Você já viu Avatar, de James Cameron? Aposto que sim. Eu também. E adorei.
Sabe-se que para os efeitos especiais desse filme foram utilizadas as mais modernas técnicas e que os resultados superaram até os da trilogia "O Senhor dos Anéis". Este filme custou nada mais nada menos que 300 milhões de dólares, fora os custos de publicidade.
Há mais de dez anos atrás, Cameron já havia mostrado a que veio com outro filme campeão de bilheteria, o "Titanic" de 1997. Agora, ele trouxe um longa de cair o queixo, que agradou em cheio a crítica. Ouvi dizer que Cameron demorou anos na preparação desta obra e que ele esperou até que existisse a tecnologia certa que lhe permitisse criar o que havia imaginado. Cameron é Cameron!
O filme é todo em 3D e tem quase 3 horas de duração. Achei a história super original, tem um romance proibido,(porém, possível), entre pessoas de tempos e mundos diferentes. O cenário é maravilhoso, com lugares e florestas paradisíacas. A atmosfera é deslumbrante, carregada de significados. É visualmente revolucionário, de encher os olhos.
No enredo, os humanos é que são os maus. No decorrer do filme, é dificil evitar comparações com a atual situação do nosso planeta, cuja degradação ambiental crescente é culpa exclusiva homem. Para mim, esse filme é muito mais do que uma avalanche tecnológica de efeitos especiais. Ele é uma relação de causa e efeito entre a humanidade e o planeta. Ele traz em seu bojo uma mensagem de paz, ou melhor, anti-guerra, evidenciada pelo cineasta com a força dos aparatos tecnológicos que todo mundo comenta. Vi no filme uma mensagem de alerta. Aliás, o próprio diretor definiu, "Avatar" como uma metáfora sobre como a humanidade trata o lugar onde vive.
VOU FAZER UM RESUMO APERTADO DA HISTÓRIA, só pra você ter uma idéia.
Em 2154 os humanos destruiram o ambiente e a terra está morrendo. Para sobreviver precisamos de um mineral que existe apenas na lua de Pandora (que lembra a Terra há milhões de anos, com plantas selvagens e animais gigantes) que é habitada por seres Na’vi, uma espécie quase humana, um povo ligado essencialmente à natureza. Um povo pacífico que tem profundo respeito pelo seu habitat natural.
Nesse contexto Jake Sully, ex-fuzileiro naval e paraplégico, recebe a missão de substituir seu irmão morto ocupando seu Avatar (um corpo criado em laboratório onde sua mente é conectada, mas fisicamente igual aos Na’Vi). Através do Avatar, Sully volta a andar. Ele deverá aproximar-se da civilização e comunicar-lhes que o lugar onde vivem será destruído para exploração do tal minério e que se não concordarem em retirar-se o mineral será tomado à força.
Entramos agora no desenvolvimento do filme, onde virá à tona a problemática do personagem Jake, que terá de fazer a opção mais importante de sua vida. É que, para conseguir infiltrar-se na civilização, ele recebe ajuda de uma jovem Na'vi, por quem se apaixona. Ao mesmo tempo, ao conviver com os nativos ele acaba se convencendo de que a atitude que os humanos tomarão só servirá para causar destruição e sofrimento sem os levar a lugar algum, pois o problema, no fundo, é uma questão de valores, achar que a natureza está a serviço do homem, refém de sua exploração desmedida. Jack percebe que com esse pensamento "invertido", em qualquer lugar que os humanos pisarem deixarão as marcas da irresponsabilidade. Mas agora, é hora de encarar seu dilema existencial: escolher entre a vida real na terra junto com os humanos e o novo amor, que pressupõe a vida em um novo mundo, um novo lar.
Interessante, recomendo.
Era isso. Fui. Até breve.
Olá minha querida amiga |Marliborges, concordo com você, o James Cameron é um diretor competente e consagrado. O filme é muito lindo e emocionante.
ResponderExcluirforte abraço
C@urosa
Boa noite Marli,
ResponderExcluirAcredita que eu não assisti esse filme ainda?
Meus filhos foram ver e eu não pude ir e fui deixando para depois, agora estou curiosa, deve ser sensacional.
Beijos de boa noite,
Cê
Nossa Marli, todos aqui em casa já viram, menos euzinha.
ResponderExcluirMas é por causa do tempo do filme. Eu sei que não aguento tanto tempo na poltrona do cinema.
Só em casa parando.rsrs
Mas aí é sem 3D. snif
Bjs no coração!
Nilce
Interessante resenha, Marli. Dá vontade de ver o filme.
ResponderExcluirBeijos.
Acho que já assisti umas 3 ou 4 vezes rs... Fantástico mesmo.
ResponderExcluirBeijos na alma, querida!
Eu gostei muito do filme.
ResponderExcluirbj
Eu vi o filme, sendo que parece que vai ter uma sequência se baseando no mar de Pandora...
ResponderExcluirE ele demorou tanto para produzir o filme devido aos efeitos especiais não serem suficientes boms na época.
Fique com Deus, menina Marli Borges.
Um abraço.
Já assisti duas vezes e sua crítica está mesmo perfeita.
ResponderExcluirO filme e a produção são exatamente isso.
Parabéns pela visão espetacular.
Bom demaisss.
Também recomendo.
Xeros
É Marli...
ResponderExcluirDo jeito que voce escreve dá mesmo vontade de ler e assistir tudo que voce recomenda.
Beijos...
Oi, Marli!
ResponderExcluirPor que parou? de contar... achei uma delícia essa sua narrativa.
Fiquei curiosa pra ver o filme, e vou ver. Obrigada pela dica.
Beijos
Socorro Melo
Minha Boa Amiga,
ResponderExcluirNa realidade não vi este filme e até agora nada me despertou para o ir ver. Mas depois de ler o seu post fiquei interessado e tudo farei para o poder ver.
Um beijinho amigo.
Marli
ResponderExcluirExcelente a sua narrativa.
Eu assisti e adorei. Aqui em casa meu filho e meu marido estavam conversando sobre ir ver e eu declarei que não iria. Achava que não era o tipo de filme que gostaria de ver. Mas depois pensei bem e vi que não, que Avatar é um filme que todos devem ver. Não pela história, mas pelos efeitos e pela alta tecnologia.
E, Cameron é Cameron, certo?
beijos
oi minha linda. não é meu genero de filme, mas desde que meu filho assistiu e comentou tanto, tenho sim muita curiosidade em ver essa película. com seus comentários, a vontade cresceu. agora vou. beijos
ResponderExcluirMarli querida vc me fez lembrar da minha saga para assistir esse filme, foi uma novela, mas valeu a pena, é muito bom mesmo.
ResponderExcluirCaso vc queira ler meu post sobre isso http://eternosim.blogspot.com/2010/03/dakinossayo-saga.html
Um beijo.
Guria, Avatar eu vi. e agora quero ver o novo.... Aliás, quero ir embora lá para aquele lugar...
ResponderExcluirGuria, Avatar eu vi. e agora quero ver o novo.... Aliás, quero ir embora lá para aquele lugar...
ResponderExcluirAinda não vi, mas pretendo. E James Cmaeron é um dos grandes nomes do cinema sim. Beijos,Marli
ResponderExcluirMarli
ResponderExcluirAgoara voce aguçou minha curiosidade.Onde ele vai ficar?
Já fiz o sorteio. quer saber o resultado?
com carinho MOnica
Pra falar a verdade não queria assistir, não vi interesse na história, mas confesso que quando assisti me apaixonei, as florestas e todo o seu significado, foi muito lindo recomendo também.
ResponderExcluirAh, tem um desafio pra vc lá no meu blog,http://spelhodeminhaalma.blogspot.com
Espero que aceite.
Beijinhos
Oi Marli!
ResponderExcluirAcho que sou a única pessoa no mundo que ainda não viu Avatar...rs...
Mas sabe que agora, lendo seu post, fiquei até com vontade, pela primeira vez, de ver o filme?
Acho que nós, humanos, somos um exemplo perfeito de desrespeito e destruição das nossas próprias casas.
Grande beijo e ótimo final de semana.
Clau
Olá, Marli querida
ResponderExcluirAinda não vi o referido filme...
Passo para agradecer a sua visita ao meu Blog, ofertar-lhe um selinho feito exclusivamente para meus seguidores pelas 30.000 visitas e dizer-lhe meu muito obrigada pelo carinho e amizade.
Nosso trabalho honesto como blogueiro(a) engrandece o nome do nosso Criador.
Tenha excelente fim de semana!!!
Bjs
Olá Marli,
ResponderExcluirVi o filme.
Adorei, trata de um assunto muito pertinente... até onde o ser humano vai...pelo poder? pela conquista desenfreada?
Lindo teu blog!
Amo poesia também.
Como posso não gostar de palavras... Palavras simples, que unidas, são verdadeiras pérolas!
Te sigo com alegria.
Um abraço,
Gislene.
Quando passou nos cinemas, meu marido e eu não animamos a assistir.
ResponderExcluirUm dia, entretanto, acabei pegando na vídeo locadora, e gostamos muito.
Aí foi a vez de se arrepender por não ter visto na telona!...=)
Jinhos da Cid@
Oi, Marli:
ResponderExcluirDe fato, o filme é sensacional!! Assisti também e amei. Sim, Cameron levou mais de dez anos para levar a bom termo a sua empreitada. Muita pesquisa, estudo, persistência, paciência, criatividade e muito, muito talento. Ele imaginou a câmara (que não existia), por isso mesmo teve que criar a adequada, para atingir o seu intento. Botânicos, biólogos, gramáticos (pois ele criou a linguagem dos Na'vi) e tantos outros profissionais foram envolvidos na criação do filme. Fiquei tão empolgada com o filme, no inicio do ano, que li muito a respeito da sua produção. Olha, com toda a certeza, James Cameron é um "cientista", artista da arte cinematográfica da mais alta grandeza. Ele persiste e acredita em fazer o melhor. Apaixonante. E, aí, veio o belíssimo resultado. Aliás, a grande mensagem, de alerta, de crítica contra toda a destruição que, nós, seres humanos, promovemos em nosso planeta. Bela dica, bela postagem, Marli. Hoje, também, postei sobre Avatar e Cameron. Parabéns!! Boa semana, beijos :)
Oi, Marli
ResponderExcluirEspero que você esteja curtindo bastante o passeio e tirando muitas fotos.
Bjs no coração!
Nilce
Meww Esse filme é show de bola... Dizem que vai ter continuação, agora "espero nao esperar" mais 10 anos pra sair o 2 ahuiAHSASUi
ResponderExcluirSe puderem da uma ajuda
http://comedia5im.blogspot.com/