Sim é ele mesmo, Fernando Pessoa. Considero Fernando Pessoa um poeta vulcânico. Com sua escrita escorreita e objetiva ele transmite uma explosão de sentimentos que não deixa ninguém indiferente. Acho ele sensacional, tudo o que ele escreve adquire vida própria e nos convida a pensar, refletir e raciocinar. Taí um exemplo.
No texto abaixo, ele escreveu sobre a relação vida-literatura e fez uma abordagem que considero inédita. Mas prestando bem atenção, ele não disse novidade, não disse nadinha que a gente não soubesse de antemão, e vem daí o meu fascínio, pois o plus de tudo isso é que, alinhando palavras simples (ah, os poetas!) ele revelou-nos o prazer de escrever na sua forma mais genuína, exatamente no ponto em que deixamos explodir nossas emoções através da escrita.
Ora, é de clareza solar que simulamos a vida ao escrever, (quem não sabe?), aliás, transformamos a vida como bem queremos, não damos a mínima, e olhaí, ignoramos a vida! Pois é, todo mundo sabe disso, mas ele nos faz sentir essa verdade, nos mostra o valor dessa verdade em toda sua extensão.
Gente, fico impressionada, o poeta ousou (quem pode, pode, rsrs) traduzir em palavras uma constatação, uma constatação corriqueira, mas acontece que ele escreve tão bem, mas tão bem mesmo, que a gente fica literalmente de queixo caído. Eu fico. Já reli esse texto umas trocentas vezes e não me canso. Sua palavras são de uma simplicidade de doer. Sente só!
Gente, vamos combinar, sem literatura, nossa vida seria em preto e branco. Bem, pelo menos a minha... já falei isso aqui no blog, mas repito. No texto abaixo, ele escreveu sobre a relação vida-literatura e fez uma abordagem que considero inédita. Mas prestando bem atenção, ele não disse novidade, não disse nadinha que a gente não soubesse de antemão, e vem daí o meu fascínio, pois o plus de tudo isso é que, alinhando palavras simples (ah, os poetas!) ele revelou-nos o prazer de escrever na sua forma mais genuína, exatamente no ponto em que deixamos explodir nossas emoções através da escrita.
Ora, é de clareza solar que simulamos a vida ao escrever, (quem não sabe?), aliás, transformamos a vida como bem queremos, não damos a mínima, e olhaí, ignoramos a vida! Pois é, todo mundo sabe disso, mas ele nos faz sentir essa verdade, nos mostra o valor dessa verdade em toda sua extensão.
Gente, fico impressionada, o poeta ousou (quem pode, pode, rsrs) traduzir em palavras uma constatação, uma constatação corriqueira, mas acontece que ele escreve tão bem, mas tão bem mesmo, que a gente fica literalmente de queixo caído. Eu fico. Já reli esse texto umas trocentas vezes e não me canso. Sua palavras são de uma simplicidade de doer. Sente só!
Volto em breve.
Fui
Concordo com tua apaixonada defesa tanto da obra, quanto do escritor - mas acrescento a tua própria escrita como um "clamor simples" que "atinge" a quem te lê. Impossível ficar indiferente, Marli, pq parece uma conversa gostosa na poltrona da sala de estar...adorei F. Pessoa e Marli Borges!
ResponderExcluirBom fds, beijão!
Marli, bo anoite!
ResponderExcluirSou altamente suspeita quando o assunto é o grande Pessoa, sou fã incondicional do grande poeta!
Ele é sempre perfeito, sempre toca na gente, sem fala com a gente e sobre o que a gente sente!
Simplesmente a vida seria em branco e preto se não tivéssemos Pessoa por perto!
Parabéns pelo post.
Bom domingo e obrigada pela visita!
Abraço
Mari
Querida Marli, sua escrita é suave...doce...envolvente por sua amabilidade...e Fernando Pessoa, nem se fale...como você mesmo escreveu..."de uma simplicidade de doer"... e você deve sabe o quanto amo a simplicidade...
ResponderExcluirA simplicidade diz tudo, porque diz da própria essência de tudo...é onde encontramos tudo o que é verdadeiro, profundo e isso é o que deveríamos realmente nos importar...escrever é sempre libertador....vivo....faz bem pro corpo e pra alma...
Beijos...
Marli, Fernando Pessoa foi O poeta!
ResponderExcluirMas há,felizmente na actualidade, muitas pessoas que também com palavras simples descrevem um quotidiano, coisas que todos sabemos, de um modo que nos prende, a Marli está entre essas pessoas...
Abracinho
Olá Marli,Eu podia dizer só isto quem escreve assim como a Marli, pode!
ResponderExcluirAndo aprendendo português, e quando vejo um texto assim tão bem escrito é como se tivesse na aula,leio e torno a ler, ainda não há muito tempo que ando por aqui, e tenho aprendido bastante na blogosfera,
um beijinho,
José.
Ei!
ResponderExcluirLinda nova
semana!
Bjins entre sonhos e delírios
Marli, muito obrigada pela visita.
ResponderExcluirFernando Pessoa é meu poeta preferido, eu vou e volto para Fernando Pessoa. Ele consegue abrir um rasgo na alma do outro, e entrar forte na íntimidade.
Que seria do mundo sem a riqueza desse espetaculares poetas.
Grande abraço
Tenho aprendido por aqui na blogosfera a conhecer os grandes poetas. Fernando Pessoa é um dos que gosto mais,por falar de assuntos diversos com simplicidade e extrema inteligencia. Amei! Obrigada pela visita e por aqui vou ficando,pois, além de escrever muito bem suas idéias,gosta de animais. rs... Montão de bjs e abraços
ResponderExcluirOi Marli!
ResponderExcluirVim retribuir sua visita e fiquei encantada com seu blog. Parabéns!
Adoro Fernando Pessoa e concordo com vc qdo diz que sem a literatura nossa vida seria em preto e branco. Uma pena que nossos jovens se interessem cada vez menos pela leitura.
Bjs e estou te seguindo tb!
Cintia
~blog da sibucs~
Ah, te linkei na minha lista de blogs legais.
ResponderExcluirbjs
cintia
~blog da sibucs~
Olá, Marli!
ResponderExcluirPessoa foi tudo e foi todos. Por isso, nos identificamos em Fernando Pessoa. Penso que cada um de seus leitoresse identificam, de uma maneira ou de outra.
Subjetivo, ao mesmo tempo que heteronímio, nos transporta para suas histórias, fazendo-nos compreender exatamente o que ele queria dizer. Passamos a ser suas personagens, através de sua palavra que encanta e esclarece.
Que feliz idéia, a sua, trazer Pessoa para cá.
Presentão!
Valeu, Marli.
Agradeço pela visita. Você já está em minha Roda de Prosa, ok?!
Excelente semana a você. Bom trabalho.
Muita paz! Beijossssss
Olá Marli, gosto tanto deste poeta que tenho o meu poema preferido dele no blog, que é o Poema em linha reta.
ResponderExcluirTodos deveriam ler, porque tem muita gente que "se acha" em nossos dias. Acho que está na moda,rsrsrs...
Beijos
Oi Marli, lindo blog ! Jeanne, aquela doçura de ser, compartilhou seu selo. Amei. Bjs. Yvy
ResponderExcluirBoa Noite Dna. Marli. Muito obrigado pela visita ao meu humilde cantinho. Na verdade estou engatinhando pelas palavras. Um dia quem sabe poderei escrever grandes textos. No momento me reservo apenas aos próprios sentimentos e alguns textos lindos que encontro por aí, com seus devidos créditos. Fiquei orgulhoso por ter você como minha leitora, afinal acredito não ser nem próximo de algum escritor. Agora sou mais um fã seu por aqui e com certeza visitarei sempre seu blog que é feito com dedicação e amor pelas palavras. Obrigado de coração.
ResponderExcluirQueridos amigos, ilustres comentaristas, começo a responder a cada um em particular.
ResponderExcluirDenise
Querida, suas palavras são muito bondosas e agradeço de todo o coração! Tu sabes que sempre estarei lendo o que tu escreves.
Beijo amiga.
Mari
Minha Querida, ainda bem que a gente tem esses alentos escritos pra colorir nossa vida!
Beijo
ValériaC
Ô amiga, nem sei o que dizer, mas que escrever liberta, ah, isso sim... você é muito bondosa com seus elogios e agradeço.
Beijão
maria tereza
Amiga, assim eu vou chorar, rsrsrs!
Fico muito feliz que você tenha gostado dos meus textos! Quero que sinta-se bem, que fique leve ao sair daqui, é essa a minha intenção. Que bom que você gostou, volte sempre e participe!
Beijão
José
Querido amigo e poeta, (eu sei das coisas, hein)... Obrigada amigo, é tudo bondade sua, que eu sei.
Beijo grande.
Reflexo d Alma
Gracias, amiga.
Beijo
Norma Villares
Querida, concordo plenamente com você. Falou e disse.
Beijão
Elaine Barnes
Querida, sinto que ainda teremos longos papos sobre animais. Tenho tantas histórias....
Beijo grande
C i n t i a
Querida amiga, volte mais vezes, temos muito que conversar. Quem gosta das letras nunca fica sem assunto, não é? Rsrs.
Beijo
Soninha
Querida, dissestes bem amiga, Pessoa organiza nossas idéias, claro, na medida da subjetividade de cada um. Show de bola!
Beijão
Jeanne
Fui lá no teu cantinho e li o poema. É perfeito! Sabes, é brincadeira essa turma do "se achando", né...rsrs.
Beijo grande
Yvy
Oba, parabéns!!! Amiga volte sempre viu?
Beijão
Gaucho´s
Sejas bem vindo aqui no meu cantinho, volte sempre.
Beijo
Ufa! MUITO OBRIGADA, VOCÊS SÃO GENTE FINÍSSIMA!