A História tem nos mostrado que todos os “ismos” que se perpetuaram através dos tempos, foram nocivos ao tecido social, ou seja, são verdadeiras pragas.
Atualmente é o abstracionismo que está no auge da moda. Não ter que pensar as coisas, como realmente as coisas são, é a bola da vez. E até que faz sentido: é muito mais fácil falar sobre uma ideia abstrata, (que não pode ser colocada à prova), do que objetivar a realidade, clarear e sujeitar as ideias a serem vistas e contraditadas. É muito mais fácil esconder-se e disparar chavões! Daí o manejo exponencial da abstração.
Generalizar realidades, tecer considerações vazias, encher o peito e dizer simplesmente "é minha opinião pessoal" deve dar uma sensação de alívio para quem imagina que sua opinião pessoal esteja a salvo de objetivações concretas e não possa prestar-se a reflexões. Mas convém não esquecer que o abstracionismo (florescimento de ideias vazias) é sinal de outra praga no ar: o bloqueio mental.
Marli Soares Borges
Imagem Google
O proprio fato de escrevermos já nos dá asas para manter nossa mente sã.
ResponderExcluirMesmo que a "minha verdade" fique só em um pedaço de papel que somente eu terei acesso. O belo é a troca, se a minha verdade se transforma de forma suave pois a sensatez do tempo me ajuda a entender que nada é definitovo, muitas vezes é somente o meu pitaco sobre algo.
Bom ler seus posts.
Marcos
Oi Marli, compartilho do mesmo ponto de vista. Hoje(como sempre) temos que buscar a lucidez para que nossas decisões de vida possam nos trazer alguma estabilidade em vários sentidos do viver: financeira, emocional e social. Em tempos de muitas "fake news" há de se garimpar e buscar alguma verdade, não a que queremos ouvir e reafirmar, mas sim aquela que trará insumos de forma a criar alguma base confiável para a reflexão e tomada de decisão. Quem prefere a ilusão contínua em lugar da lucidez é alguém que vive num transe ou mesmo dopado...a vida passará por ele, sem que ele possa se dar conta disso... teria sentido algo assim?
ResponderExcluir