23 setembro, 2014

O TEMPO É O SENHOR DA RAZÃO

Com esse título, criei um evento lá no facebook. E minha contribuição foi esse texto.
tempo senhor razão
"O tempo pediu ao tempo, remédio para o mesmo tempo.
E o tempo respondeu ao tempo, que com o tempo tudo tem tempo."

Frase muito antiga. Ninguém sabe a autoria, sabe-se apenas que foi Marcel Proust quem se encarregou de torná-la conhecida no mundo inteiro e até hoje a dita frase tem atuado como refrigério na vida de muitas pessoas. Quer ver? 

Às vezes a gente sem querer se mete numas briguinhas tolas com amigos -- e até mesmo com familiares --, umas babaquices que não acrescentam absolutamente nada na vida de ninguém. E numa dessas, quem de nós não foi acusado injustamente de alguma coisa que não fez? e num toque de mágica passou de inocente a réu? e foi julgado e condenado pelo tribunal improvisado que se formou na ocasião? assim, sem mais nem menos. Acho que isso acontece com todo mundo. E no calor da discussão ninguém quer saber de nada, todos querem ter razão em tudo, ter a última palavra. E você entra nessa e faz uma exposição ridícula da sua imagem! Pronto, lá vem boicote e você percebe de cara. E a dor vem com força. Logo você, que vive perdoando... que faz doces, que oferece cafezinho, que ouve os choramingos, que constrói sempre bons momentos e diz que os ruins ficaram no passado, e ensina que toda mágoa é moeda podre. Logo você que não quer saber de complicações, que odeia brigas e que faz tudo pela paz! Será mesmo que nada disso importa? Sinto dizer, mas agora não, o circo pegou fogo. E nessas horas os interesses pessoais falam mais alto que a própria razão. 

E nem tente medidas heroicas para solucionar o problema pois não irão funcionar. Foi mal, seu estômago embrulhou. 

Mas o anjo do Senhor, sempre a postos, bate no seu ombro e lhe diz com ternura: sossegue, vai passar, vai passar. Vá descansar, amanhã será outro dia e tudo será esquecido, “o tempo é o senhor da razão”. E você suspira e vai. Ninguém sabe direito como isso acontece, mas a tal frase mexe com a gente, e nos ajuda a reinaugurar novos gestos e tecer novos momentos em nossas vidas, pois o tempo, definitivamente, costuma revelar a verdade e colocar cada coisa no seu devido lugar.

- Marli Soares Borges -
Postar um comentário