Feliz Natal! |
- Marli Soares Borges
Tem coisa mais difícil do que escolher o que presentear?
O Natal está na porta, o final do ano também, as festas e trocas de presentes também. Sempre gostei e continuo gostando desse contexto natalino, da revelação do amigo secreto, dos beijos e abraços, dos votos de alegria e esperança. A propósito, abro aqui um parêntese: para mim, essa história de “amigo oculto” é uma bobagem. Onde já se viu amigo oculto? ninguém está escondido, ninguém está oculto. O que fazemos, na brincadeira, é apenas manter em segredo a identidade do amigo, para que esse segredo seja revelado na entrega dos presentes. É tão simples de entender… o amigo é secreto sim! até que sua identidade (mantida em segredo) seja revelada na hora certa. Abandonem essa tolice de amigo oculto, isso é coisa desses arautos do rei que não têm mais o que fazer! Fecho o parêntese.
Já ouvi dizer por aí, que é possível nos conhecermos uns aos outros também pelos presentes que trocamos. Concordo em parte, porque eu, mesmo sabendo o gosto da outra pessoa, sempre me inclino a escolher os presentes levando em consideração o meu gosto pessoal. Aí caio na real, ponho os pés no chão e trato de pensar no gosto pessoal do outro.
Essa afirmação sobre conhecer uns aos outros pelos presentes, não é bem assim, pois há inúmeras variáveis que alteram esse tal “conhecimento”. E a mais comum tem a ver com grana, por exemplo: muitas vezes gostaríamos de presentear alguém com alguma coisa que apreciamos e "sabemos" que a pessoa irá gostar, mas esbarramos no alto valor do presente. E com dinheiro curto, o que fazer? e lá vamos nós comprar outra coisa! bem longe do que pretendíamos. E o “conhecer-o-outro-pelo-presente" acaba caindo por terra.
Esse assunto é muito complicado, parei por aqui.
No final das contas, o que vale mesmo é o gosto de quem recebe o presente e não o nosso. Esqueça essa falácia de que o mais importante é o gesto de presentear. Não é! Experimente presentear alguém com uma camisa branca se o que a pessoa queria era uma camiseta preta. O seu presente já era. Bom mesmo se conseguíssemos dar o presente certo para a pessoa certa! Mas isso é um ideal e estamos lidando com situações reais.
Às vezes é possível “estudar” um pouco a pessoa antes de comprar o presente, mas nada garante que assim você irá acertar e a pessoa vai ficar feliz. Mas nas festas, geralmente as pessoas estão mais boazinhas e mais educadinhas e, se não gostam, pelo menos fingem gostar dos presentes que recebem, (a não ser que seja um presente muito sem noção, mas daí o caso é outro, rs).
E o que fazer com aquelas pessoas chatas que nada gostam e nada serve? Ah, bom, gente assim, dá vontade de jogar pela janela. E, quer saber, jogo mesmo. Danem-se. Vão ganhar um mini álbum (usado) de fotografias.
Para mim, já vou avisando que ficarei feliz se ganhar umas barras de chocolate meio amargo e uns pacotinhos de papel de origami (japonês ou coreano) de 15 cm.
Boas compras e vê se me acerta! hahahaha
Olá, querida amiga Marli!
ResponderExcluir"Bom mesmo se conseguíssemos dar o presente certo para a pessoa certa!".
Quem doa não é perfeito e quem recebe também não é... logo: erramos ou acertamos dependendo...
O bom humor ajuda muito.
Presente são a presença por aqui e o ano todo nos damos o que queremos e precisamos.
Tomara ganhe muitos chocolates e papeis!
Tenha um dezembro abençoado!
Beijinhos
*presente é a presença...
ExcluirOlá, Rosélia!
ExcluirObrigada pelo comentário e pelos votos. Você sempre tão gentil e atenciosa! Que bom, o mundo sempre está precisando de pessoas assim como tu.
Beijos.
Bem humorado teu texto,Marli e a brincadeira de amigo secreto é boa e um alívio para os que tem família grande...Assim facilita!
ResponderExcluirSempre tento acertar o presente conforme o jeitinho do que receberá! Até tenho acertado! Para os netos, adoram envelopes com uma graninha e compram o que quwerem,rs..Esse ano aqui em casa, a grana curtíssima, sem presentes já avisei!
Que teus chocolates e materiais para origamis cheguem! beijos, desde já, feliz Natal e ótimo anoi novo!
chica
Olá, Chica!
ExcluirAh, um envelope recheado com uma graninha é tudo de bom mesmo! Os netos têm razão. Eu também há muitos anos, optei por presentear assim. Todo mundo fica com a boca nas orelhas. E a gente também, não é?
Beijos, querida.
Olá Marli
ResponderExcluirMinha mãe sempre dizia que devemos dar de presente o que gostaríamos de ganhar.
Concordo que o amigo é secreto e não oculto.
Tomara recebas as barras de chocolate e pacotinhos de papel de origami
Tenha um Feliz Natal de Paz e Luz
Beijinhos
Verena.
Olá, Verena!
ExcluirTomara, mesmo, estou torcendo os dedinhos.
Entendo o que sua mãe quis dizer, mesmo assim, concordo apenas em parte, pois se "devemos dar de presente o que gostaríamos de ganhar", eu sempre daria papeis de origami para todo mundo! E tenho certeza que muitos ficariam de cara torcida, rsrsrsrs.
Beijos, querida.
Nem sempre é fácil escolher o presente certo. Oxalá receba tudo o que deseja,.
ResponderExcluirUm Natal cheio de amor e um novo ano com muita saúde e paz.
Um beijo.
Olá, Graça!
ExcluirObrigada, amiga, boas festas pra você e sua família!
Beijos
Essa do amigo oculto!... Dá ideia que está sequestrado!... Sorrisos...
ResponderExcluirGosto de ler os seus textos... são sempre bem humorados.
Tem uma Quadra Natalícia feliz e em altíssimo astral.
Tenho uma mensagem no A Vivenciar e à falta de presente, deixo-te
uns bonequinhos... 🌟🎄🌼🌹👼💟
Abraço grande.
~~~~~~~~~~~~
Olá, Majo!
ExcluirTaí, você acertou na mosca! "Dá ideia que está sequestrado!... " boa! rsrsrs. Esse povo quer ser diferente e fica dizendo bobagens!
Obrigada pelos bonequinhos. Já estão bem guardados.
Bejos
As dicas são boas, eu sou péssimo em dar presentes. Mas que bom que voltou ao blog, Marli. Bom mesmo.
ResponderExcluirOlá, menino!
ExcluirPois é voltei e encontrei você! Melhor ainda.
Beijos, querido amigo.