G A L E R I A

quinta-feira, junho 26, 2025

QUESTIONÁRIO. VOCÊ QUER ASSINAR?

Espichando conversa

       

        - Marli Soares Borges -

Lembra aqueles questionários que a gente fazia no passado? Tínhamos um caderno especial que corria de mão-em-mão e todo mundo queria "assinar" o tal questionário. Bah! veja só do que eu fui lembrar, mas é bom lembrar as coisas boas que a gente fez, não é? Ainda mais quando surge a possibilidade de repeti-las. Repetir? Sim, com roupa nova, é claro. 

O lance é o seguinte: tenho aqui umas perguntinhas, (toscas, você acha? tá bom, tá bom), mas com um pouquinho de boa vontade, dá pra você responder, contar a historinha e espichar nossa conversa. Eu jogo a bola e você rebate. Como assim? 

Muito simples: escolha a(s) pergunta(s) que quiser e manda ver nos comentários! Quem quiser pode até fazer um post no seu blog e trazer o link para cá. Tenho certeza que surgirão muitas histórias bacanas pra gente ler. É um mexe-mexe, um ping-pong. O importante são as ideias fervilhando na cabeça e as letrinhas saltando na telinha e contando histórias de vida, em múltiplos cenários, sempre interessantes e únicos!

Se não quiser, ok, é só não responder. Democraticamente. Mas, por gentileza, não deixe de comentar. Os comentários alavancam e dão vida às postagens.


  1. Tem algum animalzinho de estimação? Ah, não saia daí sem me contar tudoooo.
  2. Agora, neste momento, quem você mandaria para PQP?
  3. Já se sentiu mal só de entrar num lugar?
  4. O que um dia te encantou e hoje não encanta mais?
  5. Se pudesse voltar ao passado, que idade você gostaria de reviver?
  6. Será mesmo que o tempo apaga tudo?
  7. Que é "matar o tempo" para você?
  8. Qual o maior susto que você já levou na vida?
  9. Quem ou o quê, conseguiu arrancar de você um gargalhada das boas?
  10. Você acha mesmo que "as aparências enganam"?


❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤

14 comentários:

  1. Respondendo aqui, Maarli:
    1 - sempre tive muitos animaizinhos, adoro. No momento, só temos nossa TARTA, de 28 anos, tartaruguinha...

    2 -Bah, mandaria um monte desses que querem a guerra fazer...

    3 - Sim, muito mal, numa festa, onde senti a falsidade imperando...
    4 - Viajar para o exterior me encantava.Hoje, nem morta! Só quero as nossas praias e o Nordeste
    9 - Sou fácil de rir então várias gargalhadas aconteceram, até em horas nem erradas, entreeos, velórios, et,.de nervosa!

    Assim, respondi algumas e foi bom brincar! beijos, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. 1 Meu ursinho de pelúcia. 😺 2 As aranhas. 😺 3 Na casinha do cachorro (nem sei por que entrei lá?) rsrsrsrs 😺 4 Tudo ainda me encanta! 😺 5 Não existe passado, um segundo que passa já é passado. Entendeu? Nem eu! rsrsrars 😺 6 Nem as borrachas de duas cores apagam tudo, deixam tudo meio borrado, só isso. rsrsrsrs 😺 7 Dormir e Dormir (Zzz) 8 Esse questionário longo me assustou muito! rsrsrsrs 😺 9 Eu sorrio sozinho das minhas gafes. 😺 10 Enganam... Tem muito cachorro por aí se passando por gato pra ficar mais apresentável. rsrsrsrs

    Nova tirinha publicada.

    Abraços 🐾 Garfield Tirinhas.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marli!
    Tô dentro!
    Vou responder a duas perguntinhas que adorei:
    Tem algum animalzinho de estimação?
    Tenho sim: uma gata chamada Pandora que se acha deusa egípcia. Ela só desce do trono (também conhecido como escrivaninha) quando está com fome… ou quando quer finjir que não é dela a unha arranhando o sofá novo. Mas, confesso, não troco esse “desastre doméstico” por nada ela é a minha companheira para cafés madrugada adentro e débitos infinitos de carinho.
    O que um dia te encantou e hoje não encanta mais?
    Ah, essa é curiosa! Sempre fui fascinada por agendas recheadas de compromissos, planilhas e listas de “coisas a fazer”. Tinha até orgulho de riscar cada item concluído. Hoje, já não me deslumbro com tanto “check”; percebo que viver é mais sobre as entrelinhas, os encontros inesperados e os imprevistos que não cabem em coluna nenhuma. Às vezes, uma tarde sem planos é tudo o que preciso para sentir a vida pulsando.
    Amei! Um bate-papo animado do jeito que a gente gosta.

    Beijinho,
    Fernanda!

    ResponderExcluir
  4. Oi Marli
    Lembro bem desses cadernos de escola , será que a meninada ainda curte.? Então ,a primeira é bem fácil, adoro os felinos, herdei uma gatinha quando as netas mudaram e não puderam levar e ela já é famosa por aqui , vez ou outra é protagonista nas minhas publicações. Sim, tudo que me encantou ainda me encanta ,não lembro de desencantos a considerar _ e reviver o passado , com certeza os lindos vinte anos , são sempre mágicos. Ah e o tempo costuma apagar depois dos cinquenta quando a memória já cansou ... 'Matar o tempo' isso é fácil Marli basta uma chuvinha e fico querendo ficar 'como a neta fala 'Vó vamos ficar de boa ? ou seja ver filmes o dia inteiro enroladinhas na manta ( frio lá nunca falta) ...aprendi matar o tempo assim. Nenhum susto, as vezes me queimo na cozinha ,nada fora do normal ... e gargalhada não _chorar está sendo mais constante . _Aparência o nome já diz _ não é para confiar . Vamos de exatidão , sem enganação.
    Devo ter pulado algumas , espero tenha te agradado, eu gostei .
    Meu abraço.

    ResponderExcluir
  5. Então vamos lá, querida Marli....animal de estimação não tenho, pois moro em apartamento e não acho justo privá- los das corridinha num quintal; quando morava no Brasil, tinha uma " fila brasileira " que não pode ser considerada de estimação apesar de gostarmos muito dela; morávamos numa casa e ela era a nossa guarda. Sustos? Não lembro de nenhum, pois não sou nada medrosa. Gosto de uma boa conversa, com pessoas que saibam escutar e que não sejam vazias, não sejam daquelas que só ligam às aparências e à " fofoquice "; dessas, eu fujo.
    Lembro com saudade da minha meninice, brincando " de casinha " no quintal da minha casa, com brinquedos imaginados, pois não havia dinheiro para ter os de verdade; uma folha podia ser uma mesa, uns pauzinhos construíam a cama e por aí adiante; eramos felizes com pouco, mas com muita liberdade. Claro que as aparências enganam, mas a idade vai fazendo com que distingamos as pessoas pelo que realmente são. Nem sempre mato o tempo da mesma maneira, Marli, isso depende, se é verão ou inverno, mas, como gosto de ler, em geral é isso o que faço. Costuma -se dizer que o tempo é o nosso melhor aliado, porque ajuda-nos a esquecer muitas coisas, mas, como me considero mais forte do que ele, há pessoas e momentos que não permito que ele os tire de mim. Querida Marli, foi bom deixar aqui um pouco de mim e espero que te tenha agradado a minha participação. Tenho a certeza que, se estivesses perto, conversaríamos muito e as gargalhadas seriam bastantes. Beijinhos e obrigada
    Emília 🌻 🌻

    ResponderExcluir
  6. Boa noite de Paz, querida amiga Marli!
    Não tenho mais animaizinhos... já tive um poodle e um siamês. Gosto, mas não quero mais porque prende como uma criança. Não dá para deixar de lado.
    Quando morre é uma tristeza imensa...
    Têm pessoas e lugares com muita energia negativa, sinto sim...
    Normalmente, tudo que gosto é um pouco "Para sempre", não me desencanto fácil. Oxalá fosse assim! Menos sofrimento, às vezes.
    Sinto um pouco de saudade dos meninos pequenos, mas não quero voltar ao passado.
    Gosto do tempo que vivo num lugar lindo.
    Tem coisa que preciso deixar no Tempo de Deus, não mais.
    O maior susto que já vivi foi quando um assassino veio para cima de um com um facão. Estava grávida do meu filho segundo. Foi um milagre eu não ter sido atingido
    Netinhos já me arrancaram boas e gostosas gargalhadas puras.
    As aparências enganam aos ingênuos. Ainda há quem consiga enganar os outros. Já cai em contos do vigário algumas vezes.
    Fazia bem uns 15 anos que não respondia aos questionários. Foi uma febre nos blogs também.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos fraternos




    ResponderExcluir
  7. Marli, que boa lembrança você nos traz!
    Muitos dos meus amigos na adolescência tinham esses cadernos, mas geralmente eram as meninas que faziam e nós respondíamos.

    Pois bem, vamos lá:

    1 - Sempre tive cachorros. Hoje tenho 3. Mas teve um tempo na infância que meu pai nos comprou uma preá que morreu, acho, de tanto a gente pegar nela...rs
    2 - Nossa, mandaria muita gente...hahhh tá bom, vou escolher uma: Mandaria o ministro Moraes pois acho que ele está a muito, extrapolando suas atribuições nesses inquéritos que ele abriu das "fake news" e até hoje não concluiu e lá se vão 5 anos! Na pandemia, eu mandei o Bolsonaro pra PQP por causa do jeito ruim dele administrar a tragédia.
    3 - Quando eu fiz um trabalho social em uma cidadezinha e entrei na casa de uma família miserável. Fiquei tocado mais que me sentido mal.
    4 - redes sociais.
    5 - Essa é complicada. Talvez meus 18 anos, quando entrei para a Marinha.
    6 - Não apaga mas cobre.
    7 - fazer o que me diverte.
    8 - quando minha casa pegou fogo em 2019
    9 - Eu gargalho fácil. Então, um monte de bons humoristas e filmes de comédias.
    10 - Ô, e como!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Marli.
    O seu texto me trouxe lembranças queridas de alguns
    questionários dos quais também compartilhei em minha adolescência.
    As minhas pontuações são as seguintes:
    1. Tive três cachorros e, evidentemente, sinto falta de todos eles, mas aquele do qual até hoje me dói lembrar, foi o primeiro que tive. Eu era criança e tinha muito apego a ele, mas um dia ele desapareceu e nunca mais o vi.
    2. Mandaria todos os políticos que vivem de troca de favores, roubo e corrupção. Infelizmente, essa é a cultura de nossos dias atuais.
    3. Não me lembro de algum lugar que tenha me feito sentir mal num primeiro momento.
    4. As coisas pretéritas que me encantavam continuam me encantando, porém eu as vejo de forma mais comedida.
    5. Gostaria de reviver a minha juventude entre 18 e 22 anos de idade, apesar de ter perdido minha mãe aos 21.
    6. Não acredito que o tempo possa apagar tudo, apenas algumas coisas de somenos importância.
    7. Matar o tempo, a meu ver, é ficar pensando em coisas tristes, ao contrário de deixar o tempo passar, que são os momentos diversivos.
    8. Foi receber um telefonema quando eu estava trabalhando, e ser informado de que minha mãe tinha falecido, apesar dela não ter se sentido bem no dia anterior.
    9. Muitos foram os motivos para minhas gargalhadas, mas eu gargalhava às escondidas, quando um dos meus filhos quando criança estava brincando e eu mandava o outro chamá-lo, e este, ao invés de trazer o irmão, ficava também por lá brincando.
    10. Sim. as aparências enganam muito e, por vezes até aqueles que se julgam muito espertos.
    Gostei da sua iniciativa na elaboração do questionário, Marili. Foi um prazer!
    Fique com Deus e um terno abraço.

    ResponderExcluir
  9. Opa Marli! Interação?
    POis é sempre bem vinda
    essa chamada COMUNICAÇÃO.
    Bora lá:
    1- Tem algum animalzinho de estimação? Ah, não saia daí sem me contar tudoooo.
    Não. Não tenho animaiszinhos de estimação,
    por opção. Prefiro plantinhas que também
    pretecisam de cuidados e atenção.
    2- Agora, neste momento, quem você mandaria para PQP?
    Eu mandaria, mando e mandarei sempre não a PQP,
    mas MERDA pessoas que apontam o dedo
    para erro de outros, contudo esquece que se 1 aponta para
    o outro, 3 apontam para ela mesma.
    3- Já se sentiu mal só de entrar num lugar?
    Sim já me senti e me sinto mal quando
    chegou em um lugar e estão falando mal de
    alguém, me sinto muito mal, porque assim
    que eu sair, eu serei a próxima a ser alvo.
    4 -O que um dia te encantou e hoje não encanta mais?
    A Juventude de um modo geral, já me encantou pela
    ousadia, autruismo, dinamismo e força.
    Hoje a Juventude está muitissimo + informada,
    todavia se mostra Iindiferente e apática.
    Há exceções? Lógico. Antes os Indiferentes
    eram as exceções. Sabe inversão de valores?
    ´Vivemos esse tempo muito patente e claro.
    5- Se pudesse voltar ao passado, que idade você gostaria de reviver?
    Eu não tenho essa piração. Minha melhor
    idade é sempre a que vivo hoje.
    6-Será mesmo que o tempo apaga tudo?
    Não. O tempo não pagada nada. O tempo
    só ameniza , desfoca ou hiperfoca.
    7- Que é "matar o tempo" para você?
    Matar o tempo é fugir da realidade ou
    enrolar. Meu Par diz que perder tempo
    é roubar tempo e diz ele que esse é o maior
    ladrão da vida:É O Ladrão de Tempo. Eu cncordo.
    Pois o nosso tempo nos pertence e a nós
    cabe "o administramos a nosso favor, nunca contra".
    8- Qual o maior susto que você já levou na vida?
    O maior susto que levei na minha vida, e sou Mâe
    de Acróbatas Circenses, e levo muitos sustos.
    Mas o maior foi sair na porta da minha casa, na rua
    pacata onde morava e as 15 horas de uma tarde de 2a feira e ver muem ou o quê, conseguiu arrancar de você um gargalhada das boas?
    Você acha mesmo que "as aparências enganam"?
    eu filho no meio da rua e um cara com a arma na cabeça dele
    somos de teatro e nos comunicamos pelo olhar e balbucei: Vou Gritar, meu filho balbuciou de volta, ele mata o Pai. Olhei para
    minha direita e vi o outro cara dando uma coronhada no meu
    marido. Esse sem dúvida foi o maior susto da minha vida.
    9- Quem ou o quê, conseguiu arrancar de você um gargalhada das boas? Minha neta Alice de 8 anos, ela sempre me faz gargalhar
    com a franqueza dela.
    10 - Você acha mesmo que "as aparências enganam"?
    Toda e tudo que for só aparente, dura sempre só
    o suficiente para os que querem ver de fato a realidade.
    Mas para quem quer se enganar? ah sim para essa dura
    até...
    Bjins
    CatiahôAlc.

    ResponderExcluir
  10. Uma ideia muito original, minha Amiga.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  11. 1- Não tenho.
    2- O governo genocida de Israel.
    3 -De entrar, não, mas de ficar , sim.
    4_ Já não consigo estar um dia inteiro na praia.
    5- Nenhuma.
    6-Não.
    7-Muita coisa.
    8_No poço de saltos das piscinas de Évora.
    9-Por vezes, situações inesperadas que resultam cómicas.
    10. Enganam, sim.


    Foi engraçado reviver o passado , deixe-me dizer-lhe que gostaria de a ver respondendo ao seu próprio questionário.

    Bom domingo, abraço :)

    ResponderExcluir
  12. Olá, amiga Marli!
    Muito interessante este teu questionário.
    Respondendo aleatoriamente a dois ou três, diria que, 1, já tive animais de estimação, mas neste momento não tenho. 2 mandava o Trump e o Governo de Israel para a prisão. e 3, sim. As aparências muitas vezes iludem.

    Grato pela visita e comentário no meu cantinho.
    Beijinhos e boa semana!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Hola Marli. Muy buena idea, como no recordarlos.

    ¿De verdad crees que “las apariencias engañan”?
    Totalmente. Además he podido comprobarlo con algunas personas de las que me hablaban mal y cuando entablé un poco de amistad eran bellísimas personas por dentro a las que se les juzgaba solo por su aspecto físico.
    Algo muy injusto, pero el ser humano es así.

    Te mando un abrazo

    ResponderExcluir

Bom ver você por aqui! Pretendo responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Um abraço, Marli.