sexta-feira, novembro 06, 2015

NOVOS TEMPOS



novilíngua, duplipensar



O telefone celular grava suas falas e armazena essas informações. O e-mail, bate-papo e mensagens de texto que você cria, mapeiam suas relações sociais e registram seus pensamentos. As compras no cartão mostram hábitos e gostos. Os termos de pesquisa que você digita no Google ficam gravados e podem ser usados para identificar seu computador. As bases de dados registram outros passos que você dá. Seus desejos mais secretos, as coisas que você jamais contaria a um amigo ou amante são preservadas no computador. Sem falar nas fotos que também dizem muito. E andamos assim,♫ digitando e postando e seguindo a lição, (em novilíngua e duplipensar orwelliano). 

Marli Soares Borges

domingo, novembro 01, 2015

CADA UM FICA COM A SUA


cada um fica com a sua



Está cada dia mais rara a reflexão e o debate aqui na rede. O pessoal passa batido, nada de trocar ideias, cada um fica com a sua e pronto! (Mamma mia, preciso parar com esse pensamento de que as pessoas estão indignadas e envolvidas como eu). Acabo sempre esquecendo que os níveis de comprometimento e disposição de cada um para mudar a realidade a sua volta variam bastante. E tem a preguiça mental, esse tipo de preguiça que parece ser muito mais forte do que a inércia pura e simples. Acho que as pessoas ainda não se deram conta do seu poder como indivíduo pensante e escrevente; do poder da palavra que repercute nas redes sociais. É triste notar-lhes o descrédito em suas próprias razões. Jazem esperando uma ação de um deus no qual sequer acreditam. Querem uma sombra onde não plantaram nenhuma árvore. E isso me assusta, juro. É preciso mesmo aceitar, sem contrapor, o que os outros dizem? Nem sempre. Tem ocasiões em que só as luzes da reflexão e do debate são capazes de iluminar o caminho.  - Marli Soares Borges -

quarta-feira, outubro 14, 2015

O BOMBOM, A FAXINEIRA E O CHEFE




Para evitar injustiças existe em Direito um princípio denominado "princípio da insignificância" que deriva diretamente da proporcionalidade entre o crime cometido e o dano sofrido. E o caso da faxineira que furtou o bombom do chefe, ilustra bem essa questão. Onde já se viu colocar no mesmo nível de gravidade o ato de furtar (para comer) um bombom do chefe e o ato de roubar um banco, por exemplo? Ah, mas o que se condena é a conduta ilícita, dirão alguns! Ok, ok. Como se vê, o assunto requer lucidez e razoabilidade para que a situação se resolva de maneira adequada. E por falar em razoabilidade, que tal lembrar as palavras do Mestre diante de uma circunstância extremamente complexa: "quem nunca pecou, atire a primeira pedra". (Perceba que estou me referindo a um tipo de condenação imediata que as pessoas fazem em desfavor de outras assim que tomam conhecimento dos fatos, mais ou menos, tipo "condenação prévia", na falta de outro termo que esclareça melhor). E condenar por antecipação é sempre um absurdo. Mas isso não equivale a dizer que somente os que nunca pecaram estarão qualificados para denunciarem graves delitos praticados pelos outros: denunciar é uma coisa; condenar é outra e grave delito é mais outra. (Sei, isso é outro assunto). A liberdade exige muito do ser humano, principalmente responsabilidade. 

Marli Soares Borges

domingo, outubro 11, 2015

DEBATE E REFLEXÃO





A reflexão e o debate só são possíveis a partir das convicções -- verdades -- de cada um. Tanto na reflexão como no debate, as suspeitas e as dúvidas podem ser postas em cheque, aprimorando-se o ponto de vista, para, quem sabe, surgirem novas convicções. Quando Nietzsche afirmou que "o oposto da verdade não é a mentira, mas as convicções", acho que ele não quis dizer que o fato das pessoas apostarem no que suspeitam -- em razão de suas próprias convicções -- e duvidarem dos fatos, isso, por si só, negaria "a" verdade e impossibilitaria a reflexão e o debate. Até porque, para ele, não há uma verdade universal, mas as verdades de cada um, na medida em que sobre um mesmo objeto é possível um universo infinito de interpretações, conforme o olhar / perspectiva do intérprete. E vamos combinar que sem as verdades de cada um, o mundo perderia a graça. A meu ver, o que impede o debate e a reflexão é a atitude que algumas pessoas têm de não fazerem o menor esforço para entenderem o pensamento do outro.

Marli Soares Borges

quinta-feira, outubro 01, 2015

DIA DO IDOSO, MINHA ORAÇÃO



MINHA ORAÇÃO
 
Senhor, envelheci. Dá-me Tua mão e me ajuda nessa trajetória. Me salva de ser um peso na vida de meus filhos e netos. A simples ideia de vê-los preocuparem-se com minhas doenças, me aterroriza. Por piedade, não me tira a autonomia, não me transforma num vegetal. A vida é tão linda, tem tantas belezas para apreciar e quero que meus filhos e netos não percam oportunidades preciosas de se alegrarem, livres desse tipo de preocupação. Me salva Senhor, me carrega em teus braços, só Tu. Amém. 


Em tempo: em vez de "idoso" prefiro "velhos", uma palavra que acho mais sincera.


Marli Soares Borges, (c) 2013

domingo, setembro 27, 2015

COSME E DAMIÃO

Hoje é dia de Cosme e Damião, santos católicos, padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina.


FELIZ DIA DE COSME E DAMIÃO! 
SAÚDE E PROTEÇÃO PARA NOSSAS CRIANÇAS, 
É O QUE PEDIMOS COM DEVOÇÃO!

santos católicos
Imagem: Ronaldo Mendes, artista Naif.

Irmãos gêmeos, eles tornaram-se conhecidos porque praticavam a medicina gratuitamente e curavam pessoas e animais. Morreram martirizados em nome do cristianismo. Também são considerados protetores das crianças e por isso é comum a distribuição de balas, doces e pirulitos em agradecimento à graças alcançadas. Mesmo não sendo uma manifestação própria da Igreja Católica, os que praticam essa demonstração de fé oriunda do sincretismo religioso, têm sido acolhidos pelos católicos, com todo o respeito. Após a reforma do Concílio Vaticano II, a data da celebração dos santos gêmeos, passou do dia 27 para o dia 26, mas na Umbanda e no Candomblé, a data continua em 27 de setembro. 

Para o Candomblé e a Umbanda, eles são filhos gêmeos de Xangô e Iansã. E são orixás: os Orixás Ibejis. São considerados protetores das crianças, daí o costume de oferecer "mesas de doces aos inocentes" para homenageá-los ou cumprir promessas. Também é costume dos devotos, oferecerem para as crianças o Caruru, uma comida típica da tradição afro-brasileira. Esse prato também é conhecido como “Caruru dos Santos” e “Caruru dos sete meninos” representando os sete irmãos: Cosme, Damião, Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi. 

Marli Soares Borges

domingo, setembro 20, 2015

TE PUXA, TCHÊ!





Vinte de setembro, dia do gaúcho. Peço licença aos amigos de outros pagos. Hoje quero abrir as portas do rancho e abraçar a minha gente. 

Gauchada dos Pampas! Meus respeitos. 

Te aprochega, criatura, vem matear conosco! O pessoal tá loco de faceiro, tem festa aqui na querência! A chuva tá danada e o frio tá de renguear cusco, mas, bueno, faz parte! 

Tchê, há tempos eu queria dar uma proseada contigo, e antes que eu envelheça demais, acho que chegou a hora. Mas sossega, não vou chorar as pitangas, só vou falar despacito, ver se alcanço uma pontinha do teu coração.

Já vivi muito e cada vez mais me abobo com a falta de educação de uns viventes aí, que insistem em te ridicularizar por causa do teu jeito gaúcho de ser. Tchê não leva a sério essas atitudes. Esses viventes não têm história e para disfarçarem a inveja, tentam te atingir e te deixar embretado. Mas não há de ser nada, não te mixa e nem aceita provocações. E nada de sentar o braço neles! Tem piedade, são uns taipas. E além do mais, de vareio nem vale a pena! 

Continua firme, valoriza a vida campeira, o pampa, o pingo e o chimarrão. Lembra que em tuas veias corre o sangue gaudério e reverencia nosso passado e nossas façanhas, mas não te esqueças de acompanhar o progresso e aproveitar as melhorias da modernidade. Estuda e te educa, cultiva a sensibilidade e a empatia. Te puxa, tchê, e reconhece teu próprio valor! Sempre. E conserva tuas virtudes. Elas são garantias concretas -- as únicas -- que jamais te deixarão ser escravo de ninguém.

Agora, umas palavrinhas sobre nossa cultura gaúcha.

Quando em nome do progresso e do desenvolvimento, fores rever nossa cultura gaúcha, -- porque os tempos mudam e a gente precisa evoluir --, cuida para que não deturpem as coisas daqui do pago, o chimarrão, o churrasco, o arroz de carreteiro, os bate-coxas, as pilchas, os "causos" e o nosso linguajar, tão nosso. Lembra-te: um povo sem tradição carrega uma sina infeliz. 

Mas cuidado, tradição não é a mesma coisa que tradicionalismo! 

Tradição é cultura e não se opõe ao progresso; está pronta a reconhecer os erros passados e adaptar-se a realidade atual para melhorar a vida. A tradição é sensível para a obrigação que temos de encarar e questionar -- cada tradição --, com a consciência de que não somos obrigados aceitá-las como fatos irrevogáveis. Qualquer tradição que seja feita de sadismo, de sofrimento, de atavismo e divertimento boçal com os seres vivos, -- no caso, os animais --, não se justifica. Nunca se justificará. Não é humanamente aceitável, tal como não é humanamente aceitável apedrejar mulheres ou mutilar os órgãos genitais dos homens. Há tradições boas que devem ser mantidas. Outras não. Tradição é apenas um folclore e não pode sobrepor-se as leis e ao progresso. 

Tradicionalismo é outra coisa. É apenas um "ismo" e comporta-se como todos os "ismos" da História: em permanente obstinação, avessa a mudanças e resistente ao cumprimento das novas leis que sinalizam o avanço social. Infelizmente aqui no Rio Grande do Sul ainda têm alguns viventes, muito toscos, que vivem aprisionados a um tradicionalismo que nem eles sabem o que significa. Alguns até se intitulam adeptos do "tradicionalismo gaúcho". (?!) E com seus "ismos", tentam obstinadamente perpetuar o passado, repetindo os erros já cometidos. Um miasma que só serve para perpetuar a barbárie e deixar um rastro de sangue e dor na vida dos animais. Esse tipo de gente acaba denigrindo os objetivos dos verdadeiros tradicionalistas. Sei que aconteceram atrocidades no passado, mas aconteceram devido ao desconhecimento e ignorância daqueles povos de antigamente. E sei que isso não foi só nas bandas aqui do sul, aconteceu também em outros lugares desse Brasil. Mas hoje em dia, com a evolução, ninguém mais admite violências que tais. E as leis estão aí, para comprovar o novo pensamento jurídico que orienta essas relações. Mas os "ismos" da história parece que não sabem ler, pois ainda insistem em continuar..., insistem em andar abraçados com a judiaria, crueldade e maus tratos aos animais! Que o Patrão Velho, com sua infinita bondade e baita coração, tire essa gente das trevas e os leve em direção à luz! 

Escuta bem, tchê, a brutalidade no trato com os animais não é e nem nunca foi tradição gaúcha! Isso é intriga desses merdas, que vivem arrotando um "tradicionalismo" grosseiro e ordinário; gente perversa e interesseira que cospe no prato onde come; gente que acha certo tratar animais como escravos. Acho isso uma barbaridade e me tapo de nojo, só de pensar! Tchê, me ouve só mais um pouquinho: não larga de mão o amor, o respeito e a compaixão pelos animais. Respeita-lhes a dignidade e ameniza-lhes o sofrimento. Os animais são teus companheiros e te ajudam a ganhar o pão. E dependem de ti para viver... e muitas vezes para morrer. Lembra-te: somos gaúchos!

Bueno tchê, me desculpe a embromação, é que esse assunto me deixa muito atucanada. Mas vou parando por aqui, que meu fraseado ficou mais comprido que suspiro em velório e, Deus sabe, não quero te chatear. Parabéns a todos nós, gaúchos e gaúchas de todas as querências. Que a Virgem Maria, primeira prenda do céu, olhe por nós, e que o Patrão Celestial nunca nos abandone.

Marli Soares Borges, 2015.

sexta-feira, setembro 11, 2015

IMBECIS E MORTADELÓIDES

Da série: imbecis e mortadelóides - I just had an epiphany, rsrs.



A mortadela é farta
e a massa abre a bocarra;
e cada vez mais se aliena.
Aí, você que pensa, pergunta:
gente, isso vale a pena?
- Claro que vale, respondem
a verba não é pequena.
(Mal sabem o quanto envenena).


Marli Soares Borges