quinta-feira, julho 01, 2010

UM SOPRO DE VIDA

Olá,

Eu simplesmente adorei os comentários do post anterior. Adorei saber o que vocês leram no passado, lá bem distante, naqueles tempos tão prazerosos da infância. Adorei conhecer mais um pouquinho de cada um, estreitar laços, aprimorar afinidades. É tão bom a gente recordar nosso passado infantil, tão glorioso, tão nosso, tão "self".  É um verdadeiro (re)viver!! Nossa, acabei de ter uma idéia brilhante! Humm, me aguardem, rsrs. Obrigada, gente. Vocês são show de bola!


* * *

EQUILIBRO-ME COMO POSSO

Não é segredo pra ninguém que gosto muito de ler. Só que não leio tudo-o-que-cai-na-mão. A leitura para mim é um deleite, por isso escolho o que vou ler. Dia desses me deu vontade de apropriar-me de umas palavras que andei lendo num livro póstumo. A escritora apesar de sentir a proximidade da morte, (câncer generalizado), continuava a escrever, e escreveu até morrer. Nesse livro (parece que foi o último que ela escreveu), num pequeno trecho, ela traçou com precisão o que, no meu entender, tem sido a caminhada pela vida de alguns de nós, nos quais eu me incluo. A gente realmente se equilibra como pode, pois a incerteza é nosso legado intransferível, nossa eterna companheira.

O nome do livro é "Um Sopro de Vida" e a autora é Clarice Lispector. Só podia. Agora sintam, traçado em palavras, o desenho fantástico dos caminhos da vida.

"(...) Nao, é que vivo em eterna mutação, com novas adaptações a meu renovado viver e nunca chego ao fim de cada um dos meus modos de existir. Vivo de esboços não acabados e vacilantes. Mas equilibro-me como posso entre mim e eu, entre mim e os homens, entre mim e o Deus. (...)" 
Beijos. Fui.

27 comentários:

  1. Que bom,Marli. Estamos aguardando sua nova ideia. Bem, a gente flutua mesmo, entre eu e... algo, e mais algo. Mas que seja mesmo sempre com equilíbrio e claro, nunca ferindo nossa essência. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adoro idéias novas! Lindo ,forte,nao permitir que a vida tenha sido em vão.Escrevendo,vivendo e se descobrindo até o fim.
    Uma frase que minha toia me disse um dia é que ecoa em minha mente até hoje: " O equibrio é um lugar dentro da gente,onde as alegrias não são tão alegres,mas, as tristezas também não são tão tristes."
    Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  3. Que beleza a frase de Clarice Lispector e a frase do comentário da Elaine, Marli!
    Eu escolho o que leio também...por isso estou aqui!
    Beijo grande
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  4. Reamente estamos sempre nos equilibrando ou tentando... Vamos aguardar tua idéia nova.beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. Ok! Ok! Qual foi a idéia? Fala lá, vai... conta, convida... Tô aqui,trouxe minha rede e meu "fristiqui" e só saio daqui qdo descobrir a idéia!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Adoro e conheço bem a introspecção da Clarice.
    Já li esse livro, Marli. Gostaria de ler de novo.

    Idéia nova? Hum, isso é bom!

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  7. O bom da Clarice, a meu ver, é que cada um deve imaginá-la de um jeito. Eu por exemplo, não consigo deixar de imaginá-la dizendo estas palavras, ou escrevendo fumando um cigarro. Clarice era elegante, objetiva, discreta, sutil...e maravilhosa!
    Acho que eu nunca vou enjoar de ler a Clarice!!!
    Bjs otimo dia!

    ResponderExcluir
  8. ...e a vida é isso... um eterno descobrir e redescobrir começando pela gente mesma... simplesmente sensacional, adorei!
    Bjo, bjo!
    She.

    ResponderExcluir
  9. Oi Marli
    e entre equilibrar e desequilibrar vamos aprendendo tanto! novas adaptações são necessárias , e com ela , muitas vezes , novas descobertas e oportunidades.
    Gostei Marli
    deixo abraços

    ResponderExcluir
  10. Clarice enfatizando o que sabemos...que nunca estamos prontos, que a impermanência é a única coisa permanente que temos na vida, e essa 'eterna mutação' é a aceitação sábia das inúmeras transformações que "sofremos" ao longo da existência, 'esboços não acabados'...

    Maravilhosa escolha, Marli. Nunca é demais lembrarmos este ensinamento.
    Bjos, vovó amiga!!

    ResponderExcluir
  11. Também amo Clarisse Lispector (quem não?) e estou lendo um livro de contos dela, ótimo, como sempre! Chama-se Felicidade Clandestina.

    Adorei o trecho que você destacou deste livro, que não conhecia. Hoje, por acaso, voltava do trabalho pensando sobre isso, sobre minha dificuldade de lidar com incertezas. Vim pensando que quero escrever mais sobre isso, aí chego aqui e te leio, maravilhoso! material para pensar é o que me faz mais feliz no mundo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá Marli
    É este inacabar de cada um de nós que me encanta, principalmente quando ouço as histórias dos meus clientes e acompanho o seu crescimento que certamente vai muio além do momento da terapia.
    Bela escolha do trecho desta excelente escritora.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Amiga Marli,

    Não conheço a obra que referencia, mas fiquei com muita vontade de ler.

    O tema só por si é muito válido, valioso e que se presta a uma enorme reflexão.

    O extracto que escolheu da obra não podia ilustrar melhor o sei pensamento.

    Lindo!
    Parabéns.

    Na Casa do Rau

    ResponderExcluir
  14. Marli florzinha amiga...um livro escrito com alma... da Clarice...que mais se pode esperar? Deve ser profundamente lindo...vou procurar...
    Beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  15. Depois daquele post que me fez lembrar tantos livros que eu li mal posso esperar pela sua idéia.
    Ainda mais terminando com Clarice, a dona da melhor definição de liberdade que eu vi.
    Esperando...(rs)

    ResponderExcluir
  16. Clarice e Pessoa, para mim são assim: indizíveis de tão contundentes, profundos, demasiadamente humanos, segundo Niezstche. Adorei, Marli.

    P.S: enviei um e-mail para você sobre aquele seu texto a respeito de leitura (LER É FASHION). Estou aguardando resposta para publicar o meu. Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  17. Hua, kkk, ha, ha, devo adimitir que o meu habito de leitura se resume mais a quadrinhos...

    Fique com Deus, menina Marli.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  18. Marli, consegui recuperar meu blog, graças a Deus não perdi nada.
    Continuarei postando nesse blog.
    Um grande abraço!
    Estou no aguardo da nova idéia...rsrsrs

    ResponderExcluir
  19. Eu leio muito. Já lidesde que aposentei em 2009 107 livros.
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  20. Somos um aglomerado de esboços inacabados mesmo. Mas quem disse que as coisas precisam acabar para fazer sentido? XD

    Um beijo Marli!

    ResponderExcluir
  21. Tb sou fã dos livros!!

    Vou me encantar com essa sua dica1

    bj

    ResponderExcluir
  22. "Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa qualquer entendimento." Clarice Lispector

    ResponderExcluir
  23. Marli,
    Vir aqui e te escutar é muito bom!
    Aguardo a idéia que o reviver lhe inspirou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Marli,
    As palavras dela me lembra o quanto eu me odeio qdo nao consigo finalizar alguma coisa começada.
    Temo tb que minhas filhas façam o mesmo, e fico em cima.
    Bom, com certeza ela quis dizer uma outra coisa rsrs,,,mas foi o que eu interpretei!
    beijos

    ResponderExcluir
  25. E desfrutar de um bom momento para ler enquanto eu estou comendo uma refeição, ou talvez em algum lugar esperando para começar a comer inteligente, realmente me relaxa muito, então eu sempre comer a figueira rubaiyat

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli