* O tema é a tela "Auto retrato" de Frida Kahlo.
Frida me lembra Hilda e Hilda me lembra Frida. Não sei... é uma coisa que acontece naturalmente na minha cabeça, sem explicação. Talvez por serem ambas donas de uma personalidade indômita: Frida Kahlo (na pintura) e Hilda Hilst (na literatura). Talvez por elas terem criado uma obra polêmica, vigorosa e impactante, ou porque seus universos estejam revelados em seus trabalhos com uma beleza e sensibilidade fora do comum. Sei lá, mas o fato é que no meu sentir, essas duas grandes artistas retrataram-se em sua obra como poucos tiveram a coragem de fazer. E não tem como não se empolgar vendo as telas de Frida e lendo os textos de Hilda, embora eu ache impossível tentar entender suas manifestações artísticas, sem antes conhecer um pouco de suas vidas. E conhecendo um pouco, você há de concordar comigo, o talento das duas é imune à passagem do tempo.
Colo aqui para você ver uma das telas que mais aprecio do acervo de Frida e também um dos textos ímpares que Hilda escreveu.
Enjoy.
"A CAMA VOADORA" - 1932 Aborto, frustração, experiência traumática. Frida perdeu a criança que tanto desejava. |
HILDA HILST |
T ô B r i n c a n d o d e I l h a
Vamo brincá de ficá bestando e fazê um cafuné no outro e sonhá que a gente enricô e fomos todos morar nos Alpes Suíços e tamo lá só enchendo a cara e só zoiando? Vamo brincá que o Brasil deu certo e que todo mundo tá mijando a céu aberto, num festival de povão e dotô? Vamo brincá que a peste passô, que o HIV foi bombardeado com beagacês, e que tá todo mundo de novo namorando? Vamo brincá de morrê, porque a gente não morre mais e tamo sentindo saudade até de adoecê? E há escola e comida pra todos e há dentes na boca das gentes e dentes a mais, até nos pentes? E que os humanos não comem mais os animais, e há leões lambendo os pés dos bebês e leoas babás? E que a alma é de uma terceira matéria, uma quântica quimera, e alguém lá no céu descobriu que a gente não vai mais pro beleléu? E que não há mais carros, só asas e barcos, e que a poesia viceja e grassa como grama (como diz o abade), e é porreta ser poeta no Planeta? Vamo brincá
de tetaBeijos
de azul
de berimbau
de doutora em letras?
E de luar? Que é aquilo de vestir um véu todo irisado e rodar, rodar…
Vamo brincá de pinel? Que é isso de ficá loco e cortá a garganta dos otro?
Vamo brincá de ninho? E de poesia de amor?
nave
ave
moinho
e tudo mais serei
para que seja leve
meu passo
em vosso caminho.
Vamo brincá de autista? Que é isso de se fechá no mundão de gente e nunca mais ser cronista? Bom-dia, leitor. Tô brincando de ilha.
(Crônica de Hilda Hilst publicada no “Correio Popular” de Campinas-SP)
* Blogagem coletiva proposta pela Glorinha do Blog Café com bolo
Gostei da ligação que você fez, Marli, dessas duas artistas. Como sempre, uma bela participação e postagem. Um bom dia para você, beijos :)
ResponderExcluirMuito boa e bem bolada a analogia entre elas que conseguiste visualizar e expressas!um beijo,lindo dia,chica
ResponderExcluirMarli!
ResponderExcluirNão gosto quando o artista, escritor, exalta o lado feio, duro e triste da vida. Sei que remo contra a maré, mas sou assim.
Você fez uma analogia interessante, como disse a Chica a cima. Realmente a Frida e a Hilda se confundem.
Beijos querida.
Astrid Annabelle
Eu não me identifico com quemm privilegia o lado feio, como diz a Astrid, mas aprecio o forma como as pessoas conseguem se superar.
ResponderExcluirbjs
Marlí seja bem-vinda ao Recife, espero que vc aproveite bem a sua estadia aqui, se tiveres tempo vais ao mirante do shoppihg alfandega, dá para tirar ótimas fotografias, e se puderes vai ao Castelo de Brennan é muito visitado, todos no hotel te informa o mesmo é muito bonito.Olha amiga desejo tudo de bom para vc . um abraço carinhoso Celina.
ResponderExcluirOI, querida Mrli
ResponderExcluirVc tem uma bagagem com a prosa e verso incansável e imaginativa.
"Doutora em letras"
A Artista em questão merece ser realçada de uma forma singular e vc o fez muito bem.
Parabéns!!!
Bjs de paz e um excelente fim de semana pra vc e os seus!!!
Gostei do teu olhar sobre a tela...BJos achocolatados
ResponderExcluirArtistas de contrastes. Você fez uma
ResponderExcluirabordagem mostrando a semelhança entre elas.
Beijos.
Bom dia, Marli. Precisar até que não precisa,mas as praias do Recife lhe estão fazendo um bem danado na inspiração.rsrs. Que lindo que ficou isso aqui! Meu abraço. Paz e bem.
ResponderExcluirMarli
ResponderExcluirMaravilhosa essa comparação.
Hoje estava comentando com a Astrid que foi muito difícil pra mim escrever sobre a tela. Não conseguia mesmo, foram muitas tentativas. Acho a história dela forte, foi uma mulher guerreira, mas muito triste.
Você conseguiu, juntando as duas, uma maior leveza.
um beijos
Marli querida! Bela tua participação!
ResponderExcluirMas a história da Frida me emociona e mesmo com todo sofrimento, consigou fazer imagens fabulosas!! beijos
Olá Marli,
ResponderExcluirPois para mim ela parece Marina Silva. E gostei muito do Brincar de ilha da Hilda.
Delicia de leitura.
Super beijo
Marli,
ResponderExcluirVou ser politicamente incorrecto, mas só me apetece dizer:
em meu entender, o melhor post desta blogagem.
Grato
António
Que maravilhoso poema de Hilda Hirst! Ela era realmente polêmica, forte, como Frida! Mulheres assim assustam, dão medo, pq se expõem, mostram as entranhas...e isso incomoda! Eu como não tenho medo dos meus sentires tb não medo dos sentires delas...Lindo post Marli, maravilhosos mesmo! beijo grande,
ResponderExcluirOlá, Marli!
ResponderExcluirDe fato, muito interessantes, o trabalho das duas artistas. E acho louvável o artista que se desnuda em suas obras, sem medo de mostrar o que pensa, o que sente, como se sente. Parabéns por essa associação. O texto da Hilda é lindo, e nos induz a querer bricar...
Um gd. abraço
Socorro Melo
Oi Marli, boa associação!
ResponderExcluirNamasté!
Realmente a passagem pela vida de Frida, foi marcante, como pessoa e como pintora. Não conheço suficientemente Hilda, mas pela amostra tenho todo o interesse em aprofundar o conhecimento.
ResponderExcluirBeijo,
Manú
Marli, menina! estou de queixo caido, aqui, no meu cantinho! Frida eu conheço a histórias, as telas, e agora o filme. Por ela sopu apaixonada! Porém acabo de descobrir algo fenomenal - Hilda Hilst! deste-me um presente sensacional!!!!!!!! Gracias...
ResponderExcluirAmei!
ResponderExcluirPrimeiro por que simplesmente comecei a escrever por causa de Hilda Hilst!
Nossa eu nunca tinha feito esta associação! Sabe que elas são realmente semelhantes! Intensas! Fortes!
Que sensibilidade forte a sua perceber isto!...
São três mulheres fascinantes, Frida, Hilda e Marli!!!
Três poetizas cada uma em sua área!
Beijos!
Já me conquistou! risos!
Marli... maravilhoso paralelismo!
ResponderExcluirAntónio, viva o politicamente incorrecto!
Obrigada por me ter dado a conhecer Hilda. Frida eu já conhecia... agora o furacão ficou completo!
Parabéns e obrigada pela partilha*
Abraço caloroso*
Marli
ResponderExcluirVocê é espetacular sempre. E olha que Frida me assusta muito.
Sem mais comentários. Arrasou.
Bjs no coração!
Nilce
Boas escolhas, belo texto. Gostei! :) Bom fim de semana.
ResponderExcluirMarli
ResponderExcluirque prazer conhecer o seu espaço.
especialmente hoje que preciso muito da força dessas mulheres tão especiais.
amei os textos.
dão uma energia boa para a gente, né.
beijos.
Gostaria muito de fazer um autoretrato também, mas ainda não estou podendo por aqui. Gosto dessas coisas e é prciso fazer com calma. Gostei de tudo qe li e vi. beijos e parabéns
ResponderExcluirOi Marli! Tudo bom amiga?!
ResponderExcluirPassando para lhe fazer um convite especial, vc não pode ficar de fora:
Gostaria de convidar vc para participar do nosso 2º Amigo Oculto de Natal, as inscrições estão abertas para quem quiser participar, será uma linda festa de confraternização virtual. Para saber mais detalhes e se inscrever passe no meu blog.
Abraços e obrigada!!
Ξ ѕ t є я
Excelente postagem! Os textos em plena comunhão com as imagens.
ResponderExcluirUm abraço e boa semana
Post maravilhoso!!! E não que uma lembra a outra?? Fortes e talentosas..
ResponderExcluirbjs e bom fim de semana.
Marli, sabe que existe um estudo comparativo com foco, na arte visual de Frida Kahlo e na escrita de Hilda Hilst? Foram analisadas as inter-relações entre erotismo, corpo, pintura e poesia; o uso do corpo como metáfora como forma de expressão dos sentimentos, anseios e as diferenças que elas possuíam em relação às outras mulheres de sua época, pois elas expressavam a realidade em que viviam. Veja o link em doc pdf.
ResponderExcluirBom domingo!
Que legal, Luma!
ResponderExcluirEu falei o que penso, o que me vai na alma, e até pensei que estava sozinha, que tinha falado um monte de bobagens e que os entendidos iriam torcer o nariz! Que bom, nãoestou sozimha nessa jogada. Vouy procurar para ler. Gracias amiga.
Bjsssss
Marli querida, é só eu passar uns tempinhos mais atarefada, que qnd passo por aqui tem um post bacana desse para eu ver o que tenho perdido! Você sabe que sou louca por essas duas né? Pela Frida pela sua paixão pela arte, por ela e principalmente pelo amor e da Hilda simplesmente por ela ser a escritora brilhante que ela é! Você já ouviu o CD de zeca beleiro com as poesias de hilda musicadas?
ResponderExcluirPerfeito
Bjão
Ambas são mulheres que impactaram a sua área de atuação, e interessante a tua participação na blogagem coletiva.
ResponderExcluirFique com Deus, menina Marli Borges.
Um abraço.