Quem não conhece a história da Cinderela e da Branca de Neve? E da Bela Adormecida?
Sei, você já está careca de saber. Eu também. Aliás, já andei lendo umas modernizações desses contos, algumas até gostei. Mas agora é diferente. Uma escritora e uma desenhista fizeram um livro pra lá de bacana. Tanto que, recém lançado, já é o mais vendido entre os espanhóis. Trata-se de “La Cenicienta que no queria comer perdices” (“A cinderela que não queria comer perdizes”, uma alusão aos finais dos contos espanhóis que sempre acabam com a frase “foram felizes e comeram perdizes”).
Imagine você que a Cinderela simplesmente se cansa e larga o príncipe, e a Branca de Neve sai da depressão e abandona o Prozac! Genial não? E olha só os detalhes: a Cinderela é vegetariana convicta e tem que cozinhar perdizes para o príncipe, que está sempre reclamando. Basta! Largou ele sem demora. Perdizes, never more! A Branca de Neve, por sua vez, não quer mais saber de cozinhar pra sete marmanjos e abandona essa vida cruel, decide cuidar da beleza, pega um bronzeado e fica moreníssima! E a Bela Adormecida, pasme, acordou sozinha, sem precisar de ninguém! Há ainda o reencontro de outros personagens, Pinóquio, Chapeuzinho Vermelho, etc., que, em nova fase, mudaram suas vidas.
Já li o livro em espanhol (baixei em pdf, disponibilizado pelas próprias autoras na rede). O livro é leve, fácil de ler, tem poucas páginas, pouco texto e várias ilustrações. Mas, alto lá, não pense que é mais uma bobagemzinha daquelas que a gente está acostumada a ver editada por aí. Não, não é mesmo, e inclusive as autoras o dedicaram "às mulheres valentes que querem mudar de vida". A mensagem é belíssima!
Aqui um parêntese: Achei muito legal a estratégia que elas usaram para juntar dinheiro para publicação: divulgaram o livro na internet e pediram a colaboração de quem tivesse gostado. Sei que tem muita gente que é contra os livros na net, mas acho ótimo, a tecnologia veio trazer um novo modelo de negócios para esse segmento, taí um exemplo.
Voltando ao foco. Veja só como são as coisas, as autoras (a escritora Nunila Lopez Salamero e a desenhista Myriam Cameros Sierra) cansadas de oferecer a história nas editoras espanholas e não receberem nenhum pio de resposta, decidiram pedir ajuda para amigas e associações de combate à violência contra a mulher. Foi assim que juntaram dinheiro para a publicação. E na seis primeiras semanas após o lançamento, venderam a bagatela de 50 mil exemplares! (que golaço hein!) Agora elas estão com a bolinha cheia, pois além de receberem apoio de intelectuais espanhóis, uma das maiores editoras da Espanha, a Planeta, resolveu publicar a obra! (a gente já viu esse filme, rsrs).
Deixo aqui o link para quem quiser baixar o livro em espanhol, em pdf.
Marli Soares Borges
Em tempo: publicado originalmente no Blog da Marli em 21.03.2010. Na época, vi na internet que o livro seria lançado no Brasil em 2010.
Que maravilha Marli, falo sobre sua postagem!Olha eu estava com saudade deste cantinho assim que deu um tempinho corri aqui! beijos mil pessoa especial!
ResponderExcluircom carinho
Hana
História bem interessante!
ResponderExcluirGrande abraço e um ótimo domingo!
Olá Hana! Especial é você que está sempre incentivando a gente! Eu só fico aqui jogando conversa fora, pura diversão.
ResponderExcluirQuerida, como é bom ter amigas assim como você. Agradeço a Deus por isso.
Desejo-lhe um final de semana inesquecível!
Beijão
E aí Dora? Obrigada pela visita e pelo abraço. Retribuo e ainda acrescento um beijão desse tamanhão!
ResponderExcluirAdorei! Tá aí um livro que quero ler.
ResponderExcluirBom domingo!
Que maravilha Marli... estava mais que na hora de mudar estas estórias...o mundo mudou, os tempos são outros e muitos modelos precisam ser avaliados e até jogados fora.
ResponderExcluirPrincipalmente o modelo de relacionamentos entre as pessoas,bem como entre homem e mulher. Boa dica de leitura.
Beijos...
Oi, Marli.
ResponderExcluirConsiderei um privilégio sua visita em meu blogue. Mais ainda por você ter deixado um recadinho lá...
Obrigada e... prazer!
Nice to meeet you!
Bem, depois que você apareceu por lá, dei alguns cliques para te conhecer melhor. Quando entrei no seu blogue não consegui mais sair!
E olha que este é o primeiro domingo da Primavera em Lisboa! O dia está convidativo... Mesmo assim, li tantas frases bonitas, tantas opiniões interessantes e há tanto do que considero "tudodebom" no seu blogue que fui ficando.
Ainda não li tudo o que queria, por isso voltarei!
Ah, sobre o livro, dica preciosa! Vou procurar! Considero o tema de extremo interesse feminino.
E sobre os golfinhos, fiquei com vontade de te perguntar uma coisa (já que você tem respaldo jurídico para responder)... Recentemente vi um espetáculo de golfinhos no Zoológico de Lisboa. Já que, do ponto de vista legal, é permitido, fiquei me perguntando o que isso significa em relação ao trato com os animais. Como será que esse bichinhos vão parar ali? Como será que são treinados para fazerem aquilo tudo (fiquei impressionada!)? Será que assistirmos a isso prejudica de alguma forma a segurança dos golfinhos (dos do show e dos outros ainda livres)?
Desculpe pelo "comentário-livro"(rs!).
A gente se encontra no mundo Blogal!
Um abraço.
Marli,
ResponderExcluirnada melhor que um final feliz para a mulher, porque assim ela quer!!
Assumir o próprio caminho, seguindo sua intuição mostra a tendência da mulher. Acredito que a mulher evoluindo assim, necessariamente o homem vai correr atrás também da sua evolução.
Um beijo e uma ótima semana!!
Beijo!
Amigo Jorge,
ResponderExcluirDeus te ouça, homens e mulheres devem caminhar juntos os passos da evolução, para que ambos consigam, juntos, conquistar seu lugar ao sol.
beijo.
Amiga E L A
ResponderExcluirAdorei sua visita e o seu "comentário-livro", rsrsrs!
Sobre os golfinhos,
Embora do ponto de vista legal esses shows sejam permitidos, não se engane, nenhum animmal aprende essas coisas "inteligentes" impunemente. Nem queira saber como vão parar ali, e nem como são treinados, pois no seu país isso é legal. O que tem que mudar é a lei, ponto.
Acho que a única coisa que terminaria com essa escravidão dos animais, seria a ausência de público. Mas como as pessoas gostam, não há nada a fazer.
Aqui no Brasil, temos agora uma legislaçao ambiental que dá um suporte legal mínimo, mas que já tem evitado muitas práticas cruéis protagonizadas por pessoas contra os animais. Tem os ativistas, etc, a gente vai fazendo o que pode. Mas enquanto as pessoas acharem bonito e pagarem para ver os animais fazerem coisas de gente, ou seja, enquanto toda essa imundície virar dinheiro, fique certa, que ninguém irá sensibilizar-se. Grana, minha filha, a grana sempre fala mais alto!!!! É uma tristeza.
Beijo amiga.
V A L E R I A C
ResponderExcluirJá está mudando, querida, mudando...
beijo.
M E R I P E L L E N S
ResponderExcluirLeia, querida, você vai gostar. Certeza.
Beijão.
Marli!
ResponderExcluirEstou por aqui pela primeira vez, vim retribuir o gentil comentário e conhecer mais sobre o seu espaço virtual... muito interessante! Serei seguidor com certeza!
Deixo um beijo de domingo, de outono e a certeza que voltarei outras vezes!
Jr.
Ótima dica Dora, vou lá baixar também.Obrigada.
ResponderExcluirO Longevidade, fez uma bricadeira com o dia do Blogueiro, que me informaram ter sido comemorado ontem...
beijinho
Querida Silvia,
ResponderExcluirNão entendi nada,rsrsrs
bjs
Oi, Marli.
ResponderExcluirELA sou eu, Michelle Siqueira. Não ponho meu nome no perfil do Blogger porque ainda temo a perda de privacidade que a Internet causa. Mas meu nomezinho está lá no meu blog, em vários lugares...
Sou brasileira, apenas moro em Lisboa atualmente. O português em que escrevo no meu blog é o do nosso querido Brasil e não o português europeu. Embora eu já domine muito sobre a escrita e as conjunções europeias (sem acento em "ei", pelo novo Acordo Ortográfico), não me arrisco. Mas é uma delícia o português europeu... Só que a gente tem que usar o que domina, não é verdade?
Complicada essa questão dos golfinhos... Arrisco-me a dizer (que me corrijam os conhecedores do assunto se eu estiver errada) que uma fatia significativa do público que vai ao Zoo em Lisboa é para assistir ao espetáculo! Ou seja, é o "carro-chefe".
Uma pena que isso represente uma ameaça ao bichinhos...
Um abraço,
Michelle.
OLÁ,
ResponderExcluirAGRADEÇO A VISITA E VIM VER O TEU ESPAÇO, QUE É MUITO INTERESSANTE!...
O QUE LI, FEZ-ME PENSAR QUE AQUELAS VELHAS HISTÓRIAS DEVIAM SER RECICLADAS, PARA OS TEMPOS ACTUAIS, É QUE ESTÃO A FICAR MUITO «BOBAS»!...
UM BEIJINHO,
MANUELA
Eu já tenho comprado obras a bloguistas e nunca me arrependi... são edições de autor exactamente porque as editoras não os aceitaram.
ResponderExcluirO mundo está a mudar e temos que acompanhar o seu ritmo ou ficamos muito lá atrás.
Obrigada pela dica, a obra deve ser interessante sim...
Abracinho
Querida MIchelle,
ResponderExcluirPaciência, amiga, fazer o quê?
beijão
M A N U E L A F R E I T A S
ResponderExcluirAmiga, já estão começando a se dar conta disso e reciclanado as velhas histórias a fim de se adaptarem aos novos tempos.
Bom, né?
Beijo.
M A R I A T E R E S A
ResponderExcluirEu também. Graças a Deus não tenho preconceitos, afinal investimos tanto em tecnologia para continuar com os velhos paradigmas? Assim não dá pra querer, rsrs!!!!
Beijão.
Convite
ResponderExcluirO livro "Continuando assim..." foi maltratado...
Resolvi por isso, e porque tanta gente não encontra o livro onde deveria estar (nas livrarias), recontar a história
Lá no …. Continuando assim…
Vamos em metade da história, o livro reescrito, não está igual (nem poderia!) ao que foi editado.
Obrigada a todos os que vão seguindo ( pois só assim vale a pena).
E já lá vão mais de 200 comentários de pessoas tão diferentes umas das outras…
Um obrigada especial a quem ainda não conhece, e chega de novo
Mais uma reflexão em relação a todo este assunto, e um conselho, se é que me é permitido:
--- quando vos pedirem dinheiro para editar as vossas palavras, simplesmente digam que não ---
BJ
Teresa
Oi Marli!!!
ResponderExcluirInteressante, moderno, atual...gostei da dica do livro. Obrigada!
Abraços
Lia♥
http://liaks25.blogspot.com
Muito bom, isso aí quando queremos fazer algo de verdade, de coração dá certo, paz.
ResponderExcluirBom dia guria! Bolas, terei que esperar pela edição em português!
ResponderExcluirDeve ser interessante mesmo esta quebra do ..."e viveram felizes para sempre."....
Olá, Marli...
ResponderExcluirSuper golaço mesmo!
Boa indicação de leitura. Aliás, devemos ler tudo mesmo para que possamos ter parâmetros do que é bom ou ruim!
Já estava mais que na na hora de alguém dizer a verdade...que a vida segue e, conviver, não é nada fácil! Mesmo para as pricesas...
Valeu!
Excelente semana a você. Bom trabalho.
Muita paz! beijossssssss
Marli,que beleza de dica!Gostei demais dessa história,trazendo um outro foco para os contos de fada.Genial a ideia das autoras!Gostei muito do seu blog tb!Bjs,
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirPassando para dar uma espiada nas novidades e dar os parabéns pelo dia de ontem.
Desculpe a minha ausência esta semana, mas estou sem internet, tendo que recorrer a uma lanhouse, coisa não gosto muito de recorrer a estes lugares, mas... fazer o quê. Para quem mora dentro do mato como eu, é a única opção no momento, assim mesmo muito lenta.
Não sei por quanto tempo vou ficar sem conexão, o 3G apresentou um problema e estou aguardando uma solução (sentada porque em pé vai cansar ), mas espero que não me abandone.
Quando eu não contar para vocês uma história todos os dias é porque estou com problemas . Adoro essa relação, pode crer.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... aproveita para desejar um bom final de semana.
Saudações Florestais !
em http://www.silnunesprof.blogspot.com
com a vida real cada vez mais longe dos contos de fada, tem até escola de ciclo básico, mudando o final de estórias é fábulas, para que a criançada fique mais perto da realidade. Adorei sua postagem, boa semana
ResponderExcluirVim para agradecer e retribuir sua visita carinhosa.
ResponderExcluirGostei muito do seu espaço, e concordo também que algumas fábulas deveriam sser atualizadas, mas a história ninguém pode mudar, não é !!!
Beijo carinhoso.
Oi Marli, com essa sua mensagem já vou começar minha semana bem. Obrigada viu!!
ResponderExcluirBom, quero te avisar que como agora não vou falar somente sobre a Natura no meu blog, mas também sobre a Avon, mudei meu domínio para www.belezacomvanessa.blogspot.com
Queria te pedir para ir lá nesse endereço e me seguir de novo!!! E excluir o endereço anterior trocando por esse. Pode ser?? Desculpe o transtorno tá, coisas de principiante rsrs!! Brigadão.
Bjooooooooo.
Interessante, sim, Marli. Confesso que não sabia desta nova leitura. Mas cozinhar todo dia (perdizes, inclusive) deve ser muito chato! :) Boa semana.
ResponderExcluirVoltei só pra dizer, que comentei e aí fiquei lendo outros post´s e vendo o blog. Marli, sinceramente: não dá vontade de sair daquiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!
ResponderExcluirrs....muito bom esse espaço. tb quero!!!! rs..=(
Marli querida, deve ser genial este livro. Boa dica de leitura.
ResponderExcluirSempre tem um assunto interessante por aqui.
Beijos :)
Marli, essa foi uma história não convencional...
ResponderExcluirBranca de Neve
Uma casa velha, feito um castelo definha...
Na vila afastada do centro sôfrego,
Longe dos capitais, da bolsa, do tráfego.
Na casa do jardim mal cuidado, sozinha...
Uma Branca de Neve, sem anões, sem magia...
Abandonada, engessada, descorada, tadinha.
Só o jardim, só o castelo, o mato, à tardinha...
Sem um príncipe, sem um amor e alegria.
Um ladrão entrou, viu a Branca, e a levou.
Noutra casa longe dali, doada aos anões,
Muito bem tratada, novinha, alegre ficou...
Os anões, o ladrão, a Branca de Neve,
Resgatam a felicidade... E agora vibram,
Cantam e dançam ao som do amor.
ANTÔNIO LÍDIO GOMES
ResponderExcluirAdorei o poema, muito lindo.
Realmente é uma história não convencional, ainda bem, porque a Branca-de-neve ser roubada, levada e entregue para os sete anões, convenhamos, é tortura chinesa! E para completar, toda a turma "cantam e dançam ao som do amor", ninguém merece, rsrs! Bem, até pode ser, eu não estive lá para conferir e os sentimentos das pessoas, etc e tal... rsrs Beijão amigo, volte sempre e traga mais poemas.
FÁTIMA
ResponderExcluirÉ verdade, a história não se muda, o que foi, foi..., mas o que será, será... A nova história que será construída pode mudar, sim. Por isso as fábulas estão sendo revistas e atualizadas, afinal servem de exemplo para as crianças que, em última análise, são elas que darão as cartas do futuro.
Beijão
FERNANDA
ResponderExcluirQuerida, é muita bondade sua. Aproveite que você gostou, é tão bom a gente ler as coisas que gosta, deleitar- se, divertir-se! Para mim é gratificante saber que consigo "falar de perto" com as pessoas que lêem o que escrevo.
Obrigada, mais uma vez.
Beijos
LIANARA
ResponderExcluirÉ isso aí, amiga!
Bjssss
ONG ALERTA
É verdade, quando a gente realmente quer, a gente bvai corre, se atira de cabeça e faz!!!
Beijo
LECI IRENE
Ora, não espere pela edição em português, baixe em espanhol e aproveite. É bem fácil de entender, experimente.
Beijo
SONINHA
Elas botaram a boca no mundo mesmo. Muito legal!
Beijão
ANNE LIERI
Ah, eu também adorei!!!
Beijos
SILVANA NUNES
É mesmo uma chatice ficar sem internet, eu também às vezes fico, a gente que mora em zona rural sofre esses dissabores. Amiga, estamos no Brasil!!! Rsrs
Beijos
WELZE
Obrigada querida, novos tempos.
Beijão.
VANESSA PONTES
Ok, lá estarei.
Bjs
O ÁRABE
Leia amigo, você vai gostar, novos amanheceres.
Beijão
JEANNE
Que bom, continue me visitando e comentando e ouça bem: a recíproca é verdadeira!
Beijão
Já baixei por aqui para conferir!!!
ResponderExcluirBeijocas...