Nessa postagem o sentimento é Inveja.
Vamos lá.
Nessa semana andei ocupadíssima, estudando. Até fiz um pós. Queria saber de perto o que diz o mundo acadêmico sobre a inveja. Pois bem. Taí pra você, em primeira mão, saindo do forno, meus conhecimentos ultra, super, hiper, científicos.
Inveja: Desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem. Invejoso: aquele que tem inveja. Pesquisei no Aurélio.
Inveja é uma doença, um vírus, uma disfunção cerebral. Completamente diferente do ciúme que é querer manter o que se tem. Também não é igual à cobiça que é querer o que não se tem. Inveja é não querer que o outro tenha. É um sentimento perigoso e forte que ataca o coração e destrói a vida do invejoso. É mais ou menos como o feitiço virando contra o feiticeiro. Aí, pensei, bom, menos mal, só prejudica o invejoso, ufa! Mas tornei a pensar e vi que não era bem por aí. Olha só. O carinha invejoso adquire uma bela depressão, vai para o SUS, cai no hospital e dê-lhe remédio... E você nem imagina quem paga essa conta, não é? Conclusão: inveja é um sentimento malcriado, imbecil e dispendioso, que deveria ser banido da face da terra.
Gente, a inveja é um problema social, uma questão de saúde pública! Está na hora de criarem uma lei para acabar com a inveja. Não, não ria, é sério!! (Afinal, vivemos num país que faz leis a torto e a direito, e, diga-se de passagem, mais torto do que direito, portanto...rsrs!).
Aprendi também que o tal vírus estava aprisionado na maçã, inativo, lá no paraíso. Aí o casalzinho inventou de meter o nariz, --ou melhor os dentes-- onde não devia, e deu no que deu. E veio a comparação: fulano é mais bonito, é melhor do que eu. Abriram-se as comportas e a inveja, calmamente, entrou e instalou-se no coração das pessoas. E dizem que mora lá, na tocaia. Já viu, né, acho bom então, já que a gente não pode expulsá-la de lá, pelo menos dar uma boa sufocada nela, tirar-lhe as forças, antes que mostre suas garras e nos torne reféns de seus caprichos.
É triste, mas as vítimas da inveja simplesmente não conseguem suportar o sucesso do outro e por conta desse sintoma, acabam virando umas fingidas. E, cá pra nós, usam artimanhas tão babacas... Tem aquele que finge que não sabe que o outro é doutor, e sempre que o apresenta a alguém, o faz omitindo o devido título. Tem outro que finge que detesta viajar, só pra desestruturar seu colega que fez uma viagem legal. E outro que finge que dorme na palestra do amigo. Caracas. E por aí vai. Tem uma penca de exemplos. E nem vem com essa de inveja boa, inveja branca e tals. Negativo. Inveja é um câncer. Xô.
Bom gente, foi isso que aprendi no pós. Espero ter ajudado, rsrs.
Veja agora a historinha que achei na internet. É uma lenda sobre a inveja, e ilustra bem a minha conclusão sobre o tal feitiço virar contra o feiticeiro.
A Inveja e a Ganância passeavam de mãos dadas. De repente apareceu um gênio e disse: Peçam o que quiserem e lhes darei. Mas antes, respondam: quem nasceu primeiro a Inveja ou a Ganância? A Inveja pulou: Fui eu. Ok, disse o gênio, então, tudo o que você pedir, eu darei em dobro para a Ganância. A Inveja pensou, pensou e pediu: Fure um olho meu!Mamma mia, sacou? E aí, quem mais sofre, não é o invejoso? A Bíblia tem toda a razão: "A inveja é a podridão dos ossos". (Pv 14:30).
Agora veja essa de São Basílio, o Grande:
“Não há vício mais pernicioso do que a inveja implantada no coração humano. (...) É um prejuízo para a pessoa invejosa, mas não causa danos aos outros.(...) A inveja é a dor causada pela prosperidade do próximo. Por conseguinte, uma pessoa invejosa sempre possui um motivo para tristeza e desânimo.(...) A pior característica dessa dor, no entanto, é que a vítima não pode revelá-la a ninguém”.
Ops, não tinha SUS naquele tempo, amore, hehe.
Esse post faz parte da Blogagem Coletiva do Blog Café com Bolo.
Beijos a todos.
Vou te falar uma coisa essa tal de inveja é perigosa, tenho medo de gente invejosa. A ideia da Glorinha foi ótima, já li vários posts excelentes como o seu, falando sobre esse tema, parabéns, beijos
ResponderExcluirPara mim é algo complexo, pois a inveja também pode ter um que de ambição que faz impulsionar para frente...
ResponderExcluirFique com Deus, menina Marli Borges.
Um abraço.
É fooooogo mesmo essa inveja.Fujo de invejosos.Não suporto!Ficou muoito legal tua pesquisa e tratado da inveja...Com toques de humor, histórias, deste o recado muioto bem!beijos,chica
ResponderExcluirMarli, me perdoe amiga, mas não concordo não. A nossa cultura judaico cristã, com aquelas coisas de que sentimentos escusos devem ser sublimados, escondidos, ocultos...não concordo mesmo!Acho que somos feitos de sombra e luz. Há amor e ódio na gente. Inveja, ciúme, carinho, desejo. Tudo é pra ser sentido. Claro que quando vira algo doentio, aí não, aí faz mal, principalmente pra quem sente, como vc disse. Beijos.
ResponderExcluir"Inveja é uma doença, um vírus, uma disfunção cerebral."
ResponderExcluirDisse tudo!
Ótima postagem.
bjs
cintia
~blog da sibucs~
Oi Marli! Foi a essa mesma conclusao que cheguei. Inveja e doenca e precisa de tratamento. Faz mal a quem a sente, destruindo sua alegria de viver. A razao para tudo parte, sempre, do outro. Tenho um caso assim. Um mulher do meu trabalho , ao saber que eu estava de casamento marcado e nao iria convida-la, marcou uma festa no mesmo dia e hora da minha festa, e saiu convidando os meus convidados! Nao preciso dizer que separei muito joio do trigo naquele dia! Rsrsrs. Um beijao, Deia.
ResponderExcluirMarli, vc fez um trabalho e tantosobre a dona inveja!!!!!!! Uma mensagem completíssima, antenadíssima!
ResponderExcluirSe não tem lei para impedir a inveja, a gente podia inventar uma vacina, ou um coquetel de drogas para acabar com ela! hehehe
Adorei!
Valeu a pena eu atravessar esta estrada várias vezes hoje, para em certo momento chegar aqui e desfrutar do que por aqui encontro!
Marli, o pior disso tudo é que eu tenho que pagar a conta do SUS, pode ???!!! kkkk
ResponderExcluirbeijinhos
Marli, boa pesquisa, conclusões ótimas e humor adicional.
ResponderExcluirAcredito que os sentimentos são inerentes a todo ser humano, mas ele não precisa desenvolvê-los. Por isso digo que não tenho inveja, que basicamente é desejar o que o outro tem e ainda que perca aquilo que se cobiça.
Podemos muito bem sublimar os sentimentso indesejados.
Beijo e bom fim de semana!
Parabéns pelo post. Foi um dos mais bem elaborados que vi hoje a respeito do tema. Bjs.
ResponderExcluirMarli!
ResponderExcluirMuito boa postagem como sempre, essa enfermidade domina a alma do invejoso e pode causar muitos danos ao invejado. Tudo é uma questão patológica, ciume demais também é prejudicial a mente, mau humor entre outros. Precisamos combater estes sentimentos mesquinhos....
Obrigada pelas visitas.
Fica com Deus
Muito bom seu texto!!
ResponderExcluirNão sei vc, mas eu acho que os Santos sempre tem razão!
Um abraço
Cynthia
Belíssimo post!
ResponderExcluirInveja é realmente uma doença perigosa. Tem pessoa que mata por causa da inveja.
Nunca precisei sentir inveja para subir na vida ou conseguir algo.Muitos dizem que inveja ajuda a ir atrás dos ideais. Não concordo, inveja é um sentimento ruim, negativo. Precisamos de pensamentos positivos, ficar feliz pelo outro, cada um tem o que merece, o que fez por merecer.
Tenha uma ótima noite.
Com carinho, Lady.
Oi, Marli!
ResponderExcluirUm texto gostoso de ler,recheado de humor, e de muitas verdades.
A história da Inveja e da Ganância nos dá uma idéia da dimensão desse sentimento torpe. O invejoso prefere se prejudicar, mas, não admite que o outro seja melhor, tenha algo mais, etc.
Um grande abraço
Socorro Melo
Ei Marli,
ResponderExcluirÓtimo texto,
Você conseguiu trazer leveza a um assunto tão negativo. Mas realmente no final das contas quem mais sofre com a inveja é próprio invejoso!
Gd beijo
Oi, Marli!
ResponderExcluirMenina, mas tá cheio mesmo de gente invejosa neste mundo!
Concordo contigo quando diz que os invejosos não conseguem suportar o sucesso do outro e sucumbem, ficam até doentes. Isso já aconteceu comigo, foi exatamente assim, a pessoa adoeceu, aliás ainda é doente, psicologicamente.
um beijo grande carioca
Amiga Marli, que blogagem auspiciosa, rsrsrs.... Sabe o que é inveja para mim? É o sentimento do impotente. Impotente em reconhecer-se e em apreciar-se. Quem não valoriza a si mesmo depende de comparação para sentir-se bem encontrando alguma superioridade diante outrém. E aí nasce a inveja: quando não se sente superior e busca obsessivamente reverter esse sentimento, muitas vezes sem medir as consequências...
ResponderExcluirA inveja é um sentimento negativo originado pela cobiça. É por isso que quem direciona sua vida à adoração a Deus e não ao mundo, vive melhor e sem inveja.
Beijos!!
Adriano Berger
Olá,
ResponderExcluirA VERDADE nos liberta...
Tenhamos ótimo dia e reflexão com essa sugestão da Glorinha!
Abraços fraternais e serenidade para discernir...
Oi, Marly.
ResponderExcluirPrecisamos ver o que cada um pensa e respeitar.
Não tenho dúvida que a inveja causa danos, os exemplos estão à nossa volta, é só querer enxergar.
Bjs.
Marli, eu também acho que a inveja deveria ser banida da face da terra, mas infelizmente, ela está incrustada no ser humano, compõe aquilo que ele tem de exuberância e complexidade.
ResponderExcluirPor outro lado, o "maníaco invejoso", este sim, precisa ser extirpado, internado e tratado.
Ser vitimado pela inveja causa dissabores doloridos. Mas, vale a vida, a continuidade...
Abraços, Marli!
Hehehe...bom dia, Marli. Um belo texto, bem escrito e com graça!! Um ótimo sábado, um ótimo final de semana, beijos ;)
ResponderExcluirMarli! Boa noite!
ResponderExcluirFinalmente consegui chegar aqui depois de muitas tentativas por conta de um péssimo sinal da net.
Mas valeu o esforço...
dei muita risada...você é impagável!
Muito bem colocado este tema tão cabeludo!
Como já falaram muito aí acima digo apenas que aplaudo de pé este teu post! Foi um dos melhores que li!
Beijo gostoso.
Astrid Annabelle
Marli
ResponderExcluirQuer dizer que agora você é dra. da matéria Inveja?
Ri muito com a forma que você abordou o tema. Foi engraçado para um assunto tão sério. Muito bom.
E a inveja é uma doença mesmo, foi o que mostrei também no texto que fiz.
um beijo
Oi,Marli!Td bem?Aff gente invejosa é cruel eu hein!Inveja para mim é falta de capacidade, quem é capaz, quem luta pelos seus sonhos não tem porque sentir inveja dos outros.
ResponderExcluirObrigada pela visita no meu blog, volte sempre!
Beijosss
Como sempre Marli, um post «DR» e com esse teu interessante tom jocoso. Gostei bastante e fez-me sorrir.
ResponderExcluirA inveja é de facto uma coisa tremenda, mas há a inveja normal e a anormal, aquela que dá depressão!
Não consideras que esta sociedade está a fomentar a inveja? Que estamos a ficar todos cada vez mais invejosos? Normais, claro! rsrsrsr
Beijinhos,
Manú
Marli minha linda, é a sua cara mesmo amiga, conseguir abordar um assunto tão pesado com esta levesa das palavras, não tem como não rir amiga, mas olha é um assunto, que rende livros e livros né, não só uma pagina, o ser humanoem geral sempre acha que a gram do vizinho é mais verde, se fossemos mais evoluidos, teriamos agratidão como caminho principal p/ a evolução, então o pouco que temo teriamos a gratidão imensa e eterna, mas ao mesmo tempo teriamos tudo, pq mudariamos o prisma do olhar, veriamos um mundo maravilhoso. É isso amiga adoreiiiiiiiii este passeio por aki.
ResponderExcluircom carinho
Hana
Oi, Marli
ResponderExcluirQue maravilha de pesquisa.
Concordo com a frase bíblica: "A inveja é a podridão dos ossos". (Pv 14:30), que vc cita.
Mas também acho que não há ser humano livre de uma invejinha.
Parabéns pelo post!
Bjs no coração!
Nilce
Oi, Marli.
ResponderExcluirEu concordo com a definição correta das palavras (principalmente em se tratando de sentimentos humanos) porque a confusão de significados atrapalha. Dar o nome certo às coisas é o primeiro passo para resolver eventuais "problemas", sem dúvida.
Não acho que é uma boa ideia "sufocar" o sentimento. Admitir sim, ajuda e muito. Basta que saibamos conviver com determinados aspectos das relações humanas, sem pintar monstros ou apontar culpados. Até mesmo pra não escorregar na esparrela da hipocrisia. Bom, são os cuidados que tomo, particularmente.
Um abraço,
Michelle Siqueira
Querida Ela, o termo "sufocar" no texto, tem sentido meramente conotativo, jocoso. Como se fosse "dar uns tapas" rsrs, Observe bem. Bjsss
ResponderExcluirSei não...esse negócio de inveja é perigoso, um caso de saude publica, concordo...tinha que ter vacina contra inveja viu? Eu hein!!!!
ResponderExcluirÓtimo enfoque, parabéns!
Nunca tinha pensado na inveja como um problemas social, de saúde pública, mas, vem cá! Os países ficarão pobres se resolverem tratar à todos, pois todos nós padecemos deste mal. O difícil, como para todas as doenças é admitir e procurar por ajuda. E a igreja católica trata os sentimentos humanos ruins como pecados e por causa deles, não entraremos no reino dos céus. Ser santo é ter somente qualidades, ser puro! Essa inveja pode ser modificada dentro do nosso eu e transformada em outros sentimentos, como o Daniel sugeriu, podemos aprimorar o nosso espaço físico ou da alma. As pessoas que prestam muita atenção no que as outras pessoas fazem é porque lhe sobra tempo. Assim, se ocupando com coisas saudáveis, não sobra tempo para artimanhas, o que acabo de lembrar do ditado "Cabeça vazia é playground do diabo"
ResponderExcluirBoa semana! Beijus,
Deus me livre, as pessoas invejosas ate tentam esconder pela vergonha que significa esse sentimento, mas a vibração que sentimos quando estamos perto de alguém que deixa as garras desse sentimento sair é de deixar a gente bodado na cama. Derruba mesmo, por mais que essa pessoa o tente esconder, a energia ta la!!
ResponderExcluirAcho que a maioria de nos conhece ou conheceu alguém que nos faz sentir assim.
Entendo...
Como você disse, ela mora na tocaia de cada um,mas quando uns não conseguem controlar a bicha...sai de baixo que ela vem para derrubar..rsrs.
E com certeza derruba "a própria" em dobro!!!
Adorei seu texto, como sempre Marli.
Sempre tento dar uma passada por aqui, apesar do seu blog não ser exatamente sobre o tema que escrevo e leio em blogs(Morando fora do Brasil), me faz muito bem entrar aqui e participar. Agradeço muito os seus comentários também, sempre aumentando o valor dos meus posts!
Beijos.
Tati.
Oi, Marli! Obrigada por visitar meu blog e por deixar um comentário! eu adoro receber novas visitas!
ResponderExcluirVim retribuir o carinho e eis que encontro amigos por aqui! Alexandre, Telminha... Que bom
Ah, eu tenho dois colorados em casa, ansiosíssimos com o jogo de quarta-feira na Libertadores!
bjs
Ah, sim, querida. É claro que o termo "sufocar" está, obviamente, empregado no sentido conotativo. Até porque é impossível compreendê-lo em outro sentido (o denotativo, o do dicionário), já que não se sufoca fisicamente um sentimento, não é? Quanto a isso, não restam dúvidas. Ainda assim, é aquilo que escrevi. Claro, porque discordo do "tratamento" aconselhado. Apenas uma divergência de opiniões, querida.
ResponderExcluirUm abraço,
Michelle
Oiê,
ResponderExcluirCaramba,Com uma Juíza assim, a inveja pegou prisão perpétua!!!
Este texto prova que gosta de fazer as coisas bem feito: Com exemplos, pesquisas e tudo mais para deixar tudo bem claro para a gente entender(natural para uma excelente Advogada),não é?
Pior sentimento que existe: Inveja...O princípio do mal, das perdas, das separações, das más energias que se expandem, tudo começa, ou melhor, termina com a Inveja. Belo texto, parabéns.
ResponderExcluirPriscila
Que susto quando li que a inveja é um sentimento perigoso que ataca o invejoso... Estava achando maravilhoso!! Mas depois fui indo e notei o que era, rsrs. Fui precipitada. Adorei todo o seguimento. Ainda gastamos com o desgraçado...
ResponderExcluirÉ uma delícia escrever sobre estes sentimentos de inveja, mentira... Têm coisas do arco! É um dos piores defeitos, difícil de suportar.
beijo, Marli, meu carinho.
Tais luso
Renata,
ResponderExcluirMuito bom,vacina contra a inveja! Amei. Bjssss