Você sabe qual a diferença entre sonho e fantasia?
Sonho é desejo que nos impulsiona a atingir metas, alimenta o espírito e nos dá estímulo e esperança para viver. Quem sonha tem os pés no chão e jamais será um alienado, pois aceita as limitações e reconhece que o mundo não lhe dará tratamento especial. Sonhar é usar a criatividade para tentar conseguir o que deseja. O sonhar não exclui o desistir, que é sinal de sabedoria.
Fantasia é o sonho que não pode se realizar porque está fora da realidade. A fantasia mina pensamentos e atitudes, enfraquece nossa percepção da vida e se transforma em fonte de sofrimento. Não corra atrás de fantasias, principalmente se você não tem suporte financeiro.
Não esqueça, o sonho e a fantasia estão separados por uma linha chamada realidade. Portanto: trate de abandonar a fantasia, mas não abandone seu sonho. E se o sonho virar fantasia? Óbvio, abandone-o, pois aí, ele já deixou de ser sonho...
Nosso simpático (e injustiçado) velhinho sempre esteve com a razão. Olha o poema lindo, lindo, lindo que ele fez. E observe as palavras que utilizou. Ele sabia das coisas. Mario Quintana.
Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!
Beijos.
Olá Marli
ResponderExcluirSem sonhos não há vida. Eles são fundamentais para o nosso crescimento.
Bjux
È por isso que se diz que somos constituídos de matéria dos nossos sonhos!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQue lindo trechinho Marli... Sonhar é o primeiro passo para concretizar, isso é verdade...
ResponderExcluirBju Gigante
Ei, estarei visitando sua terrinha (Porto Alegre né?) do dia 28 de setembro ao dia 3 de outubro, queria te perguntar duas coisas:
1- Como é a temperatura nessa época do ano?
2- O hotel Ornatus é uma boa pedida?
Bjus Grandes
Olá amiga querida, entendi o recado. Na verdade, entendi-o na própria segunda! E mais ainda, entendi por que estava tão zangada, e já resolvi a questão, que não tinha nada a ver com uma coisa ou outra, apenas com o emprego de algumas palavras. Resolvido isso voltei a meus estudos, sem abandonar o que ainda é sonho, mas está perto da realidade!
ResponderExcluirBeijos.
Interessante, mas neste caso fantasia também está como sinonimo de ilusão...
ResponderExcluirFique com Deus, menina Marli Borges.
Um abraço.
Maravilhoso seu texto Marli, nunca devemos deixar de sonhar. Paz minha querida!
ResponderExcluirBom dia queridíssima...
ResponderExcluirSonhar...o que seria de nossas vidas sem essa mola propulsora que nos impulsiona, que nos motiva ? Viver sem sonhos é estar a mercê de uma vida sem côr.
Qto a Quintana...qqr palavra seria pouco.
Dia cheinho de sonhos .
Bjs meus !
Acredito que a vida sem sonhos deve ser bem sem graça!!
ResponderExcluirÉ preciso sonhar e acreditar!
Seu post está maravilhoso e finalizou com chave de ouro, nosso poeta Mário Quintana.
Beijos
Então quero sempre sonhar, sonhar e sonhar e realizar, claro!
ResponderExcluirBom dia Marli.
Xeros
Marli, adorei o teu post! Por coincidência (ou não) meu último post também segue tema semelhante, mas que saiu completamente diferente do teu. Beijão
ResponderExcluirNossa, querida Marli!! Que simpatia de texto!!!!!!! Ao mesmo tempo que ressalta a ideia de que sonhar é preciso, relembra-nos a importancia de estar com os dois pés no chao! Uma dose de realidade nao faz mal a ninguém!
ResponderExcluirAdorei seu blog, já sou sua seguidora fiel!! Obrigada pela visita e pelo comentário, parece mesmo que temos muito em comum!!!!
(ainda que eu nao seja advogada, hehehe) Aquele beijo!!!!!!!!!
Alma Gemea***Alma Gemea da minha alma/Flor de luz na minha vida/Sublime estrela caida/Das belezas da amplidão! Qdo eu errava no mundo/ Triste e só,no meu caminho/Chegaste,devagarinho/E,encheste meu coração:/ Vinha na benção dos Deuses/na Divina claridade/Tecer-me a felicidade em sorrisos de esplendor! Ès meu tesouro infinito/Juro-te eterna alinça/Por que sou tua esperança/ Como és todo o meu Amor!!/Alma Gemea da minha alma/Se eu te perder,algum dia/Serei a escura agônia/Da saudade nos seus véus.../Se um dia me abandonares/Luz terna dos meus amores/Ei de esperar-te,entre as flores/Da claridade dos céus.Ès a flor mais béla no desabrochar de cda flor.Meu sorriso mais doce no silêncio do teu olhar(Francisco Candido Xaviér)(Emanuel)Há dois mil anos.***Sonho que se sonha só é apenas um sonho.Mas,sonho que sonha junto é o começo de uma realidade.Não importa qual pequeno seja seu sonho.A Persistência é o caminho do êxito!!(Charles Chaplim)
ResponderExcluirBom dia,Marli! olha, por vezes creio que a linha que separa a fantasia do sonho é muito tênue...
ResponderExcluirOi, Marli
ResponderExcluirSonhar já faz parte de uma realização.
Lindo post. Mário Quintana encerrando o post então...
Coisas de Marli!
Bjs no coração!
Nilce
Que lindo minha flor!
ResponderExcluirBeijinhos no ♥
Flores e Luz.
Olá Marli,
ResponderExcluirEste post foi para mim? Assim tipo, dedicado especialmente? ahahahah. Precisava ler isso hoje, para não deisitir dos meus sonhos e fantasiar menos.
Obrigada!
Te desejo uma linda semana.
Beijos
Sim, há uma grande diferença entre sonho e fantasia! Belo texto, beijos.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirSonho que se sonha só... sonho que se sonha junto...
Me fez recordar...
Tenha tarde alegre aí e serenidade deejo a vc.
Abraços fraternos
Poxa...Nunca tinha lido nada a respeito, Muito interessante mesmo.
ResponderExcluirVou levar esse pensamento de Quintana lá pro Meu Aconchego.
maravilhoso.
Bjos achocolatados
Sonho sempre...Nunca deixei de sonhar. Lindo demais esse post. Bjs
ResponderExcluirMarli florzinha...muito legal diferenciar sonho, de fantasia...que saibamos cultivar cada um de nossos sonhos e que eles gerem felicidade em nossas vidas...amei a imagem....um encanto...beijinhos...
ResponderExcluirValéria
Olá Marli, amiga!
ResponderExcluirPerfeitamente de acordo...não podia estar mais!
"O sonho comanda a vida, e sempre que o homem sonha, o Mundo pula e avança..."
A fantasia é quase uma fobia...pode ser até doentia.
Mário Quintana, sabia mesmo da coisa...
Beijinhos
Ná
Marli querida, obrigada pela visita e comentário, cada dia que passa mais eu lhe admiro, vc é muito gentil, vc fala uma linguagem legal, gosto dos seus comentários.Quanto aos sonhos, como é bon sonhar, atravez deles a gente alcança,o inimaginável, quando realizado cedo perde o encanto.Um abraço carinhoso Celina.
ResponderExcluirMarli, você é fera! hahaha! Olha tem um outro poeminha de um outro velhinho (meu conterrâneo) que acho que posso interpretá-lo também à luz dos sonhos e das fantasias, não obstante o tema ser um amor perdido, ou sei lá, poeta é poeta, né? Então ofereço-o aqui em consonância com seu belo texto:
ResponderExcluirMEMÓRIA
"Amar o perdido / deixa confundido / este coração. // Nada pode o olvido / contra o sem sentido / apelo do Não. // As coisas tangíveis / tornam-se insensíveis / à palma da mão. // Mas as coisas findas, / muito mais que lindas, / essas ficarão”. (DRUMMOND)
MEU ABRAÇO GRANDE. PAZ E BEM.
Oi MArli!
ResponderExcluirGostei da sutil diferença... e acho que cabe em muitas situações da minha vida. Olharei mais para as estrelas, pode apostar! Beijos, Deia.
PS: Querida, deixei um post lá no Rumo explicando os Poetrix. Quando puder (não sei nem se você já viu, mas, como você sugeriu que eu explicasse um pouco mais, vim avisá-la!) dê uma lida - espero que ajude!
Oi minha linda. Belíssimo texto, de muita verdade e reflexão. Lembrou-me um poeminha meu, antigo, em que eu digo "...Foi tentando entender a realidade que deixei meus sonhos envelhecerem...". Bjs.
ResponderExcluirMarli
ResponderExcluirtodo o teu texto estava lindo, tornou-se soberbo quando encaixastes quintana como ponto final - pode haver melhor apogeu que este?
Fique bem nesta noite e em todas as demais!
Gostei da definição de sonho e fantasia. Não tinha me atentado a esse fato.
ResponderExcluirAbraçoZZZ
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQuintana arrasa sempre!!!!! Vamos embora sonhar, com os pés no chão e buscando metas para torna lo realidade! beijos
ResponderExcluirAcho que estou precisando sonhar...mais!
ResponderExcluirnunca fui de fantasiar, agora, sonhar é preciso.
Belíssimo!
Belo e muito sábio post Marli! Bjosss
ResponderExcluirOi linda
ResponderExcluirvim aqui conferir o post.
Sonhos são sempre bem vindos, não é?
Mas fantasiar é necessário, sabe...
Faz parte até da sanidade mental, sonhar com o impossível! Imagina como a vida seria chata se nunca pudéssemos nos imaginar como herios ou heroinas?!
Sonhos e fantasias,sempre!
Desde que haja bom senso para discernir entre o que é possível realizar e o que só nos consome tempo vão que poderia estar sendo usado para a ação.
Beijos e beijos
Lilian, amiga,
ResponderExcluirQuando entra a realidade, bom senso, etc e a gente tem consciência de que o sonho não pode ser realizado, aí ele virou fantasia. Só isso. Tudo bem, desde que não corra atrás da fantasia, hehe... Também se quiser correr, que posso fazer, rsrs, não é?
Bjssssss
Muito boa a definição, ou separação de sonho e fantasia. Beijos
ResponderExcluirOlá Marli, fica difícil não por o "dona" por uma questão de costume educativo, se assim da para explicar, hehe.
ResponderExcluirMas realmente essa sua postagem é exatamente o momento que estou passando, e você sabe disso... Tenho que percorrer atrás do sonho, o qual se Deus quiser, através do meu esforço logo estará realizado!
Um fraterno abraço. Não se esqueça do amigo que aqui vos escreve!
Marli
ResponderExcluirGostei do blog do começo ao fim E este desenho lindo!
com carinho MOnica
Sou uma eterna sonhadora, confesso. E graças a isso já fiz coisas bacanas, algumas loucuras talvez (mas isso divide opiniões, rsrs), mas não me arrependo = )
ResponderExcluirMeu defeito: querer mudar o mundo (pra melhor, claro, rsrs)... kkkkkk... O que faço pra isso? O que está ao meu alcance.
Fantasia? Deixo isso para a hora de desenhar, pois no papel, no tecido, com lápis ou pincéis, tudo é possível!! = )
Baijão! = )
Deu branco Marli....sabe quando os pensamentos sao tantos que as palavras nao conseguem acompanhar o raciocinio..rsrs??
ResponderExcluirSonhos...sem eles o que seria das nossas vidas??Um caminho sem graça!
E o bom deles é que podem ser alcançados quando se tem perseverança, e o melhor disso, é que perseverança todos podemos ter.
Fantasia?? Com nenhuma perseverança no mundo alcançamos.
Por isso, creio eu, que os que têm preguiça de lutar preferem o caminho da fantasia, para nao sentir o gostinho da frutracao, que é parte do caminho dos que buscam os sonhos.
Uffa...essa me cansou um pouquinho, tive que implorar aos neuronios queridos que me ajudassem com essa, que nao foi facil...rsrs!!
Beijos querida!!
Tati.
Que bela postagem, sobretudo por sua afirmação: " sonho e a fantasia estão separados por uma linha chamada realidade".
ResponderExcluirJá me perdi em fantasias, e já me alimentei de sonhos, colho hoje a realidade da dualidade sonho - fantasia!
Bjo.
Oi Marli, ontem achei teu blog, gostei muito da postagem, mas estava tão cansada que nem vi que somos quase "vizinhas"! Só tive forças para me tornar seguidora, para não correr o risco de não voltar mais.
ResponderExcluirObrigada pela visita e comentários, fim de semana volto com mais tempo pra te fazer um longa visita, vou te adicionar no blog roll, para saber das novidades por aqui! Um beijo, Ju
Simplesmente Lindo!! Bjinhos
ResponderExcluirSonhar é delicioso, é uma pausa na realidade, exercício mais do que necessário para recarregarmos as turbinas e alçar vôo novamente. Fantasia já é alienação.
ResponderExcluirBeijos.
tais luso
Não sou pessoa de sonhos. Sou imediatista, pragmática.
ResponderExcluirMarli
ResponderExcluirSonhar faz parte da nossa vida. Lindo o texto e o pensamento do Mario Quintana.
Todos temos que viver a vida de uma forma realista, pois é assim que nos mantemos vivos e preparados para os desafios que temos que enfrentar no dia a dia. Claro que devemos ter nossos sonhos, pois isso alimenta a nossa alma como viver momentos bons cheios de sentimentos de amor, de amizade, de felicidade.
Grande beijo e um bom domingo
Todos nós sonhamos... faz parte do nosso ser :) e é tão bom sonhar!
ResponderExcluir