sexta-feira, março 05, 2010

MANIA DE SOFRER



Você já notou como tem gente que adora sofrer? Que adora se lamentar? Fico pensando, de onde teria vindo essa quedinha que temos, em maior ou menor grau, para o sofrimento. Realmente não sei, tenho apenas uma vaga ideia. Lembro que quando eu era criança, às vezes me machucava brincando, e chorava, e minha vó corria e me acalentava... e eu ficava feliz. Aliás, todo mundo faz assim com as crianças, é super normal. Também cansei de ouvir "quem não chora não mama". Daí vai que, bingo! chorar, sofrer,... claro, virou solução. Tenho a impressão,-- como disse, é só uma ideia, -- de que essas atitudes levam alguns de nós a intuir desde cedo que sofrer sempre traz compensação. Ahã.

A bem da verdade, é muito mais fácil sofrer do que manter a alegria, pra sofrer a gente nem precisa fazer esforço, o sofrimento vem ao natural, você há de convir. E nós mulheres, principalmente, carregamos um fardo que nos acompanha desde os tempos bíblicos. Sempre fomos encorajadas a sofrer, o sofrimento dignifica, diziam, tudo que se conquista pelo sofrimento tem mais sabor, (pura baboseira, eu sei!) e desfiavam um amontoado de sandices na nossa cabeça, e nesse embalo, queria o quê, o sofrimento grassou e nossa saúde (física, mental e social) desmoronou, também pudera, isso acaba com qualquer um. 

Agora, ao outro lado da moeda. Todo mundo gosta da alegria, tenho certeza. Well, well, então porque a gente não vive alegre? Sabemos por experiência própria que a alegria é um sentimento ótimo, nos encoraja e fortalece. Nos dá mais saúde, rejuvenesce e embeleza. Quando sorrimos, nosso organismo fabrica anticorpos para combater as doenças. Amor, isso é pura ciência, e da boa...rsrsrsrs. Meu Deus, porque então a gente não sorri mais? Por que a gente não escancara a boca de orelha-a-orelha todos os dias? 

Não sei, mas acho que os fatos que referi acima, há muito vem contribuindo para impedir que cultivemos, (como uma plantinha), o hábito saudável de manter-nos alegres, mesmo nas adversidades. Gente, parece que temos até vergonha de dizer que passamos uma tarde alegre no nosso trabalho. E o que dizer da culpa, quando estamos alegres no cotidiano, sem alguma razão aparente que possa justificar? 

Céus, isso não faz a minha cabeça. Sou a favor da alegria. Sofrer por sofrer me dá nos nervos. Acredito que a alegria está entre os ingredientes que tornam nossa vida mais agradável e, portanto, deve ser praticada e doada ao próximo, pois alegria também é uma forma de amor, pela vida e pelas pessoas.

Então proponho uma coisa, mesmo que você esteja por aqui com a vida, pare com essa neura de sofrer. Pratique a alegria. Se está triste e quiser chorar, chore, soluce, faça o que lhe der na telha, mas depois, levante a cabeça, olhe-se no espelho e sorria. Não, não é bobagem não. No carro, olhe-se no espelho e sorria. Sempre que fizer isso, segure o sorriso, um pouquinho só. Assim você engana seu cérebro e sem se dar conta, você ficará alegre. Tente, dá certo. Aprendi isso há bastante tempo num livro, já nem lembro mais o nome, mas é muito legal. Claro, no início a gente custa um pouco, parece meio fora de órbita, ainda mais quando a gente está triste verdadeiramente. Mas vale a tentativa, é um esforço pessoal, um aprendizado constante, e a gente consegue recuperar as forças, não duvide. 

Sorria, pois como dizia Chaplin, a alegria é o único jeito da gente enfrentar os problemas da vida e sair ganhando!

Mas não esqueça de levantar a cabeça. Aposto que você nunca viu alguém chorar de cabeça erguida não é mesmo? 

"Posso ficar acordada e deixar que as dores do mundo me despedacem. Então, permitir que as alegrias me recomponham e, embora diferente, eu me torne inteira outra vez." (OMDreamer) 

Era isso. Até breve.
Marli Soares Borges

24 comentários:

  1. Legal Marli, sou a favor da alegria, da felicidade e digo sempre que nascemos pra ser felizes...mas que às vezes é difícil até acordar e levantar da cama de manhã...isso é...
    Acho que a gente pass por momentos alegres e tristes durante a vida e num mesmo dia, quantas vezes rimos e dali a pouco por algum motivo ficamos tristes...acho que faz parte do ser humano essa bipolaridade que agora virou moda e nome de doença...claro que uns tem em maior grau que outros...mas acho que viver é isso...sorrir, sofrer, gostar, desgostar...somos yin e yang, positivo e negativo...não há como fugir disso, concorda?
    Beeijinhos felizes...

    ResponderExcluir
  2. adoro alegria, risadas, sorrisos, felicidade, tudo que tem a ver com ser feliz. Sou muito desse time. Como dizia um professor de biologia, nem que seja para ser economico, sorria, pois assim, vc gastará menos músculos faciais do que se for franzir a testa.COMO DIZ A MUSIQUINHA DO SILVIO SANTOS; SORRIA, SORRIA, É TEMPO DE SORRIR , SORRIA. SORRIA PARA A VIDA, QUE A VIDA É ALEGRI. É TEMPO DE SORRIR. SORRIA, mas não só sorria, acrescentaria eu, seja feliz. muimuimuimuito feliz!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem lembrado este assunto.
    Em tempos difíceis, cada vez mais difícil sorrir.
    Tenho uma amiga que postou sobre o sorriso, dizendo que ninguém mais dá sonoras gargalhadas.
    continue alegre, podes contagiar teu ambiente e amigos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. marli, quando comecei a me envolver com o bem, comecei a ter contato com o espiritismo. não me tornei espírita. pra mim existe muito discurso ideológico. mas o espiritismo tem uma premissa que eu julgo maravilhosa. e quando comecei a aplicar na minha vida, tudo mudou como num estalar de dedos. a premissa é: "você atrai aquilo que transmite". quando comecei a parar de lamentar, e só pensar em coisas boas, tentando ver o lado bom das coisas, tudo o que eu queria pra mim começou a acontecer. tenho certeza que já tem mais uma coisinha boa saindo do forno. vai dar tudo certo, sim, e na semana que vem conto pra vocês!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Marly,
    Muito obrigada pela visita, estou companhando-a.
    Eu acho que a dor faz parte do processo planetário. O sofrimento e o complexo e coitadinho(a) é outra coisa bem diferente.
    Eu tenho um post programado para publicar, sobre esse tema.
    Deus te abençoe.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Oi Marli

    Vim conhecer o seu cantinho e fiquei encantada
    Já estou a te seguir
    Um grande beijo e muita luz

    Julimar

    ResponderExcluir
  7. Olá Marli,
    Obrigada pela visita.
    Pois é, eu costumos dizer que se cara feia, choro e tristeza eliminassem problemas ou pagassem dívidas...o mundo seria um lugar bem triste pra gente viver.
    Por isso minha amiga, alegria de viver e fé, ainda são as melhores companhias!
    Boa semana!
    bjs
    Mari

    ResponderExcluir
  8. Olá Marli, obrigada pela visita no A ideia e.
    Muito bom o texto, é isso mesmo, tem coisa mais chata do que gente que só lamenta e reclama da vida.
    Não é que devemos estar bem e distribuindo sorrisos o tempo todo, mas fazer do sofrimento um hábito constante é perigo para a nossa saude e das pessoas a nossa volta.
    Até mais=]

    ResponderExcluir
  9. Eu não tenho uma tendência (natural ou construída?) para o sofrimento. Isso não quer dizer que nego a parcela de sofrimento que me cabe nesta vida e que vem me visitar de quando em quando. Assumo a vida em sua dupla dimensão: simbólica e diabólica. Talvez, por isso, saiba lidar com situações adversas. Achei interessante, Marli, a estratégia para ficar alegre. Alegria é uma questão mental mesmo. A filosofia budista encaminha ótimas reflexões sobre o assunto. No mais, alegria, alegria!!

    ResponderExcluir
  10. Bela campanha a do sorriso Marli.

    :):):):):):):):):):):):):):):):):):)

    beijinho

    Amanhã vc fará parte do post do Longevidade.

    ResponderExcluir
  11. Queridas amigas e amigos comentaristas, agradeço a todos que aqui estiveram participando e colaborando para nosso crescimento. Voltem. Saibam que estou sempre lendo e acompanhando as coisas fantásticas que escrevem em seus blogs.

    Glorinha L de Lion
    Mas é isso mesmo amiga, só que uns de nós, simplesmente se deixam levar e permanecem "acomodados" na tristeza, por isso, insisto em "segurar o sorriso". Beijão

    Welze
    Ah querida, eu também adoro, ainda mais que sou muito econômica, rsrsrsrs. Um beijo amiga.

    Jeanne
    Obrigada querida. E sabe que a alegria contagia mesmo? Quando é hora de sofrer, eu sofro mesmo, mas depois, já era, trato de me alegrar. Beijão.

    Carmem Tristão
    Querida, essa premissa maravilhosa do espiritismo chama-se "Lei da Atração", a gente atrai com o nosso pensamento as coisas boas ou más. Lembre-se "Não há mal sem causa", ou seja, atraiu (deu causa a) o mal, ele vem. E a recíproca é verdadeira. Ainda bem, hehe. Beijo grande.

    Norma Villares
    Querida amiga, eu também acho, por isso eu disse que quando quiser chorar, chore, etc... Exatamente por entender que a dor faz parte do ato de viver. Mas o que não aguento é a sindrome do "coitadismo", por favor, ninguém merece! rsrsrsrs. Beijo grande.

    Julimar Murat
    Querida, que bom que estás conosco, mais energias positivas! E isso é muito bom! Beijão.

    Mari
    Querida, é isso mesmo, xô cara feia! !!!, chega de complicações, não é mesmo? Beijão.

    Ligia Borges
    Minha querida, é isso mesmo, fazer do sofrimento um "cavalinho de batalha", tenha dó...rsrsrs! Beijo grande.

    Luciano Azevedo
    Querido amigo, é isso aí, as duas dimensões assumidas com equilibrio e a gente tira de letra as vicissitudes da vida. A estratégia? Funciona mesmo, experimenta! Eu uso direto. Beijão.

    Silvia Masc
    Querida amiga, vamos dar as mãos e sorrir, olha a estratégia hein! Muito feliz e honrada, estarei de olho no Longevidade amanhã! Beijão.

    Bem acho que já respondi a todos.

    Beijos mil ;)

    ResponderExcluir
  12. Marli querida, sabe o que aconteceu? Enquanto eu lia o post eu comecei a esboçar o sorriso, como você falou, sem espelho nem nada, assim, de frente para o computador. E quer saber o que aconteceu? Eu me senti mais feliz! Que coisa engraçada, parece mágica!! Obrigada. Hoje eu durmo mais feliz do que acordei, e vou me lembrar disso amanhã, exercitar desde as primeiras horas da manhã. Amei!! Um beijo, que você seja cada dia mais feliz!!!

    ResponderExcluir
  13. Marli, vim aqui retribuir sua visita lá no meu humilde cantinho e eis que me deparo com este teu post. Fascinante. Adorei a maneira como o escrevestes.
    Concordo contigo, mas olhando pra mim mesma, penso que na prática, preciso estar mais atenta, porque mesmo tendo muuuitos motivos para estar feliz, as vezes deixo que pequenas coisas ou pessoas me tirem o sorriso... Vou seguir seu conselho e me policiar para praticar o exercício do sorrido em frente ao espelho. Sábias palavras!
    Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  14. Oi Marli, tem selinho para você no meu blog. Não sei se gosta, mas não precisa copiar. Se não quiser, aceite o carinho. Um beijo.

    ResponderExcluir
  15. Amigas, adorei os comentários. Obrigada, muito mesmo.

    Tati Pastorello
    Querida Tati, é isso mesmo, sabe esse exercicio, depois que a gente internaliza, pode fazer em qualquer lugar, e é claro, pode dispensar o espelho. Eu já estou acostumada a praticar. É ótimo. (Sugeri o espelho só pra gente se achar bonita sorrindo e sentir-se incentivada).
    Beijo grande, volte sempre amiga.

    Já vou correndo lá no seu blog buscar meu selinho, muito obrigada. A-do-ro.

    Ivana
    Minha querida, parabéns, aleluia, saiba que você já abriu as portas para a alegria... Agora é fiscalizar, seu sorriso não pode faltar! Veja o que falei para a Tati (acima), é bem assim.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  16. Oi Marli,
    Hoje mesmo uma grande amiga reclamava que o namorado vivia sofrendo! Uma dor aqui, uma mágoa de 300 anos alí, uma carÊncia escondidinnha por aqui! Vôte! Odeio isso! Acho que todo mundo odeia gente assim né? E é engraçado imaginar que isso não passa de uma maneira para chama a atenção! Tornar-se digno de peninha... Bem, isso não funciona comigo, pois assim como você sou altissimo astral! Problema todo mundo tem (cada um sabe as dores e delicias de ser o que é) mas enfrentar a vida com um sorriso torna o desafio bem mais suave!
    Um grande abraço querida, uma semana brilhante para vc!
    Louisiana

    ResponderExcluir
  17. Marli Querida!
    Vim retribuir tua visita e fiquei encantada com teu blog, tuas idéias, inspirações e dicas!!! Obrigada pela oportunidade! Já reservei minha cadeira no teu espaço! Voltarei mais vezes..Obrigada pelo carinho viu?
    Bjk

    ResponderExcluir
  18. Uel,isto é vero.... "Sorria meu bem, sorria..."...

    ResponderExcluir
  19. Lola Meireles
    Querida,
    Chega de complicações, vamos andar mais leves, hehe!.
    Beijão

    Mandaslas Luciana Galloni
    Querida amiga, sejas muito bem vida por aqui, sei que iremos trocar muitas idéias
    Beijos

    Leci Irene,
    Ô amiga, vamos sorrir e sorrir :))))

    Beijão

    ResponderExcluir
  20. Do sorrir...


    Hoje acordei sorrindo,
    como se incostumaz,
    como se pioneiro,
    assim permaneci...
    o dia inteiro.

    Passava num espelho e via,
    meu rosto resplandecia;
    olhava na retina de outros olhos,
    e persebia,
    no foco, minha imagem,
    irradiando alegria.

    Num determinado momento,
    como num entrevero emocional,
    meu rosto sitia-se saudade
    e uma lágrima se expõe...
    Digo-lhe; Ah, és derradeira!

    Tristeza...vou deixando para trás,
    esquecidas,
    arquivo-as nos sotãos do coração.

    (verdade isso em mim...mazelas,
    são omitidas, apago-as fácil,
    sou homem de lembrar o amor,
    não suas atrofias)

    Mas a alegria,
    ah, esta me contagia,
    por isso estive sorrindo,
    ao léu deixo uma dor, se esvaindo.

    Vou me olhar mais no espelho,
    a ponto de cativar minha imagem,
    fazê-la acontecer,
    que perceba a tristeza se indo,
    quando vislumbrar meu próprio rosto...sorrindo!


    Marli! Um pequeno poema para homenagear teu texto. É certo, é preciso sorrir, o sorriso é a porta da alma que se expande, que se irradia alegria. Tâo fácil doá-lo...
    Nedi Nelson

    ResponderExcluir
  21. Marli

    Não acredito que alguém goste de sofrer por sofrer. São pessoas inseguras que não conseguem se tornar pessoas alegres porque requer mudanças internas. Como vc disse, sofrer é mais fácil pois além de não precisar se esforçar, se faz de vítima. isso é fragilidade espiritual, que a dor, que se acumula, ainda o despertará para sua modificação.

    Minha amiga, deixo um beijo com todo carinho e que tenhas uma excelente semana!!!

    ResponderExcluir
  22. É Jorge, concordo, realmente ninguém gosta de sofrer, mas tem pessoas com algumas "neuras" que vivem se lamentando e sofrendo, e como sofrem!!!!!! E de tanto se lamentarem, acabam internalizando o sofrimento e aí já era, só com terapia,(acho!)
    Beijo grande, amigo.

    ResponderExcluir
  23. Texto belíssimo Marli. Parabéns, alegria, alegria e beijos no seu coração ;)

    ResponderExcluir
  24. Marli. Concordo com o texto. Viemos à vida para sermos felizes e irradiarmos alegria. Situações ruins acontecem na vida, são inerentes ao ser humano. Sofrer é opcional. Portanto, tiremos das fases ruins o lado positivo, para que a vida se torne suave e harmoniosa. Beijos e obrigada por sua visita ao Arca e pelo belo comentário ali deixado.

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli