domingo, janeiro 24, 2010

A VELHICE DE NOSSOS PAIS

Faz tempo, recebi por email um texto falando sobre a velhice de nossos pais. Segundo entendi, somos intolerantes com nossos pais na velhice, e essa intolerância tem origem no medo que sentimos de também deixarmos de ser lúcidos e joviais. 

Quando o envelhecimento faz nossos pais mudarem os hábitos e assumirem atitudes que outrora eles próprios nunca imaginaram que poderiam assumir no avançar da idade, a gente literalmente desmorona. Afinal, ninguém, nem eles que tiveram experiência com seus próprios pais, lembraram-se de nos informar com a seriedade devida, que um dia chegaria a nossa vez de lidar com eles, na velhice deles. 

Quando a gente os vê assim, em franca fragilidade senil, é como se nosso próprio futuro ali estivesse, zombando da nossa cara. E o medo se instala dentro de nós, afastando nossa segurança e serenidade, tão necessárias para ajudá-los nessa caminhada. Acho que é por aí. 

Agora, uma  rápida pincelada sobre a convivência, do ponto de vista prático, do dia-a-dia. Não acho que sejamos tão intolerantes assim, afinal, no tipo de vida que levamos, qualquer comportamento que fuja da rapidez é absolutamente incompatível com os tempos atuais onde tudo o que se faz é na correria. E é aí que o conflito se instala, a gente correndo e os pais envelhecendo e ficando devagar. E além do mais, a velhice dos pais costuma acontecer ao mesmo tempo que entramos na meia-idade, que nossos filhos crescem, que nascem netos e somos chamados a ajudar uns e outros... Complicado não? 

Mas por outro lado, isso não significa que aprovo a desídia filial. Penso que nada é mais importante que o dever ético que temos de retribuir o aconchego, o porto seguro, o referencial que os pais sempre foram para nós, desde que nascemos. Penso que agora é a hora do equilíbrio, a Cesar o que é de Cesar, e nossa eventual intolerância, embora aceitável, tem que passar logo, por favor, tem que ser só eventual... 

Cobrar o passado, nem pensar! Agora a conversa é outra. Ajudar e cuidar nossos pais na velhice é nosso compromisso intransferível e inadiável, afinal somos humanos e esse é um dos tributos que pagamos pela vida. Quando chega nossa hora de agir não podemos recuar. Já fomos filhos de nossos pais, fomos pais de nossos filhos e agora somos pais de nossos pais e talvez sejamos os únicos referenciais que eles têm no estágio atual de suas existências. É difícil aceitar, mas não estamos aqui a passeio.

 
Marli Soares Borges

4 comentários:

  1. Marli,
    temos que aprender e ao mesmo tempo ensinar que a cada momento da vida temos compromissos diferenciados com os que amamos. Ora são com os filhos, ora com nossos pais, ora com o marido....Isso deve fazer parte das conversas com nossos filhos para que passem adiante.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiiiiiiiiii Helena, também penso assim, é esse o caminho, aprendendo e ensinando... Obrigada pelo comentário, sinto que teremos muitas idéias para trocar. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Adorei, coloquei abaixo do seu comentário o link dessa postagem.
    Outro dia, meu filho comentava, sobre uma divergência de ponto de vista entre ele e o avô, e são raras, já que são ótimos amigo, eu então disse: Creio que agora não seja mais o momento de tentar convencer o vovÔ sobre qualquer coisa, temos apenas que ser amorosos e tolerantes, assim tem sido, e a nossa convivência é harmoniosa.
    Não discuto também que ninguém se torna chato apenas porque envelheceu, provavelmente já era chato antes e com a velhice isso apenas se acentuou... então, é munirmos da santa paciência...rs

    beijinho e muito obrigada pela sua contribuição ap Longevidade, sinta-se acolhida, e quando postar sobre o assunto, se quiser postar lá também será um prazer, com todos os créditos que são seus de direito.

    ResponderExcluir
  4. Querida Silvia, obrigada pelo comentário, e por tudo o que nele se contém, você sabe, estou sempre visitando e lendo bastante os posts de seu blog, são pontuais e precisos. E muito bem escritos. Amo muito tudo isso rsrsrsrs! Sabes, sou blogueira iniciante e ainda não sei fazer links nos comentários. Pedirei um help ao meu filho e então colocarei um link paro o Longevidade aqui, me aguarde rsrsrsrs. Beijos.

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli