    Meu post foi escolhido em razão de minha indignação quanto ao caso do twitter em que uma jovem começa a taxar nordestino como raça inferior e depois leva um monte de jovens a fazer o mesmo. Meu povo é guerreiro e não se abateu com estas bobagens que eles colocaram na internet. Mas, a OAB-PE entrou na justiça contra aquela mocinha que quer os seus quinze minutos de fama.

    Adorei seu post e devemos sempre e denunciar e nunca calar, para que a justiça seja feita!

    Um lindo fim de semana.

    Beijos,
    Aracy

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli