Trago então, algumas palavras sobre uma flor maravilhosa, cujos significados muito me sensibilizam, e que eu amo de paixão.
Abram alas, com vocês a flor da liberdade!!!
Maravilhosa, subversiva,
majestosa,
iluminada e guerreira:
A camélia branca!
A B E L E Z A
A folhagem é brilhante. A flor é linda, esplendorosa! Seu nome? Camélia. Tem várias cores, mas sou louca pela camélia branca. Ela embeleza o jardim e quando colhida, enfeita nossa casa. E como faz bem ao coração!!! É a primeira a florir depois do inverno, anunciando a chegada da estação das flores. Cheguei!!!
O E L A N
Já disse, sou louca pela camélia branca, e depois que fiquei sabendo de suas passagens maravilhosas pela história do Brasil, então nem se fala! É tudo junto, é a beleza da flor aliada à sensibilidade, inteligência e articulação de pessoas conectadas no mundo, que souberam transformá-la num símbolo magnífico, num verdadeiro elan para a vida de quem tanto sofria nos tempos de antigamente. Confesso que às vezes me bate uma nostalgia, um não sei que, ao ver, hoje em dia, pessoas tão desligadas dos problemas do mundo, que parecem viver noutro planeta. Deixa pra lá, taí a idéia pra uma crônica.
Mas o que importa dizer é que a camélia branca simbolizou no passado um movimento libertador, um movimento underground, subterrâneo e subversivo. Você sabia? Sim, no final do séc. XIX ela esteve superenvolvida no Movimento Abolicionista, tanto que hoje é o símbolo oficial da Abolição.
Olha só como foi. Na época da escravatura a Lei não permitia que ninguém desse abrigo aos escravos fugitivos e quem os ajudasse pagava pesadas multas. Evidente que os abolicionistas tinham que andar de boca fechada e guardar segredo sobre os esconderijos (quilombos) dos escravos que conseguiam fugir. E o que fazer para se identificarem?
Adivinhou. Usavam na lapela, uma camélia branca. A camélia então era o "logo" dos abolicionistas, a senha que os identificava. Ter uma camélia branca na lapela era sinal de ajuda e compromisso com a causa. Não é maravilhoso? A propósito, será que a moda da flor na lapela não surgiu daí?
Cada vez me apaixono mais, acho ela mais linda ainda!!!!
E tem aquela da Princesa Isabel. Quando o imperador Dom Pedro II foi pra Europa, ela promoveu o "Baile das Flores". Seu vestido? Todinho aplicado com camélias brancas! Nem é preciso dizer que os conservadores ficaram p... da vida! Viram? Os abolicionistas tinham o aval, não só de Rui Barbosa, como também da Princesa Isabel. E todo mundo de bico calado!!!
Que coisa, quantos segredos contidos na camélia branca, e ninguém nunca nos contou. Fiquei sabendo que se não fosse o discurso de um tal de Silva Jardim (desculpe, era um figurão da época, não sei nada dele..., hehe.) que registrou esse episódio e algumas pistas garimpadas pelo historiador Eduardo Silva, (Instituto da Casa de Rui Barbosa) e a gente não saberia nadinha. Vamos aplaudi-los, é só o que podemos fazer agora!!! Clap,clap,clap!!! Boa gurizada!!!
Bom, agora deixa eu contar pra vocês outras coisinhas interessantes.
Quem ainda não viu Chanel com sua bela camélia branca sobre a lapela negra?
Isso mesmo, ela escolheu a camélia para ser o símbolo de sua grife porque sentiu que estaria muito bem representada, uma vez que integrava o contingente de mulheres que conseguiram escolher outro lugar no mundo, fugindo das convenções. Aliás, escolha bem adequada, penso eu, já que na França a camélia era o símbolo das prostitutas, artistas, atrizes, cantoras e dançarinas de cabaret, ou seja, simbolo de gente nada convencional.
Nossa(!) tem zilhões de coisas envolvendo essa flor. Ela é muiiito famosa! Só o fato de Alexandre Dumas Filho (1824-1895) ter escrito sua peça "A Dama das Camélias", já bastaria para a fama, mas uma coisa puxa outra e a referida peça teatral acabou inspirando Verdi a escrever a aplaudidíssima ópera "La Traviatta". É mole?
E como não poderia deixar de ser, "A Dama das Camélias" também virou um filme com o mesmo nome, que foi protagonizado pela belissima Greta Garbo (1905-1990). Gente, eu vi esse filme. É tri. E..., vou ficando por aqui. Ops, até rimou, rsrs!
Mas ao encerrar esse post, não posso deixar de lado o contraponto, característica básica da cor branca. E qual é esse contraponto? A cor preta. Branco e preto, preto e branco, Yin e Yang, antiga representação chinesa do dualismo. O Yin é o feminino, o Yang é o masculino. Esse antigo símbolo mostra que um só faz sentido ao lado do outro, um só existe porque o outro também existe. Há necessidade de integração das duas forças.
Yin atrai Yang que atrai Yin e assim infinitamente.
Não há conflito ou disputa entre preto e branco, feminino e masculino, mas sim a complementação de um pelo outro. Mulheres e homens, homens e mulheres, companheiros de jornada.
Espero que gostem do post.
Saiba mais: link
Beijos. Fui.
OLá querida Marli,
ResponderExcluirGosto muito das tuas postagens coloridas, vc tem sempre algo de original a mostrar e depois escreves de um jeito engraçado, muito teu.
A camélia de facto é uma flor belíssima, tão acetinada e charmosa!...
Lembro ainda a Dama das Camélias de Alexandre Dumas, que inspirou Verdi a escrever a ópera La Traviatta, uma das minhas óperas preferidas. O teu post trouxe-me isto ao pensamento.
Muitos beijinhos,
Manú
Marli querida,
ResponderExcluirComo sempre, você arrasa com seus posts transbordando cultura, sensibilidade e bom senso.
Parabéns!
Beijinhos
Que lindo amiga,adorei,lindo memso sua postagem ,jinhoss
ResponderExcluirQuerida Marli é impressionante como a blogagem coletiva, nos faz percorrer e conhecer caminhos até então desconhecidos.
ResponderExcluirNão sabia que a camélia branca representou tanto um movimento, como o abolicinista.
Que maneira sensacional encontrada pelos simpatizantes para se reconhecerem sem serem punidos.
Obrigada por compartilhar a sua descoberta.
Um grande beijo
Marli querida, estava sentindo sua falta. Sua postagem é sempre muito aguardada por mim!
ResponderExcluirE não foi em vão. Adorei ler sobre a Camélia Branca. Eu sabia da história, mas lendo por suas palavras ficou mais bonita.
Sobre Chanel eu já não sabia e gostei de saber. No fim das contas tudo é o mesmo, gente que rompeu com o tradicional, que desafiou o sistema, o óbvio. Gente que não abaixou a cabeça.
Finalizar com o Yin e Yang foi perfeito.
Aplausos para você! clap clap.
Beijos.
Ficou muito linda e a camélia não pode ser mais branquinha,né?LINDA ela!beijos e ótima semana!chica
ResponderExcluirOlá Marli!
ResponderExcluirHoje estive procurando por seu post logo cedo...fico na expectativa do seu tema pois é certo que irei aprender algo!
A Camélia...que maravilha!
Eu não conhecia a história a respeito dela ser o código dos abolicionistas.
Quanto à Channel e o uso da camélia eu conhecia.
Vou para casa mais rica, como sempre, e esta blogagem Colorindo a Vida deixa aquele sentimento bom de quero mais...
Agora vamos continuar com a blogagem da Mila!!!
Um beijo doce
Astrid Annabelle
Grande postagem!
ResponderExcluirMuito bacana vc lembrar desta linda flor que, aliás, não consigo que dê flores no meu jardim. Tenho um pé cor de rosa, mas só fica brilhante nas folhas, flores que é bom ... nada!
Adorei teu post!
bjs cariocas
Arrasou mesmo Marli! Que beleza de post...a começar com essa lindíssima camélia branca, símbolo da liberdade...cultura, informação e bom humor...vc me encanta sempre que venho aqui! Obrigada por participar de nossa brincadeira e tê-la abrilhantado com tantas coisa interessantes. Grande beijo.
ResponderExcluirOi, Marli
ResponderExcluirNossa quanto conhecimento cultural nesta tua postagem coletiva.
Amei. E o final então, maravilha.
Parabéns!
Bjs no coração!
Nilce
Oi, Marli!
ResponderExcluirObrigada por passar em meu blog. Fiquei muito feliz. Pois, venho retribuir a visita. Espero que volte!
Lindo o seu post. Parabéns! Eu adoro a cor branca, transmite-me um bem enorme.
Um abraço. Um carinho!
Uma bela flor realmente bela.
ResponderExcluirLindo e interessante post o teu viu?
Bjos achocolatados
Nada melhor para simbolizar o branco do que uma camélia. Parabéns pela postagem.
ResponderExcluirBjs
Gosto de camélias...então a branca, é uma delícia...lembra o amor puro...talvez o da Dama das Camélias...Aqui, em Portugal há uma canção... já antiga que se intitula "Camélias" e é tão linda e charmosa que muitos cantores da nova geração a cantam...um pouco adaptada aos ritmos de hoje!
ResponderExcluirParabens pelo post...está lindissimo!
Beijo
Graça
Oi Marli,quanta coisa aprendi com vc hoje,nao sabia nada a respeito dessa flor e amo flores....lindo!
ResponderExcluirParabens
bjks
Mari
Muito legal o post, não sabia que a camélia era o símbolo da abolição...
ResponderExcluirGrande beijo
Olá Marli...lendo seu post lembrei de uma das minhas teacher daqui q me chama de Camélia... acho q é pela dificuldade de visualização das letras da forma que pronunciamos em meu nome...e cansei de corrigi-la e virei Camélia,rsrsrsrs.
ResponderExcluirAdorei o post.
Gde bjo.
Oi, Marli.
ResponderExcluirNão sabia da camélia na história dos abolicionistas. Chanel a imortalizou, mas antes tantos o fizeram, como você citou.
Uma flor delicada e belíssima.
Quem gosta de flores como broche, tem sempre uma camélia branca entre elas.
Eu gostei demais de ter participado da blogagem colorida e conhecido você e seu blog.
Esopero continuar nos encontrando pela blogosfera.
Bj
Marli
ResponderExcluirMais uma vez aprendi mais aqui com você.
Brilhante foram suas postagens no Colorindo a Vida e com certeza você contribuiu grandemente para dar um lustro nas nossas cabecinhas...
bjs
Querida Marli Borges, muito boa sua blogagem, um forma bem interessante de mostrar o branco. Parabéns.
ResponderExcluirforte abraço
C@urosa
Oi Marli!
ResponderExcluirQue post!Gostei de saber sobre a camélia.Eu tb gosto muito dela.
Amei, amei,amei!
Bjs,Rozani
Marli,
ResponderExcluirJá tive camélia numa casa que morei, mas era rosa. Que coisa linda é essa flor! Ela costuma durar por dias mesmo depois que cai do arbusto e achava tão linda, que as deixava caídas sobre a grama preta do jardim. Parecia que elas estavam plantadas ali.
Aqui em Curitiba há uma rua com o nome de Silva Jardim. Fiquei curiosa com seu relato e fui ler sobre sua biografia. Ele faleceu numa fenda da cratera do Vesúvio.
Muito legal saber sobre esses detalhes da questão abolicionista.
Boa semana!
Oi flor!
ResponderExcluirGosto muito das Camélias! São tão lindas, perfumadas, até as folhas são maravilhosas! Bom, eu sou suspeita né rs, uso flor pra tudo rs, não é flor?! rs.
Beijinhos.
Flores e Luz.
Uma camélia branca para o teu blog minha querida!
ResponderExcluirGostei e fiquei aqui no teu espaço.
Um grande abraço
Gemária Sampaio
Lindo texto Marli!! Lindas imagens, lindas informações. Você é uma linda mesmo!!! Parabéns!! Tragamos, então, a camélia branca para enfeitar o nosso dia, a nossa semana. Que ela enfeite as nossas vidas!! Lindo! Um beijo no seu coração, ;)
ResponderExcluirGuria, sabe que eu não conhecia esta da camélia branca na nossa História? Bolas... a gente perde muito por não ler...
ResponderExcluirTem como não gostar de uma postagem dessas, Marli? Informação e sensibilidade na medida certa. E beleza tal como a de uma camélia branca. Abraço grande. Paz e bem.
ResponderExcluirBom dia Marli, ela é grande sim! Me lembro que a primeira vez que eu vi esta flor, ela estava envolvendo o tronco da árvore na rua aonde eu morava! Era noite, e achei um espetáculo aquela flor enorme e branca, fiquei encantada! Qdo cheguei em casa comentei c/ a minha mãe e me lembro dela dizer que era uma flor que só abria a noite...
ResponderExcluirSe vc quiser me deixar seu e-amil te mando outras imagens para vc ter mais idéia do tamanho e formato dela.
Beijinhos flor.
não poderia ter escolhida melhor a flor. Acho a camélia simplesmente CHIC
ResponderExcluirVoce e mamae tem o mesmo amor CAMELIAS BRANCAS
ResponderExcluirEla é apixonada por elas. Na fazenda de meu avô tinha.
Não conseguimos plantar em nossa casa no interior de minas gerais. Mas na casa de meu irmão tem.
há poucos dias estava carregadinha.
com carinho Monica
Marli
ResponderExcluirTenho que me levantar e aplaudir tão bela postagem e que elegância em colocar os tems que abrangem tão bela flor e que riqueza tem as histórias. Obrigado por sua visita, suas palavras e seus posts que são maravihosos.
Beijos e boa semana
Linda esta postagem "colorida" e o destaque ficou com a camélia branca.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirPaso também para felicitá-la pela flor escolhida para fechar nossa Blogagem Coletiva Colorindo a Vida: o branco...
Suave como só!
Tem tudo a ver com o branco mesmo.
Bjs e ótima semana pra vc cheia de muita paz!
Que linda postagem!
ResponderExcluirO branco da paz está ricamente expresso aqui.
Você gostar de ler?
Se você gosta não poderá perder, em nosso Blog está sendo postada a dica de dois livros fantásticos.
Será que você já leu algum deles?
Um abraço carinhoso
Oi Marli
ResponderExcluirAs flores são sempre bem vindas.
Linda a história da Camélia, eu desconhecia tudo isso.
Tem selinho pra vc no meu Blog.
Bjokas
Se gostei do post? Adorei Marli. Puxa, quanta informação sobre a Camélia. Foto linda e vejo quanto já significou e ainda significa não é mesmo.
ResponderExcluirAdorei aprender tantas coisas bacanas sobre a Camélia!
Adoro flores. Só não sei os nomes. E seu bom gosto é espetacular. Beijão
ResponderExcluirCaríssima Marli,
ResponderExcluirGrato pelas "passadinhas" e comentários no meu(nosso!)blog. Tudo aqui é bacanéééééérimo!
Quase fico por cá de vez, lendo e saboreando seus posicionamentos e sutilezas... Impossível não te seguir! Abraços Catrevagísticos...
OI QUERIDA, É UM PRAZER VISITAR O TEU BLOG, ALEM DO PRAZER DA LEITURA ELE NOS ENRIQUECE DE CONHECIMENTOS, SOBRE A CAMELIA BRANCA DESCONHECIA COMPLETAMENTE. SOBRE A VERMELHA LI O ROMANCE DE ALEXANDRE DUMAS ASSITIR O FILME E A OPERETA LA TRAVIATA E CAMELIA VERMELHA DO MEU BLOG É EM HOMENAGEM A ARMANDO DUVAL E MARGARITA GAUTIER,A DAMA DAS CAMÉLIAS, O ROMANCE ME EMPRESSIONOU MUITO. PELO SOFRIMENTOS DE AMBOS E PELO GRANDE AMOR. PARABENS MARLI, UM ABRAÇO CARINHOSO CELINA.
ResponderExcluirÔ amada, é sempre uma honra pra mim receber um comentário seu. Vc nem imagina!!!! Acho que o nepotismo nunca vai acabar né? Enfim, bom mesmo foi "rever" você no meu cantinho!!! Grande beijo. Seu blog é uma fonte pra mim!
ResponderExcluirVou confessar...nunca vi uma Camélia branca ao vivo....como é linda a imagem.
ResponderExcluirObrigada pela visita em minha ksa....volte sempre.
beijinhos.
Oi adorei seu post!
ResponderExcluirA Camélia era a identificação dos abolicionistas, que bom ter o conhecimento de coisas interessantes.
Bjoss
Branco é paz... e por aqui, além disso, é perfume e beleza!
ResponderExcluirSaudações!
Jr.
Esta flor é maravilhosa, paz.
ResponderExcluirbeijo Lisette.
Ótimo texto! Além de elucidativo expõe com clareza a beleza e importância da camélia em nossa história.
ResponderExcluirUm beijo
Uma Rubra Rosa,a Camélia versando e prosando,coisa da flor,mulher como se fosse,em dicotomia da arte de semar o amor!
ResponderExcluirbzu mãos suas,pessoa querida,escriba nossa!
viva la vida
Marli querida!
ResponderExcluirTem um selinho para você no meu blog! Espero que goste.
Gd bj
Boa noite, amore mio!
ResponderExcluirVocê não imagina a minha alegria com a sua visita!
"Os ventos que às vezes tiram
algo que amamos, são os
mesmos que trazem algo que
aprendemos a amar...
Por isso não devemos chorar
pelo que nos foi tirado e sim,
aprender a amar o que nos foi
dado. Pois tudo aquilo que é
realmente nosso, nunca se vai
para sempre..." (Bob Marley)
Bjkas, muitas!
Oi Marli,
ResponderExcluirEm pensar que havia um pé de camélia no jardim da frente da casa onde nasci... Que cheiro maravilhoso...
Agora, o "bouquet" de noiva de minha mãe, foi todo feito de camélia e acredito que ela sequer possuísse conhecimento dessas histórias todas sobre essa linda flor (com certeza ela teria me contado se soubesse). Atualmente, também. Assim como eu, que estou sabendo somente agora. Vou contar a ela.
Beijos,
Marli!
ResponderExcluirQuantas informações importantes, que universo fascinante com estilo enriquecidos de tanta cultura com uma linguagem atrativa e clarividente estas suas postagens, confesso que não sabia nada disso que foi postado, valeu...
Ainda acham que Deus não existe, vejam a beleza das CAMÉLIAS junto a natureza.
Um grande beijo.
Boa tarde, Marli.
ResponderExcluirNossa, super interessante essa história sobre a camélia, hein? Fiquei encantado. Esse foi um dos melhores post que já li. Parabéns!
E obrigado por dividir tudo isso conosco.
Beijo carinhoso.
Querida Marli, que pena que essa blogagem acabou, era muito divertido vir aqui, apreciar seus textos, sempre lindamente escritos, e, de quebra, aprender bastante. Tenho sentido sua falta, anda muito ocupada? Um beijo e espero que tudo esteja bem! Deia
ResponderExcluirOi Marli,
ResponderExcluirUma correção, eu me enganei, não foi o "bouquet" de minha mãe, mas sim, a mesa do bolo da festa, enfeitada com muitas camélias... De qualquer modo, foi em seu casamento.
À propósito, a minha mãe achou lindíssimas essas histórias sobre as camélias, todos esses seus significados... Ela adorou saber de tudo isso e recordar dos detalhes, dos arranjos feitos com essas flores na mesa de seu casamento...
De fato, elas são LINDAS!!
Beijos,
Gostei muito, perfeito! e ainda temos as Camélias, vermelha que significa reconhecimento, rosa grandeza da alma e a branca que você tanto gosta virtude despretenciosa, muito bom o blog, abs.
ResponderExcluirOlá, Marli
ResponderExcluirTudo muito lindo,principalmente as eternas e divinais camélias.
Beijinhos
Oi Marli! Fica aqui o meu desejo que seu filho e sua nora melhorem o mais rápido possível. Um beijo e,quando puder, dê notícias deles. Deia
ResponderExcluirMarli,
ResponderExcluirlinda flor!!!
Um doce beijo!!!
adorei seu espaço.
ResponderExcluirlindo seu post branco uma cor divina.
a descreve lindamente.
estou tentando fazer novos amigos.
dificil rsrsrs
bjos com carinho.
Excelente, Marli. Adorei esta postagem. Parabéns e obrigada.
ResponderExcluirVeijos
Olá Pessoal!!
ResponderExcluirOlha eu aqui
R E S P O N D E N D O !
Gente muito obrigada pelas palavras de vocês. Fico feliz em escrever e quero compartilhar essa felicidade com vocês!!! Montão de beijos e abraços.
Yoyo Pizy
belinhagulosinha
Chica
Beth/Lilás
Glorinha L de Lion
Ilaine
Sandra Botelho
Wanderley Elian Lima
Maricota by Marianne
Em busca de mim
Kamyla
C@urosa
Rozani
Mônica - Sacerdotisa da Deusa
Chá das Cinco
Leci Irene
Cacá
welze
Irene Moreira
Mariana
orvalho do ceu
Espaço Aberto
Lu Souza Brito
(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR)
Marcos Dhotta
Fernanda
Jr Vilanova
ONG ALERTA
Ricardo Calmon
Sônia Silvino
Wilson
Arturo Meio Ambiente
Malu
Deia
Jorge
legalmente loira...
Dulce
Manuela Freitas - Obrigada, escrevo exatamente para isso, para que goste e se alegre. beijos
Isadora - Verdade. A blogagem coletiva, nos faz percorrer e conhecer muitos caminhos. E isso é muiiito bom! Beijo
Tati Pastorello - Obrigada, muito obrigada, querida. Beijos
Astrid Annabelle - Que bom, essas blogagens enriquecem mesmo a gente. Vamos continuar com a blogagem da Mila sim!!! Beijo
Nilce - Obrigada. Na blogosfera também tem cultura, hehe. Beijo
Graça Pereira - Quem canta essa música? Tô louca pra escutar e "ver" a letra. Beijo
Lúcia Soares - É simples continuar nos encontrando na blogosfera, é só a gente "se" visitar e comentar, não é?. Beijo
Tida - Obrigada pelas palavras tão gentis. Adorei essas aqui "... você contribuiu grandemente para dar um lustro nas nossas cabecinhas...." Menina, que barato!!! Beijo
Gina - Que legal que descobriste alguma coisa sobre Silva Jardim. Sabes, aqui em POA também tem uma rua com esse nome. Em Santa Maria, idem. Que figurão hein!!! Beijo
Suziley - É isso mesmo, que a camélia enfeite as nossas vidas!! Beijo
Mônica - Sacerdotisa da Deusa - Com certeza vou querer mais imagens sobre aquele flor, quero ter mais idéia do tamanho e formato dela. Beijo
Mônica - Plante novamente, vale a pena! Beijos.
Blog da Bebeth - Obrigada, querida, vou corren do buscar o selinho. Beijos.
Celina - Tens razão, o romance impressiona mesmo. É muito bom!! Beijos.
Felina Mulher - Não acredito!!! Procura menina, veja ao vivo a camélia branca!!! Vale a pena!!! Beijos.
Memória de Elefante - A gente faz o que pode, hehe. Beijos.
Em busca de mim - Obrigada, vou correndo buscar! Beijos.
Ana Lúcia Porto - Conte, tenho certeza que ela vai gostar. Beijos.
Mirtes - Quantas palavras gentis. O brigada a você. Beijos.
Deia - Querida, pena mesmo que essa blogagem tenha acabado. Mas você pode continuar continuar a ler meus textos, nada impede. Eu continuarei lá no seu cantinho, lendo, lendo, lendo e comentando, com blogagem ou sem blogagem, rsrs. Beijos.
Ana Lúcia Porto - Que legal que sua mãe gostou, aliás ela vai gostar muito do meu blog, pois tem muitas coisas do "nosso" tempo aqui. Beijos.
Boa noite Marli,
ResponderExcluirGostaria de pedir permissão para usar a imagem do broche da Chanel em uma postagem no meu blog.
Agradeço desde já.
Abs Karine