"Fique Calmo E Siga Em Frente", tem tudo a ver com os tempos atuais, não é mesmo? Pra lidar com esses tempos bicudos, Keep Calm And Carry On!! Aposto que, se Quintana fosse vivo, diria que estou com a razão. Aposto também que você já andou lendo essas palavras e já viu essa imagem em poster decorando lugares chiques e descolados. Acertei? Claro, claro.
Sem stress, toque sua vida, essa é a idéia. Moderna? Nada. Legítimo upcycle! E dos bons.
A frase, ninguém sabe quem escreveu. A única coisa que veio a público é que lá pelos idos de 1939, bem no início da II Guerra Mundial, o governo britânico fez imprimir três frases, em cartazes, para que a população soubesse que, se o nazismo invadisse a Grã-Bretanha, todas as medidas necessárias para defender a nação estariam sendo tomadas. E o tal Keep Calm And Carry On foi um deles.
Por ordem do rei, os tais cartazes teriam que ser num estilo uniforme e a tipografia teria que ter numa fonte especial e única, que dificultasse o inimigo de falsificá-los. Parece que foram impressos 2,5 milhões, mas a distribuição acabou sendo bastante limitada. (Por lá também acontece dessas!)
Em 2001 o dono de um sebo inglês, (na Barter Books, em Alnwick), bateu os olhos numa cópia do tal cartaz que estava perdida numa caixa de livros antigos que ele havia comprado num leilão. Veja só a sorte do cara, encontrar uma imagem de domínio público prontinha pra virar celebridade. Chegado nas artes, ele emoldurou e pendurou o poster na parede do estabelecimento. Touché!! Um megasucesso! Então ele resolveu produzir em escala, a partir do original (óbvio, o desenho da coroa do cartaz já caíra em domínio público). Foi aí que aconteceu o revival. Portanto, se você gostou, pode copiar à vontade, sem problemas, pois o Copyright de peças artísticas criadas pelo governo britânico expira em 50 anos, voilá!!
Vi alguns sites oferecendo download por um precinho camarada e até gratuito. Mas pra mim esse tipo de reprodução vem com a qualidade superprejudicada, ainda mais na tipografia (que é única, lembra?). Sou a favor de pagar pelo original, que vem com direito a historinha e tudo. Vi na Barter Books. É claro que deve ter noutros lugares, eu é que não procurei. E quem quiser os "de grátis", rsrs, versão não-oficial, vulgo pirata, no Mr.Google tem de montão. Adivinha. E se você quiser saber a história toda, siga por aqui, só que está em inglês. Não achei traduzido.
Keep Calm and Carry On. Pensou que era moderno? Ledo engano.
Marli Soares Borges
Pois é querida amiga Marliborges, um pouco de pesquisa e cultura faz um bem danado para todos nos, e só você para nos proporcionar isso, parabéns.
ResponderExcluirforte abraço e um belo final de semana.
C@urosa
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMarli, não tinha pensado que era moderno, na verdade, nunca tinha pensado que tanta história podia estar por trás. Tinha que ser você, para nos trazer isso assim! Adorei!
ResponderExcluirBeijos.
Aprendi mais um pouco. Adoro aprender.
ResponderExcluirBjux
Marli, obrigada pela partilha.
ResponderExcluirVivendo e aprendendo!
Parabéns por mais uma excelente postagem.
Abraços!
Boa noite Marli,
ResponderExcluirSeu blog é cultura...vivendo, lendo e aprendendo. Adorei saber que essa frase é de antes da segunda guerra...
Beijos,
Cê
Saudações Marli, adorei a expressão e de fato é uma que dá até a idéia de moderna.
ResponderExcluirMas isso apenas nos prova, que no passado também se precisou pensar em algo para se acalmar.
E nada como escrever, e deixar-se expressar!
Parabéns!
Beijos..
Sempre temos de seguir em frente, não importa o quanto pareça que doa...
ResponderExcluirFique com Deus, menina Marli Borges.
Um abraço.
Oi,Marli!Nunca tinha ouvido falar nesses cartazes!mas eles parecem mais úteis do que nunca.Ficar calmo e seguir em frente parece tão básico,mas nesses dias tão atribulados é tão difícil as vezes manter a calma,mas ela se faz mais necessária do que nunca.
ResponderExcluirUm ótim ofim de semana!
beijosss
Querida amiga, adoro aprender sempre, adorei. Tenha um lindo final de semana. Beijocas
ResponderExcluirMais um lindo aprendizado! Obrigada! Sempre fico mais leve quando visito essa linda Casa. vivendo e aprendendo sempre!
ResponderExcluirAh!Ah!Nova Postagem na minha Casa.
Espero sua visita, e um retalho se desejar.
com amor e carinho,
Sílvia
http://www.silviacostardi.com/
Olá Marli!
ResponderExcluirTudo isso eu não conhecia e muito menos esta frase ótima!
Adorei saber...vou registrá-la no meu arquivo especial.
Um beijo grande para um gostoso final de semana.
Astrid Annabelle
Bela e detalhada postagem...
ResponderExcluirQuintana sabia o que dizia, Marli.
Bem como disse no começo.
Era um poeta doce e tranquilo que acreditava que a vida era bem mais que o viível.
Um beijo e bom fim de semana
Olá, querida Marli
ResponderExcluirTenha uma SURPREENDENTE E MARAVILHOSA primavera!!!
Excelente fim de semana!!!
Hoje ofereci a VOCÊ uma música especial... que é minha seguidora.
Abraços fraternais
OI MARLI!
ResponderExcluirJá lá dizia alguém: "So aos ombros dos que nos precederam podemos ver mais longe."
Saudades
Carinhos
seguir sempre em frente, mas sem nunca perder a calma. Apesar de tudo.
ResponderExcluirVivendo e aprendendo! Nunca pude imaginar que o governo Inglês tivesse tal iniciativa. Adorei. Saudade de vir aqui. Bjs. Elza
ResponderExcluirBom dia Marli!
ResponderExcluirMas você é uma danada mesmo.
Conhecimento puro!
Passei pra desejar-lhe uma boa semana.
(consegui comentar dessa vez- risos)
Xeros
Marli
ResponderExcluirAmiga que interessante saber sobre essas frases. Sempre bom aprender um pouquinho mais e para isso é só manter a calma e dá um pulinho aqui no blog da Marli.
Beijos
Oi, Marli!
ResponderExcluirMuito interessante, não conhecia a história desses cartazes. Diga-se de passagem, bastante apropriados mesmo, para os tempos atuais.
Bjinhossssss
Socorro Melo