Olá, pessoal.
Dica de livro. Espero que gostem!
"Servidão Humana" é seguramente um dos melhores livros que já li, tanto que, passados mais de 30 anos, resolvi ler novamente. Com outro olhar, outro saber. São mais de seiscentas páginas, mas o estilo é tão simples e leve que a gente lê sem cansar, e quando termina, a gente ainda quer mais.
Esse livro foi lançado em 1915 e é considerado a obra prima de Willian Somerset Maugham e não importa o tempo que passe, a história é sempre atual, com a vida mostrada em diferentes ângulos, da miséria à fortuna. Mostra também que a verdade, beleza e bondade são valores perenes que sempre devem ser cultivados. Sem sentir, somos levados a rever certas posturas que temos em relação ao outro. O autor aborda quase todos os conflitos humanos, os problemas angustiantes da alma e da inteligência.
Há elementos tão familiares com a nossa vida que chega a impressionar. Quem de nós já não se defrontou com a dúvida de não saber o que quer fazer da vida, porque sente que não tem qualquer aptidão? Para quem de nós, o futuro já não pareceu aborrecido e insignificante? Porque estamos aqui? O que é mais importante, o amor ou o dinheiro? Destino, acaso ou Livre arbítrio? Deus, sim ou não? Você já pensou na sua morte? E na das pessoas que lhe são próximas? Por que corremos tanto de um lado para outro e nos desesperamos por coisas que não nos levarão a lugar algum?
A história? Bom, é uma história bem singela. Narra a vida de Philip Carey, sempre dividido entre a religiosidade da família e o desejo de liberdade que os livros e os estudos lhe apresentam. Tentando ser independente, ele sai de casa em busca de uma carreira de artista em Paris. Mas se apaixona por uma mulher e seus planos "balançam". (suei frio e torci pelo seu destino). Durante muitos anos, apaixonado, ele fez de tudo para dar certo, mas não conseguiu. Ela se apaixonou por outro. Eis o conflito. E no meu pensar, aí é que está o furo da bala.
Observe que essa relação conflituosa de querer o que não tem e de amar o que não pode, não é uma coisa rara e nem é assim tão distante de nós. Veja que Drummond, em seu poema Quadrilha também registrou algo semelhante: "João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém." O cancioneiro popular também anotou: "quem eu quero não me quer, quem me quer mandei embora". Mas a forma como o autor demonstra isso no livro é que faz a diferença.
Ele dimensiona com agudeza nossa escravidão sentimental e submissão desmedida aos nossos próprios desejos. E facilmente nos identificamos com os personagens, suas dúvidas, angústias e o poder transformador das decisões.
A obra teve 3 adaptações cinematográficas: em 1934, 1946 e em 1964. Leiam. Vocês não vão esquecer!! Mas não adianta procurar nas livrarias. (Eu emprestei o meu há muuiiiito tempo e acabei agora, tendo que garimpar outro e só fui achar num sebo aqui em Poa, e ainda bem que achei). Por 15 pilas, hehe.
Marli Soares Borges
Ei Marli!
ResponderExcluirÓtimo livro, boa dica!
Bom final de semana!
Gd beijo
Oi Marli, você deu o empurrão que faltava. Já estive com o exemplar em minhas mãos algumas vezes. Exemplar da super biblioteca dos meus pais, claro! Não sei por que acabava optando por outro, mas desta vez, com esta resenha, vou pegá-lo esta semana mesmo! hehehe Depois te conto o andamento e minhas impressões.
ResponderExcluirBeijos e obrigada pela dica!
Olá Marli, de fato tenho que criar este hábito de leitura...
ResponderExcluirAdoro suas dicas, e quem sabe através delas não esta se criando mais adeptos à leitura!!
Beijos!
Uma resenha muito bem feita, dá para perceber que gostou mesmo do
ResponderExcluirlivro e sem duvída esse tema que ele trata é a fonte de muitos dos sofrimentos humanos. O quanto nós somos submissos aos nossos sentimentos.
beijos
Olá Marli,
ResponderExcluirAdorei o seu blog, você escre muito bem, com muita sensibilidade.
Este livro foi muito marcante quando o li, uma lição de vida.
Parabéns pelo bom gosto!!
Um abraço
OLá Marli,
ResponderExcluirEu também li esse livro há uns anos e tenho-o na minha biblioteca. Li vários do Somerset Maugham, mas o que gostei mais foi de «Servidão Humana».
Vi o filme, de adaptação desta obra
de 1964 versão com Laurence Harvey e Kim Novak, na TV
É de facto um romance excepcional como tu bem dizes, dele tb gostei de Liza, a Pecadora.
Beijinhos,
Manú
Olá amiga Marli, boa dica, o difícil vai ser achar.
ResponderExcluirBom final de semana.
para refletir
A verdade alivia mais do que magoa. E estará sempre acima de qualquer falsidade como o óleo sobre a água.
(Miguel de Cervantes)
forte abraço
C@urosa
Marli querida,
ResponderExcluirEu adorei a dica e já vou correndo colocar o livro na minha lista dos que irei ler.
Bjo e bom sábado
Marli,
ResponderExcluirtem um selinho prá você, tá bom?
Beijo!!!
Tem razão, MARLi! É obra para se reler...
ResponderExcluirLi ,há muito tempo e li também,
do mesmo autor, outras obras das quais destaco"Sob o fio da navalha". Também aí as similitudes com a nossa vida são impressionantes , o que leva o autor, pela "Boca" do narrador, a dizer que há quem não se aperceba de que vive "sob o fio da navalha"
Beijinhos
Mª ELISA
Marli, cheguei em boa hora! Livro é comigo mesmo. Anotadinho aqui. Vou ler mesmo. Obrigada, adorei a visita. Um abração!
ResponderExcluirOi Marli, não conhecia o livro. Valeu pela dica.
ResponderExcluirBjs
OI MARLI BOA NOITE, VIM AGRADECER A VISITA E COMNTÁRIO. UM FINAL DE SEMANA BEM LEGAL. LÍ ESTE LIVRO FAZ MUITOS ANOS, TENHO NA MINHA BIBLIOTECA REALMENTE ELE É MUITO BOM.É DO JEITO QUE VC DESCREVE. UM ABRAÇO CELINA.
ResponderExcluirNossa Marli!! com a sua resenha fiquei atormentada para conseguir uma edição deste livro "Servidão Humana", como tenho sede de boas leituras e tenho um neto que é estudante de biblioteconomia tendo acessos a vários livros onde faz estagios, vou ver se ele consegue. Valeu pela dica amiga....
ResponderExcluirUm ótimo final de semana...
Oi, Marli
ResponderExcluirDá vontade mesmo de ler com essa resenha que vc escreveu.
Deve ser muito bom mesmo. Boa dica pra se "garimpar" nos sebos.
Bjs no coração!
Nilce
Marli, faltou o principal, minha amiga: indique o sebo aí pra gente. rsrs. Eu gostaria muito de ler. Abraço grande, obrigado, bom domingo,paz e bem.
ResponderExcluirOi flor!
ResponderExcluirValeu pela dica. Eu amo ler, já coloquei na minha listinha de futuras leituras.
Beijinhos e um lindo domingo pra vc.
Flores e Luz.
Olá, Marli!
ResponderExcluirSuas postagens me dão sempre vontade de aprender coisas novas e adoro isso! Fiquei com vontade de ler esse livro, de verdade. Suas impressões são sempre ótimas!
Bjos.
Clau
Ah, claro, lerei depois da mudança pronta....rs...
Marli florzinha amiga....bela dica de livro amiga! Ler você, nos incentiva à leitura...
ResponderExcluirTenha uma linda semana!
Beiijnhos...
Valéria
Oi, Marli:
ResponderExcluirJá anotei a dica. Gostei da sua apresentação sobre tal livro. Vou procurá-lo. Valeu!! Boa noite, beijos no seu coração ;)
Olá Marli,
ResponderExcluirBoa dica.
O gosto pela leitura é fundamental.
Vou tentar comprar.
Bjs mil
Irei garimpar por aqui também. Fiquei muito motivada para ler.
ResponderExcluirBjs,
Fernanda
Marli,
ResponderExcluirGostei muito da sua sinopse do livro. Lembro bem de quando passou o filme, embora não o tenha assistido. Vou ver se consigo o livro.
bjs
Pois é, Marli!
ResponderExcluirPoderias ter poupado estes 15 pilas, quando te der uma vontade muito grande de uma releitura, já meio antiga, lembra da biblioteca lá de casa...tenho certeza que vais garimpar bem demais.
Qto ao Servidão Humana excelente escolha para uma releitura, além da ambientação nos transmite uma bela lição de vida.
abs